sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Gestão pública no Estado de Direito

Por Tarso Genro

Pesquisa apresentada pelo professor Luciano Da Ros (Ufrgs), noticiada no dia 13 de janeiro, ofereceu dados relevantes para uma reflexão sobre os órgãos de controle e sobre o funcionamento do Sistema de Justiça do País. Tanto no que refere à questão da crise da representação, como no que se refere à "midiatização" da Justiça Penal, questões que não são exclusivamente nacionais. A pesquisa versou, exclusivamente, sobre os prefeitos, mas é uma boa amostragem dos problemas enfrentados pelos gestores políticos e técnicos, de todos os Poderes e entes da União.

"Brasil de Fato" e o censor Aécio Neves

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O jornal Brasil de Fato é a mais nova vítima da sanha censora e autoritária de Aécio Neves. Por conta de reportagem publicada em julho de 2015, o candidato presidencial derrotado nas urnas em 2014, presidente do PSDB e senador da República moveu processo por danos morais contra o veículo.



Alckmin e a caixa-preta da merenda paulista

Por Henrique Beirangê, na revista CartaCapital:

Em junho do ano passado, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apontou uma série de irregularidades na gestão da merenda escolar durante a apresentação do relatório final sobre as contas de 2014 do governador Geraldo Alckmin.

Segundo a Corte, os problemas vão desde o processo de fiscalização na compra e distribuição da comida para os alunos até mesmo as condições de higiene das cozinhas nas escolas.

Merval é advogado de defesa do PSDB

Por Jeferson Miola, no site Carta Maior:

No campeonato de jornalismo engajado, partidário e tendencioso, Merval Pereira é um candidato muito competitivo, talvez imbatível. Apesar da concorrência forte na praça, ele leva importante vantagem sobre os e as colegas que trabalham em outros veículos da imprensa brasileira.

Ele conta com a credencial de servir a uma das principais escolas de manipulação da opinião pública, que é a Rede Globo. O funcionário da família Marinho pratica o mau jornalismo, se é que se pode classificar aquele colunismo binário de opinião como jornalismo.

Cerveró abala a 'República de Vazamentos'

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

É como se o autor de novelas entregasse uma sinopse à emissora e, na hora de escrever os capítulos, contasse uma outra história.

Para conseguir os benefícios da delação premiada, Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, entregou aos investigadores da Operação Lava Jato um resumo das denúncias que pretendia fazer, envolvendo a presidente Dilma e os ex-presidentes Lula, FHC e Collor, entre outros políticos. O acordo foi aceito pela Justiça

Agora eu não sou mais 'Charlie Hebdo'

Por Flavio Aguiar, na Rede Brasil Atual:

Agora eu não sou mais Charlie Hebdo. Eu sou um refugiado sírio, eu sou um muçulmano perseguido, eu sou um norte-africano afogado no Mediterrâneo, um judeu em Auschwitz, um africano escravizado, um índio desaparecido em nome da Conquista europeia, uma criança vietnamita bombardeada com napalm nos anos 60 ou setenta etc. … Um menino morto na praia onde ele deveria brincar.

Mas Charlie Hebdo eu não sou mais.

Cenário de 2016 ainda é turvo

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O governo continua tendo de matar um leão por dia. Mas de leão em leão começa a tornar o zoológico mais habitável.

A edição da Lei da Repatriação de Ativos, o Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária (RERCT), abre possibilidade de recursos brasileiros no exterior. A lei prevê anistia para crimes fiscais – caixa 2, sonegação. Mas impedirá lavagem de dinheiro ou dinheiro provindo de origem incerta e não sabida.

PMDB providencia enterro para Temer

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Diz a lenda que, na Alemanha nazista, os altos oficiais do Exército pegos em conspiratas ganhavam uma pistola Lugger e uma hora sozinhos para o suicídio que os pouparia da desonra do fuzilamento.

Não dá para deixar de ver a imagem quando se lê a nota de hoje do Painel da Folha: PMDB no Senado quer que Michel Temer renuncie à presidência do partido após ser reeleito.

A pesquisa Ibope que a mídia escondeu

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A imprensa omitiu - ou pelo menos isso passou despercebido para mim - um número extremamente revelador de uma pesquisa Ibope feita na primeira semana de dezembro, mas só divulgada na íntegra há pouco pelo instituto.

É revelador porque se trata de uma das primeiras pesquisas realizadas por um instituto prestigiado sobre a situação dos partidos nas eleições de 2016.

Mídia propõe destruir a Petrobras

Por Osvaldo Bertolino, em seu blog:

Se não bastasse a saraivada de pontapés no governo e tiros para os lados contra Lula e Dilma, a mídia tirou o dia para distribuir receitas sobre como “salvar” a Petrobras das mãos do “petê”. De novo, cabe a comparação com aquela célebre explicação dada por um oficial norte-americano, durante a Guerra do Vietnã, após pulverizar uma aldeia acusada de abrigar guerrilheiros comunistas: “Para salvar a aldeia, tivemos de destruí-la.” A direita está se lixando para a Petrobras, na verdade. O que ela quer mesmo e pôr suas mãos ossudas no pote de ouro dos brasileiros, o nosso pré-sal.

Escapar da armadilha do financismo

Por Paulo Kliass, na revista Caros Amigos:

O exercício da dominação ideológica pressupõe a capacidade de estabelecer a hegemonia de um determinado ideário e de um projeto de país sobre a maioria dos atores sociais. Via de regra, as classes dominantes se utilizam de um conjunto amplo de instrumentos para viabilizar a construção de alguns consensos e a incorporação de determinados valores por parte daqueles que não compartilham do exercício do poder.