segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Sheherazade acertou: Frota é um troglodita!

Por Altamiro Borges

Na terça-feira passada (18), a juíza federal Adriana Freisleben de Zanetti, da 2º Vara de Osasco (SP), condenou o ator-pornô e deputado federal Alexandre Frota (PSL) por divulgar notícias falsas e criminosas contra Jean Wyllys (PSOL-RJ). O fascista foi punido com dois anos e 26 dias de detenção, mas a pena foi suavizada e transformada em multa de R$ 295 mil e prestação de serviços à comunidade – ele deverá picotar folhas de papel dos processos antigos que estão sendo descartados após a informatização da Justiça de Osasco. Descontente com a sentença, Alexandre Frota não recuou e passou a atacar a magistrada nas suas redes sociais. Admiradores do ator-pornô, excitados e tresloucados, também partiram para a baixaria no Facebook.

RedeTV! também adere a Bolsonaro

Por Altamiro Borges

Com exceção da Rede Globo, que segue com sua linha do “bate e assopra” para analisar os riscos futuros, todas as principais redes de televisão do país – que são concessões públicas monopolizadas pela iniciativa “privada”, nos dois sentidos da palavra – já aderiram ao covil de Jair Bolsonaro. O chapa-branquismo se dá por motivos ideológicos – concordância com o programa ultraliberal na economia, conservador nos costumes e repressor na política – e por razões mercenárias – servilismo em busca de verbas publicitárias e de outras benesses. Na semana passada, Marcelo de Carvalho, vice-presidente e sócio da RedeTV!, confirmou o que os poucos telespectadores que acompanham a decadente cobertura jornalística dessa emissora já sabiam.

O milagre dos bens da família Bolsonaro

Fabrício, o amigo oculto de Bolsonaro

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A charge – como sempre, genial – do Aroeira era inevitável.

Mas, no fundo, acho que Fabrício Queiroz – o primeiro ‘desaparecido’ político do período Bolsonaro – está sendo um presente para os brasileiros.

Mesmo com a cooperação de uma mídia mansa que, como disse Xico Sá no Twitter, não foi capaz sequer de mostrar o hospital onde o “assessor-amigo” estaria internado, o caso está funcionando como uma “trava” aos planos do ex-capitão de “entrar rachando” em seu mandato.

Lava-Jato age como falange jurídico-policial

Por Jeferson Miola, em seu blog:

Procuradores da República, policiais federais e juízes da Lava Jato [na primeira instância e nos tribunais superiores] se comportam menos como procuradores, policiais e juízes do que como integrantes da falange jurídico-policial da extrema direita.

Além de celebridades de extrema-direita no twitter, instagram e facebook, essas figuras – que deveriam pautar suas condutas pelo recato e pela discrição – levam uma vida de celebridade de extrema-direita também no mundo físico e presencial.

Até agora, novo governo só faz ameaças

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Por mais que eu queira, é impossível mudar de assunto.

Nem eu aguento mais escrever sobre esse escalafobético governo de transição, em transe permanente, mas a cada dia surgem novas ameaças no horizonte, em vez de projetos para melhorar o país.

Sem ter apresentado até agora um programa econômico concreto e factível, com números, prazos e metas, como faz qualquer governo novo, a equipe de Bolsonaro prefere fazer ameaças no varejo a torto e a direito (mais torto do que direito).

Os rumos do fascismo à brasileira

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – os ciclos da história

Desde o Plano Cruzado me interessei pelos ciclos históricos, pela maneira caprichosa com que os fatores históricos vão sendo tecidos e os eventos se repetem, com cem anos de diferença, mas seguindo a mesma lógica férrea. Explano essa processo no meu livro “Os cabeças de planilha”.

Quem primeiro me chamou a atenção foi a leitura de “América Latina, males de origem”, do médico, psicólogo, historiador Manuel Bonfim.

Admirador da revolução americana, descreveu logo após a República o que seria o desenho de um país moderno e sua decepção com a República que se desenhava no país. Especialmente com a maneira como o Brasil naufragou com o encilhamento e o jogo político dos financistas.

Receita rastreia fraude fiscal da Coca-Cola

Por Moriti Neto, na revista CartaCapital:

Santa Maria, no interior gaúcho, é palco de uma disputa com potencial para criar um efeito em cascata no resto do País. Ou até internacional. Nomes poderosos, altas cifras e uma das marcas mais influentes do mundo aparecem em denúncias de um caso considerado exemplar de manobras tributárias bilionárias e prejudiciais aos cofres públicos. O alvo é o sistema Coca-Cola, investigado no gabinete da delegacia da Receita Federal localizada no município. Depoimentos de quem conhece a operação da multinacional descortinam transações fiscais que influenciam direta e negativamente a receita tributária.

Triste fim do usurpador Michel Temer

Editorial do site Vermelho:

Cada letra do documento denominado “Uma ponte para o futuro”, apresentado pelo usurpador Michel Temer como plataforma política do seu governo, era uma garantia de que o Brasil ingressaria no caminho para um passado longínquo, pré-Revolução de 1930. Agora, quando ele se prepara para entregar a faixa presidencial usurpada ao presidente eleito Jair Bolsonaro, o que era óbvio está materializado. A aplicação daquele documento golpista aplainou o terreno para o agora ultraliberal e neocolonial programa de governo Jair Bolsonaro-Paulo Guedes.