quinta-feira, 5 de novembro de 2020

TSE vai cassar a chapa Bolsonaro-Mourão?

Por Altamiro Borges


Notinha da revista Época informa que “o corregedor eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, liberou nesta quarta-feira (4) para a pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a ação que pede a cassação da chapa presidencial de Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. A definição de uma data dependerá de Luís Roberto Barroso”.

Flávio Bolsonaro é acusado por “rachadinhas”

O mito da independência do Banco Central

Por Rafael da Silva Barbosa, no site Brasil Debate:


A ideologia do liberalismo é constituída de grandes mitos. O primeiro deles é a própria nomenclatura, pois a palavra “liberalismo” presente nesta corrente se refere à liberdade para os grandes donos da riqueza e do dinheiro, ou seja, a corrente ideológica em questão prega essencialmente o liberalismo econômico, muito distante do liberalismo social e jurídico. E mesmo em termos econômicos, os ditos “liberais” não advogam em favor da liberdade econômica para os trabalhadores, micro e pequenos empresários ou para grande maioria da população. Basta lembrar que este mesmo liberalismo defendeu por longos séculos a escravidão (racismo) colonial como forma de manutenção das liberdades dos proprietários da terra (saqueada violentamente pelo colonizador) e da renda (exploração do trabalho escravo).

Fora das manchetes: mortes por coronavírus

Por Fernando Brito, em seu blog:

Enquanto acompanha, a toda hora, a lenta contagem de votos nos Estados Unidos, o mundo não está prestando a atenção que deveria no que já se configura numa nova onda mundial da Covid-19 que já ultrapassou o volume da primeira, com mais casos e mais mortes em todo o planeta.

Ontem, segundo o acompanhamento da Universidade John Hopkins (gráficos acima) foi o dia com maior registro de novos infecções e novas mortes provocadas pelo vírus: 685 mil, com quase 11,5 mil óbitos.

Limbo das boas intenções

Por João Guilherme Vargas Netto


Agora que o Congresso Nacional derrubou, com amplas maiorias na Câmara e no Senado virtuais, o veto do presidente da República à desoneração das folhas de pagamento por mais um ano é preciso que o movimento sindical persevere na luta para conquistar contrapartidas aos trabalhadores decorrentes das vantagens fiscais garantidas às empresas.

Banco Central: Que independência é essa?

Justiça lenta é injustiça

A judicialização das democracias

A vitória de Biden e o Brasil

Impactos da eleição dos EUA no Brasil