sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Reino Unido tem a maior greve em 11 anos

Foto: Carl Court
Por Altamiro Borges


No berço do capitalismo, os trabalhadores reagem à exploração e retomam grandes jornadas de luta. Nesta quarta-feira (1), o Reino Unido completou sua maior greve em 11 anos. Segundo os sindicatos britânicos, ela já conta com a adesão de mais de 500 mil grevistas de diversos setores. A paralisação envolve maquinistas de dez empresas ferroviárias, servidores de 150 universidades, 300 mil professores e cerca de 100 mil funcionários de ministérios, portos e aeroportos. É a mais expressiva desde a greve dos servidores públicos em 2011.

Fujão Bolsonaro apanha até nas redes sociais

Charge: Quinho
Por Altamiro Borges


O “fujão” Jair Bolsonaro está apanhando até nas redes sociais, terreno onde sempre teve hegemonia. O site Metrópoles informa que sua permanência nos EUA, inclusive com o pedido de visto de turista por seis meses, foi rejeitada por 71,4% das postagens sobre a fuga no Facebook, Instagram e Twitter. Apenas 13,1% reagiram positivamente à decisão do ex-presidente – também apelidado de “chorão” e “cagão” pelos internautas.

“Os dados foram levantados pela Vox Radar, empresa de análise de métricas de redes sociais. Ao todo, no intervalo de tempo analisado, entre 27 e 31 de janeiro, foram cerca de 900 mil interações e compartilhamentos de publicações que mencionavam o ex-presidente e a possibilidade de permanência nos EUA”, descreve o site.

Ministério Público pede a prisão de Sikêra Jr.

Por Altamiro Borges


O site de celebridades Splash revelou nesta quinta-feira (2) que o Ministério Público Federal pediu a prisão do apresentador Sikêra Júnior, da RedeTV, pelos crimes de racismo e misoginia. “O MPF afirma que ele extrapolou os limites da liberdade de expressão e violou o direito da mulher ao utilizar os termos como ‘vagabunda’, ‘preguiçosa’ e ‘venta de jumenta’ ao se referir à vítima durante um programa da emissora”.

Como relembra a matéria, o repugnante difusor de ódio “utilizou termos racistas e misóginos contra uma jovem negra durante a apresentação do Cidade em Ação, da TV Arapuã, afiliada da RedeTV na Paraíba. O caso ocorreu em junho de 2018 e a denúncia foi protocolada na última segunda-feira”. O MPF declarou que o apresentador cometeu crime “pois praticou discriminação e preconceito racial de gênero por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza, cuja pena é de reclusão de dois a cinco anos e multa”.

Novo momento da integração latino-americana

Marcos do Val revela golpismo de Bolsonaro

Ex-aliado entrega plano secreto de Bolsonaro

Em um mês, Lula consolida nova diplomacia

As revelações do golpe tramado por Bolsonaro

Lula investe na participação popular

Foto: Ricardo Stuckert
Por Altamiro Borges


Sem conscientização política e sem participação popular, o fascismo não será esmagado nem haverá mudanças profundas no Brasil. Essa parece ser a compreensão do presidente Lula e dos movimentos sociais brasileiros – visão que foi reforçada pelas derrotas sofridas nos últimos sete anos com o golpe do impeachment de Dilma Rousseff, a prisão por 580 dias do maior líder popular do país e a trágica regressão imposta pelo fascista Jair Bolsonaro.