segunda-feira, 17 de julho de 2023

Mauro Cid revela os podres de Michelle

Haddad é 10, diz empresário

Lula retoma protagonismo do Brasil no mundo

Democracia depende da derrota do bolsonarismo

Charge: Laerte
Por Marcelo Zero, no site Viomundo:

A agressão ao Ministro Alexandre Moraes e a sua família demonstra que o bolsonarismo continua a ser uma séria ameaça à democracia brasileira e à civilidade.

É preciso considerar que o bolsonarismo é uma forma de neofascismo.

Sei que muitos relutam em usar esse conceito, dadas às singularidades históricas do fascismo e do nazismo. Mas, em sentido lato, o bolsonarismo tem inquietantes similitudes com aqueles fenômenos políticos históricos.

A mobilização de milícias armadas, o recurso “goebbeliano” às reiteradas e sistemáticas mentiras, o discurso de ódio contra supostos inimigos internos, a estratégia de enfrentamento permanente, a identificação de adversários como inimigos a serem eliminados, o moralismo conservador expresso na luta contra corruptos, pedófilos, etc., o credo num ideal de pureza racial e cultural, o nacionalismo xenófobo, o darwinismo social, o racismo, o culto à antipolítica e, sobretudo, o desprezo à democracia e suas instituições e a valorização da força como instrumento legítimo de ação política constituem quadro comum que perpassa momentos históricos diferentes e sociedades distintas.