quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Abril demite dirigentes sindicais

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

A Abril Educação - um dos braços do império midiático da famiglia Civita, o mesmo grupo que edita a asquerosa revista Veja - demitiu em agosto dois dirigentes sindicais: Joseval Fernandes, com mais de 30 anos de empresa, e Aparecido Araujo, com 26 anos de trabalho na editora e uma das principais lideranças do movimento de blogueiros progressistas de São Paulo. O Sindicato dos Trabalhadores em Editoras de Livros ingressará com processo na Justiça exigindo a reintegração imediata dos demitidos e o respeito aos mandados sindicais.

Gilmar Mendes: Justiça em frangalhos


Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

A pá de cal sobre a Justiça brasileira não será a negação do regimento interno do STF por escassa maioria daquela Corte, inclusive com a provável mudança de opinião do decano Celso de Mello quanto a opiniões que expressou recentemente a favor dos mesmos embargos infringentes que agora deve renegar. O que maculou o Judiciário foi a histeria falsificada de Gilmar Mendes.

Os EUA e os jornalistas amestrados

Por Messias Pontes, no sítio Vermelho:

Quem se dispuser a consultar na história os males causados pelo imperialismo norte-americano verá que dificilmente encontrará um dia no ano em que não haja uma agressão, direta ou indireta, a um país soberano.

Hora de cancelar leilões do petróleo

Por Adilson Araújo, no sítio da CTB:

O fim dos leilões do petróleo é uma reivindicação da Pauta Trabalhista unitária das centrais sindicais que ganha maior atualidade e relevância após a revelação de uma das últimas façanhas do governo do senhor Barack Obama: a espionagem à Petrobras, feita com o objetivo de acessar informações privilegiadas sobre o pré-sal.

Os embargos e os direitos humanos

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Pedro Estevam Serrano, na revista CartaCapital:

Previsto no inciso LV do artigo 5 de nossa Constituição - que garante direito a ampla defesa aos acusados em geral, com os recursos inerentes - o duplo grau de jurisdição é a regra geral que se traduz em direito fundamental de todo réu em ação penal.

As charges de Caruso vistas hoje

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Leitores chamaram a atenção para o papel no Mensalão do cartunista Chico Caruso, do Globo, ao comentarem o artigo sobre a dupla injustiça de que foi vítima Gushiken, primeiro pela justiça e depois pela mídia, ou vice-versa. Um deles, mais indignado, tratou Caruso como “canalha”. Caruso teria reproduzido, em suas charges, o direitismo histérico de colunistas como Reinaldo Azevedo e Arnaldo Jabor.

Que reinem as verdades

Por Jandira Feghali, no Jornal do Brasil:

As ações de espionagem estadunidense no Brasil ultrapassaram todas as fronteiras de bom-senso, violaram códigos internacionais e desrespeitaram fortemente a nossa soberania nacional.

Expor o chefe de Estado de uma nação, assim como ocorreu com a presidenta Dilma Rousseff, aos seus prepotentes tentáculos de monitoramento não é prática recente por parte dos Estados Unidos – como mostra, por documentos verídicos na imprensa nacional e internacional, o americano Edward Snowden, através do jornalista britânico Glenn Greenwald. Se não bastasse, estamos todos praticamente sob vigilância cibernética da nação do norte.

Pressa não é argumento para o STF

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Nestes que podem ser os momentos derradeiros da ação penal 470, alega-se que a Justiça tem pressa e o julgamento deve acabar logo. Engano, amigos. Como se viu no 7 de setembro, quem tem pressa é a televisão, que precisa manter a audiência eletrizada e vender anúncios. Trazida para o tribunal em nome da transparência do julgamento, a TV serviu para criar ambiente de pressão sobre os ministros, num cenário fantasioso de mocinhos e bandidos.

Justiça fora dos trilhos?

Por Izaías Almada

O cavalete que sustenta o quadro com que o STF pinta a AP 470 é feito de madeira podre. Além disso, as tintas escolhidas e usadas por alguns dos pintores togados se misturam ao sabor do acaso, deixando os grandes mestres da pintura extasiados com tamanha ignorância estética. Figurativistas, impressionistas, surrealistas, os juízes da corte se lançaram num emaranhado de filigranas jurídicas para explicar o inexplicável já que não sabem como finalizar a obra. Uma situação grave e perigosa.

O que esperar da turma do sapato?

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Nenhum colunista do PIG manifestou um mínimo de indignação diante da bisbilhotagem dos EUA, que teve como alvo empresas, embaixadas, cidadãos e governo brasileiros, além da própria presidenta Dilma. Os jornalões oscilam entre a informação protocolar e a patifaria mais desabrida, como no caso da Folha que chegou a sugerir em manchete que Dilma era culpada por ter sido espionada, já que não tinha levado adiante um plano nacional antiespionagem.

"Obama cruzou a linha vermelha"

Robert Garcia/Rebelión
Por Igor Carvalho, na revista Fórum:

Em 11 de setembro de 2001, os EUA sofriam o pior ataque de sua história, em território americano. Doze anos depois, o país relembra a data com a expectativa de mais uma intervenção militar contra um país, dessa vez, o alvo é a Síria.

A opção bélica estadunidense para combater o "terrorismo" pelo mundo se voltou contra os próprios EUA. Segundo o professor de Relações Internacionais da PUC-SP, Reginaldo Nasser, os norte-americanos são alvo de 85% dos ataques terroristas no mundo, hoje, "antes [da invasão ao Afeganistão e ao Iraque] eram 50%, 60%".

A grande encruzilhada do Brasil

Por Wanderley Guilherme dos Santos, no blog O Cafezinho:

Estes setembro e outubro darão o primeiro grande passo em direção à disputa presidencial de 2014. O julgamento da Ação Penal 470 encaminha-se para final polêmico e a última impressão é a que marcará seus inevitáveis desdobramentos até a eleição. As licitações e leilões programados nas áreas ferroviária, rodoviária, aeroviária e no setor petrolífero expõem o país a decisões que comprometerão seu futuro razoavelmente previsível. Ao que virá se juntar a reformulação do Código de Minas.

O ‘White bloc’ também vandaliza

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

O Conselho Regional de Medicina do Ceará obteve liminar em ação na qual requer o direito de negar registro provisório aos profissionais inscritos no programa Mais Médicos. A representação dos médicos no Espírito Santo protocolou processo no mesmo sentido, e tudo indica que a iniciativa vai se repetir em outros estados, numa sucessão de manobras com a intenção declarada de atrasar e desmoralizar o projeto governamental.

STF deve aceitar embargos infringentes

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Salvo se ministros mudarem a orientação que já assumiram nas decisões sobre a admissibilidade dos embargos infringentes em ação penal no Supremo Tribunal.

Aos votos já favoráveis – de Luis Alberto Barroso, Rosa Weber e Teori Zavascki – devem somar-se os de Ricardo Lewandowski e Dias Tófoli, de posições conhecidas.

Os erros do STF serão mitigados?

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Celso Antônio Bandeira de Mello, sem favor algum, é reconhecido, aqui e no exterior, como um dos mais brilhantes e respeitados juristas brasileiros.

Professor Emérito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-S), Bandeira de Mello sempre esteve à frente de causas progressistas, tais como a luta contra as privatizações realizadas no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP).

STF tende para um novo julgamento

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Ainda não foi desta vez. No final da tarde desta quarta-feira, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, decidiu suspender a votação dos embargos infringentes, quando o placar estava 4 a 2 a favor da aceitação dos recursos, indicando um novo julgamento.