quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pochmann debate "mito da classe média"


Do site da Boitempo Editoral:

No dia 8 de maio, quinta-feira, às 19h, a Boitempo Editorial realiza em São Paulo o primeiro debate de lançamento do novo livro do economista Marcio Pochmann, O mito da grande classe média: capitalismo e estrutura social. O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição, e integra o ciclo Democracia na história promovido pela Biblioteca Mario de Andrade.

Os filhos de Reinaldo e Sheherazade

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Alguém tem que matar esse cara!!! Tá na hora de invadir a casa desses políticos e matar todo mundo!!! Eu vou ficar e organizar tudo pela net. Preciso de voluntários para fazer o serviço sujo.”

Este é um comentário que um leitor do G1, da Globo, postou numa reportagem que contava que Genoino decidira recorrer ao plenário do STF contra a decisão de Joaquim Barbosa de devolvê-lo à Papuda.

O que ameaça os tucanos

Por André Barrocal, no site da Fundação Mauricio Grabois:

No primaveril domingo de 5 de outubro, 140 milhões de brasileiros estarão aptos a ir às urnas. Um a cada três vai votar em São Paulo ou em Minas, as maiores massas eleitorais do País. São estados sob controle do PSDB há longo tempo, fato aparentemente destinado a garantir a sobrevivência do partido e a sustenta-lo como principal força anti-PT. Mas a vida do tucanato em seus bastiões já foi mais fácil. Às vésperas da campanha, seus postulantes aos governos locais estão enrolados em acontecimentos do presente e do passado que exigirão um bocado de esforço verbal e propagandístico para não contaminarem o humor do eleitorado.

Petrobras é motor do desenvolvimento

Por Luiz Alberto, no site da Fundação Perseu Abramo:

De forma recorrente, os neoliberais capitaneados pelo PSDB e DEM (ex-PFL) atacam a Petrobras, empresa-símbolo da soberania nacional surgida de uma longa luta da sociedade brasileira. São os mesmos que atacaram a campanha “O petróleo é nosso”, que resultou na criação da estatal, com sangue, suor e lágrimas do povo brasileiro. São os entreguistas, os agourentos e subalternos aos interesses estrangeiros, os oligarcas submissos aos ditames das empresas de petróleo estrangeiras que estão de olho no pré-sal e são contrárias ao regime de partilha. Preferem, como quer o PSDB, o sistema de concessão, que não serve ao povo brasileiro nem aos interesses nacionais.

Repórteres Sem Fronteiras: 25 verdades

Por Salim Lamrani, no site Opera Mundi:

A organização francesa pretende apenas defender a liberdade de imprensa. Na verdade, por trás da nobre fachada, se esconde um agenda política muito precisa.

1. Fundada em 1985 por Robert Ménard, Jean-Claude Guillebaud e Rony Brauman, a Repórteres sem Fronteiras tem como missão oficial “defender a liberdade de imprensa no mundo, isto é, o direito de informar e ser informado, conforme o artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.”

Quem ameaça a liberdade de expressão?

Por Andressa Pellanda, no site Outras Palavras:

Em 2013, cerca de 300 pessoas sofreram violações graves à liberdade de expressão na América Latina, segundo informações da IFEX-ALC, rede internacional de organizações que atuam pelo direito à liberdade de expressão no mundo. Somente no Brasil, foram 45 casos de homicídios, tentativas de assassinato, ameaças de morte e sequestros relacionados ao exercício da liberdade de expressão, como explica relatório lançado nessa quarta, dia 30/04, pela ONG Artigo 19, que atua pela liberdade de expressão e de imprensa e pelo direito ao acesso à informação.

Dilma e a avalanche de ataques

Por Bepe Damasco, em seu blog:

É apenas uma questão de decisão política. Ter ou não ter definidas e implementadas ações de pronta resposta aos ataques diuturnos da mídia monopolista. Infelizmente, diante da grande maioria dos petardos desferidos pela artilharia inimiga, o governo oscila entre a resposta carente da contundência necessária e o silêncio, entre a falta de assertividade e a rendição. E bastam alguns pontos fora dessa curva para que o adversário acuse o golpe.

A barbárie chega aos poucos

Por Marcelo Semer, no portal Terra Magazine:

A barbárie chega aos poucos.

Ela se instala quase sempre sem alarde.

Na maior parte das vezes, por trás de motivos ditos imperiosos, circunstâncias extraordinárias e outras coisas pretensamente terríveis com que nos convencem a abrir mão de direitos.