domingo, 22 de setembro de 2019

Globo cresce com Bolsonaro; TV Brasil afunda

Por Altamiro Borges

O jornalista Ricardo Feltrin, que monitora a evolução da audiência na televisão brasileira, postou duas notas curiosas na semana passada. Na primeira, ele registra que “desde janeiro os bolsonaristas radicais atacam, xingam, sobem hashtags negativas, tripudiam dos erros, desprezam os acertos, perseguem os profissionais da Globo nas redes, mas o público nacional médio da emissora – aparentemente – não está nem aí. Desde que o governo Bolsonaro começou, o ibope da emissora só cresceu”.

Itamaraty incluirá traficantes de Guaidó?

Do site "Actualidad RT"
Por Altamiro Borges

Totalmente servil à política imperial dos EUA e admirador de inúmeros fascistas no planeta, o laranjal de Jair Bolsonaro pediu o credenciamento de representantes do venezuelano Juan Guaidó para compor a delegação brasileira na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Em mais um gesto de pura provocação, o Itamaraty solicitou que a missão do Brasil na ONU incluísse na comitiva oficial os nomes de Carlos Vecchio e Isadora Guevara, dois “embaixadores” fantoches da oposição ao presidente Nicolás Maduro.

Fim do amor entre bolsonarismo e lavajatismo

Por Guilherme Boulos, na revista CartaCapital:

Em 1992, um grupo do Poder Judiciário na Itália comandou a famosa Mãos Limpas. Procuradores e juízes foram transformados em celebridades. E a investigação teve um efeito colateral, a eleição de Silvio Berlusconi na esteira do sentimento da antipolítica. No Brasil, algumas décadas depois, uma operação judicial justificada pelo legítimo combate à corrupção transformou-se num grupo de poder. A Lava Jato desestruturou o cenário político, eleitoral e até econômico construído no último período. Perseguiu inimigos e interferiu diretamente nas eleições de 2018, levando à vitória de Jair Bolsonaro.

Rio passa por genocídio, diz mãe de Marielle

A trollagem bolsonarista

Bacurau: a verdadeira polarização

Bolsonaro na ONU é vexame anunciado

Quem ganha com a privatização das estatais

As vozes em defesa de Lula Livre

Brics sindical e unidade dos trabalhadores

Por João Guilherme Vargas Netto

Esta semana, em Brasília, reuniram-se as delegações sindicais dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para discutirem “questões relativas ao mundo do trabalho e à promoção da democracia e dos direitos e interesses dos trabalhadores e trabalhadoras”, segundo a declaração final aprovada.

A reunião, preparatória como outras que vêm ocorrendo, antecede a própria reunião dos dirigentes máximos dos países do Brics que ocorrerá, no Brasil, em novembro. Infelizmente não teve cobertura nenhuma da mídia grande e permaneceu tão clandestina quanto, por exemplo, o Plano Emergencial de Emprego e Renda (PEER) do PT que, anunciado, não teve divulgação nem acompanhamento.

Bolsonaro na ONU: grande fiasco anunciado

Por Tereza Cruvinel

A passagem de Bolsonaro por Nova York no início da semana que vem dará a medida da decadência do Brasil no chamado concerto das Nações.

Nas ruas, os protestos começarão já no domingo, mas diplomatas receiam que muitos governantes retirem-se do plenário, quando ele for discursar na abertura da Assembléia Geral da ONU, no dia 24, em número bem maior que o dos seis presidentes latino-americanos que bateram em retirada quando Michel Temer começou a falar, em 2016, por considerá-lo golpista e usurpador.

Na segunda-feira, a prova viva de que o Brasil perdeu o protagonismo e a relevância que conquistou nas últimas décadas na questão ambiental.

As sanções dos EUA contra a Venezuela