segunda-feira, 13 de outubro de 2014

"Churrascão da gente desinformada"

Manifesto de convocação:

Não somos só gente diferenciada, como somos também desinformados! Nos tratam ainda como se nossa capacidade de crítica e de reflexão fosse baseada só no mundo que a grande mídia constrói. E os senhores da mídia deitam e rolam para atender seus próprios fins eleitorais. Em que mundo eles vivem?

O Brasil mudou! Reduziu sua pobreza extrema aos mesmos limites de erradicação da fome que nos caracterizava como sociedade. Ampliamos e democratizamos o acesso à educação. Somos um país em rede, muito mais orgulhoso de nossas conquistas sociais.

Por isso chamamos senzalas e quilombos para batucar nas portas da Casa Grande e dizer que o interesse público merece respeito da mídia de elite. Estes veículos tem dono e seus donos tem lado! Nós também temos. Não temos a grande mídia, mas temos uns aos outros e amor pelo Brasil que conquistamos.

Churrascão da Gente Desinformada

Terça-feira, 14 de outubro, às 19 horas, na Praça Roosevelt
Confirme presença: https://www.facebook.com/events/324866927694973/
Fan Page: /GenteDesinformada

Aécio-Marina: Casamento de conveniência

Vox Populi: Dilma 51%, Aécio 49%

Do blog Viomundo:

A presidente Dilma Rousseff tem 51% dos votos válidos contra 49% de Aécio Neves, segundo pesquisa do instituto Vox Populi divulgada esta noite no Jornal da Record. Como a margem de erro é de 2,2%, os candidatos estão em empate técnico, apesar da vantagem numérica da petista.

É a primeira pesquisa do Vox Populi no segundo turno.

Petrobras devia suspender publicidade

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Por razões descaradamente eleitoreiras, a mídia privatista realiza novamente uma intensa ofensiva contra a Petrobras. Nos últimos pleitos, ela já havia protagonizado a mesma operação-desmonte – forçando CPIs e fabricando factóides. Agora, a midiazona usa delações “premiadas e premeditadas” de dois corruptos notórios para atacar a estatal. O objetivo é desgastar a presidenta Dilma e alavancar a candidatura do playboy Aécio. De quebra, ela aproveita para propor a privatização da Petrobras. O jornal O Globo defendeu esta tese em editorial na semana passada. Diante desta ofensiva, fica a pergunta: por que o governo não aproveita esta cruzada e suspende os milionários anúncios da estatal à mídia privatista?

MTST declara voto em Dilma

Por Altamiro Borges

O grave risco do retrocesso fez despertar os movimentos sociais – mesmo os mais avessos às disputas no terreno eleitoral. Por todo o país, ativistas populares realizam centenas de reunião para organizar a campanha neste segundo turno das eleições presidenciais. O objetivo maior é derrotar Aécio Neves, expressão do que há de mais reacionário e fascistóide no Brasil. Há consenso de que uma eventual vitória dos tucanos representará violenta repressão aos movimentos sociais, retirada de direitos dos trabalhadores e servilismo diante das potências imperialistas. Mesmo com críticas à falta de ousadia do governo Dilma, a maioria do campo popular já declarou apoio à sua reeleição. Nesta segunda-feira (13) foi a vez do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, que tem dirigido vigorosas lutas pela moradia em São Paulo. Veja abaixo a nota do MTST:

Aécio vota contra salário mínimo

Armínio Fraga ataca bancos públicos

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Tem apenas 1 minuto.

Escute o áudio de Armínio Fraga, já “nomeado” por Aécio Neves como seu eventual ministro da Fazenda, defendendo redução do papel dos bancos públicos. Ao final, uma frase com reverberações sinistras: “não sei bem o que vai sobrar ao final da linha, talvez não muito”.

Vai ser pior com Aécio: Voto Dilma!

Por Douglas Belchior, no blog Negro Belchior:

Tenho muito orgulho da minha origem. Família pobre, migrantes das Minas Gerais para São Paulo. Trabalhadores. A ética quase religiosa da honestidade me acompanhou desde criança através do ensinamento de minha mãe e meu pai. Desde os 9 anos de idade já trabalhava para ajudar em casa. Primeiro vendi geladinho (gelinho ou chup-chup, dependendo da região do país), na passarela da Estação Ferroviária de Ferraz de Vasconcelos, na grande SP. Depois, por dois ou três anos, vendi doces em uma barraquinha estrategicamente alocada na calçada do Super Mercado Janine, na Av. Lucas Nogueira Garcês, divisa de Poá e Ferraz, de propriedade de uma família de libaneses. E é daí que tenho minha mais tenra lembrança de envolvimento com a política.

Marina Silva, descansa em paz!

Por Laura Capriglione, em seu blog:

Acabou Marina Silva (1958-2014). Fundadora da Central Única dos Trabalhadores e organizadora do PT, além de amiga e fraternal companheira do líder seringueiro Chico Mendes, Marina Silva foi durante anos, dentro do campo da esquerda brasileira, a representante de uma utopia que tentou conciliar três vetores quase sempre desalinhados: o desenvolvimento econômico, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente e às populações tradicionais.

Aécio Neves e o reino da fantasia

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Sete meses depois de fazer um editorial onde pedia a demissão de Guido Mantega, alegando que a medida ajudaria no crescimento da economia brasileira, até o jornal britânico Financial Times foi obrigado a reconhecer um fato relevante da campanha presidencial.

Levado para um confronto com Armínio Fraga, candidato a ministro da Fazenda na hipótese de Aécio Neves ganhar a presidência, Guido Mantega parecia condenado a um nocaute rápido, na semana passada. Aconteceu o contrário: Arminio é que foi embora atordoado.

O falso "choque de gestão" de Aécio

Por Fabrício Augusto de Oliveira, no site Brasil Debate:

O “déficit zero”, pilar central e símbolo de um ajuste fiscal estrutural e de eficiência da gestão pública do programa do Governo Aécio Neves, no estado de Minas Gerais (2003-2010), parece ter entoado, finalmente, o seu canto de cisne em 2013.

Naquele ano, o governo de Minas conseguiu a proeza de incorrer em déficit em todos os conceitos existentes: orçamentário, primário e nominal. Se forem confirmadas as projeções contidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 2014, de um déficit nominal de R$ 11 bilhões, neste ano poderá ser lançada a pá de cal no que dele ainda resta, pelo menos no que diz respeito à situação das finanças do estado.

Terminou a “semana Aécio”!

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A fase que naturalmente viria depois do surpreendente resultado positivo alcançado nas urnas por Aécio Neves no primeiro turno terminou ontem, com a melancólica adesão de Marina Silva contorcendo-se em palavras pedantes para explicar como não a tendo atendido em nada, o PSDB terá seu voto e seu apoio, tudo o que disse antes que os tucanos não teriam, sem meias-palavras, devidamente gravadas.

Dilma e o PT vão enfrentar a Globo?

Por Rodrigo Vianna, no blog Escrevinhador:

A imprensa (comandada pela Globo) martela durante 24 horas acusações sem provas contra o PT. O partido de Dilma tem gente boa e ruim. O PSDB tem muito mais gente denunciada por corrupção. Mas por que só há denúncias contra o PT na véspera de eleição? Toda vez é assim…

A trincheira paulista nas eleições

Por Fernando Borgonovi, no site Vermelho:

Resisti bravamente à tentação de emprestar do escritor Marcos Rey o título deste artigo e chamá-lo, ironicamente, de “Malditos Paulistas”. Decerto, seria inócuo para reverter o ranço conservador que ora campeia no estado, e injusto com quem não comunga dos ideais obscurantistas, vote ou não na esquerda.

Eleições à luz da história antipovo

Por Leonardo Boff, em seu blog:

Nada melhor do que ler as atuais eleições à luz da história brasileira na tensão entre as elites e o povo. Valho-me da uma contribuição de um sério historiador com formação em Roma, em Lovaina e na USP de São Paulo o Pe. José Oscar Beozzo, uma das inteligências mais brilhantes de nosso clero.

Diz Beozzo: “a questão de fundo em nossa sociedade é a do direito dos pequenos à vida sempre ameaçada pela abissal desigualdade de acesso aos meios de vida e pelas exíguas oportunidades abertas às grandes maiorias do andar debaixo.

A imprensa na margem de erro

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A assessoria de imprensa do Ibope faz reparos ao comentário produzido neste Observatório na última segunda-feira (6/10). Sob o título “A pesquisa desmoralizada”, o observador registrava a corrida dos dois institutos de pesquisa mais acreditados pela imprensa na tentativa de aproximar suas previsões da realidade mostrada pelas urnas. Claramente, a análise das intenções de voto às vésperas do primeiro turno desconheceu a onda de conservadorismo que se escondia por trás da maré que queria ser chamada de “nova política”.