domingo, 14 de setembro de 2014

CPI da Petrobras e a fraude da "Veja"

Por Altamiro Borges

Se o Brasil fosse um país sério no trato com a sua mídia, a direção da Veja seria imediatamente acionada pelos órgãos competentes para explicar a “reporcagem” fraudulenta publicada no início de agosto – que estampou na capa a manchete sensacionalista “A fraude da CPI da Petrobras”. Nesta quinta-feira (11), a comissão de sindicância do Senado criada para investigar o “escândalo” divulgou nota em que afirma que não houve nada de irregular. Os dois servidores públicos acusados pela revista foram totalmente inocentados – depois de terem seus nomes enxovalhados.

Pastor Everaldo foi rifado pelos fiéis

Por Altamiro Borges

O jornal carioca “O Dia” informa neste domingo (14) que “a maior igreja evangélica do país, com 12,3 milhões de fiéis, já trocou de candidato de forma extraoficial e deve anunciar a mudança de posição em favor de Marina Silva nesta semana, quando os pastores da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) se reunirão com o Pastor Everaldo (PSC), até então o presidenciável oficial”. Segundo o repórter Nonato Viegas, a adesão à candidata-carona do PSB já ocorre em vários templos da igreja, “onde os seus membros são orientados a votar na ex-senadora. Há até um bordão: ‘Irmão por irmão, vote em quem pode ganhar a eleição’. Assim como Everaldo, Marina é da Assembleia de Deus”.

Veríssimo, Marina e “voto no coração”!

Por Altamiro Borges

Luis Fernando Veríssimo – cronista, romancista, novelista, saxofonista e tantas outras coisas criativas – é uma leitura obrigatória. Seus textos, sempre consistentes e leves, fazem bem a alma. Muitas vezes ele fica distante dos temas mais áridos da política. Mas, quando os aborda, sempre estimula a reflexão crítica. Reproduzo abaixo a crônica publicada neste domingo (14) sobre Marina Silva e as eleições. Retorno na sequência:

Ainda vai faltar água no prédio da Folha

Por Altamiro Borges

A capa da Folha deste domingo (14) é uma bofetada na cara dos paulistas que ainda votam nos tucanos em São Paulo. Acorda otário! Não aceite ser manipulado. O jornal estampa uma manchete garrafal: “Desperdício de água de SP é quatro vezes o volume poupado”. Na chamada de capa mais sacanagem. “Maior cidade do país exemplifica o despreparo do Brasil para a crise hídrica”. Cidade! Brasil! Nada sobre o PSDB que hegemoniza o Estado há quase duas décadas. Geraldo Alckmin, candidato à reeleição, agradece a ajudinha na reta final da campanha! Se retornar ao Palácio dos Bandeirantes, o governador será ainda mais generoso com milhões em publicidade e na compra de assinaturas do diário.

As “condições morais” e mentais de Aécio

Por Altamiro Borges

Antes da morte de Eduardo Campos, o tucano Aécio Neves estava eufórico. Contava com a ajuda do dissidente para chegar ao segundo turno. Ele atraia novos aliados e engordava os cofres da sua campanha com a grana dos banqueiros. Na sequência, com o ingresso da ex-verde Marina Silva, o cambaleante entrou em depressão. Até o coordenador-geral da sua campanha, o demo Agripino Maia, o apunhalou pelas costas e os doadores sumiram. Agora, porém, Aécio Neves dá sinais de reanimação. Para ele, a onda Marina Silva estaria se “esfarelando”. Neste novo estágio mental de euforia, o tucano volta a se embriagar e afirma que Dilma Rousseff “não tem condições morais para governar o país”. Cadê o bafômetro?

"Carece ter coragem, moça"

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Lula e Dilma apanham da mídia desde o dia em que pisaram no Palácio do Planalto.

As redes sociais estão abarrotadas de todo o tipo de baixaria contra a presidenta. Há, inclusive, ameaças de morte.

A Folha deu cartaz a um sujeito que divulgava montagens fotográficas em que Dilma aparecia sob a mira de uma arma. Publicou matéria positiva sobre ele na edição impressa e o pôs na TV Folha, em programa exibido na TV aberta.

Marina, a preferida dos banqueiros

Por Umberto Martins, no site Vermelho:

A crescente identificação de Marina Silva como a candidata dos banqueiros e do sistema financeiro tem muito a ver com a reversão da tendência de seu crescimento nas intenções de voto constatada pelas últimas pesquisas de opinião, que sinalizam avanço e vitória de Dilma no primeiro turno e empate técnico no segundo.

Aécio é contra a liberdade de expressão

Por Marcelo Carota, na Rede Brasil Atual:

A investida do senador e presidenciável tucano contra 66 comunicadores independentes sob a alegação de “formação de quadrilha remunerada” para difamá-lo, infelizmente, não foi um caso isolado, mas uma dentre tantas semelhantes, e mesmo piores, já empreendidas pelo candidato desde 2002, na campanha para o governo de Minas Gerais, ponto de partida para sua principal ambição, a presidência da República, à qual concorre agora.

Quem financia a mídia golpista?

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Thiago Cassis, no site da UJS:

É no mínimo estranho assistirmos ao Jornal Nacional ou folhearmos a Veja, por exemplo, e acompanharmos as constantes tentativas de distorcer e ocultar as ações positivas do governo federal (quem não se lembra das 21 interrupções em 15 minutos de William Bonner durante a entrevista que Dilma Rousseff concedeu ao seu telejornal?) e nos depararmos nesses mesmos veículos com uma enorme quantidade de publicidades do próprio governo.

Marina e a velha tática da vitimização

Por Luiz Carlos Azenha, no blog Viomundo:

Quando eu era um jovem repórter, da TV Bauru, no interior de São Paulo, acompanhei uma situação sui generis em período eleitoral. Vivíamos, ainda, sob a ditadura militar. O candidato do PDS, herdeiro da Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação do regime, corria sério risco de perder em uma cidade vizinha a Bauru. Se não me engano, o nome dele era Pedro Pavão. O adversário, do PMDB recém-criado, herdeiro do MDB, era um jovem político de nome Abelardo Camarinha.

A terceira via neoliberal de Marina

Por Marcelo Zero, no blog de Paulo Moreira Leite:

A primeira grande medida que Tony Blair adotou quando chegou ao poder foi dar independência ao Bank of England, o banco central inglês.

A medida não estava no programa de governo, mas Blair a adotou assim mesmo. Era uma forma de demonstrar que o New Labour, por ele representado, estava rompendo definitivamente com o “velho trabalhismo” e com a “antiga socialdemocracia”.

Marina Silva, a UDN de tamancas

Por Leopoldo Vieira, no blog de Zé Dirceu:

Em seu pronunciamento pelo Dia da Independência, Marina deixou claro que, enfim, a barriga-de-aluguel “socialista” pariu a nova herdeira das forças entreguistas, elitistas e autoritárias do país. Vamos a alguns trechos selecionados.

Uma semana para não esquecer

Por Saul Leblon, no site Carta Maior:

A eleição está longe de ser definida a favor de Dilma. Há flancos preocupantes. Mas quem relativiza o que aconteceu nos últimos 5 dias não entendeu o principal.

A semana termina com uma inflexão na disputa presidencial que devolve a reeleição da Presidência Dilma ao topo das apostas.

"Estadão" e o perfil de Neca Setubal

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Uma página inteira do jornal O Estado de S. Paulo traça, na edição de sexta-feira (12/9), um perfil malicioso da educadora e socióloga Maria Alice Setubal, conhecida como Neca Setubal, acionista do Banco Itaú e coordenadora da campanha da ex-ministra Marina Silva à Presidência da República. As três faces da personagem estão presentes na reportagem, mas o diário paulista se interessa especialmente por outro aspecto: o papel dela como principal financiadora individual da candidatura do PSB.

"Veja" e os racistas do grupo Naspers

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Roberto Malvezzi (Gogó), no site da Adital:

Millôr Fernandes, quando foi demitido da Veja por ocasião de seu apoio a Brizola na eleição de 1982, comentou - em outras palavras - com sua ironia desconcertante: "não tenho nada contra a Veja. Minha divergência é apenas de ordem política, econômica, ética...”. Mais tarde o humorista voltaria à revista.