terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O complexo de vira-lata de Aécio

Por Altamiro Borges

Aécio Neves, o cambaleante presidenciável tucano, sonha com o retorno da política subserviente de “alinhamento automático” com os EUA, que foi implantada no triste reinado de FHC. Em discursos e artigos, ele vive criticando a postura mais altiva e ativa do Itamaraty a partir de eleição de Lula, em 2002, que permitiu ao Brasil diversificar suas relações comerciais e reforçar os laços de integração da América Latina. Nesta segunda-feira (24), o tucano com complexo de vira-lata publicou mais um texto na Folha sobre a tal “diplomacia à deriva”, condenando as notas da Unasul e do Mercosul em apoio ao governo da Venezuela. O texto parece até ter sido escrito pelo Departamento de Estado dos EUA.

Maradona, "um soldado da Venezuela"

Por Altamiro Borges

Diante da violência dos golpistas na Venezuela e do cerco midiático contra o "revolução bolivariana", o craque Diego Maradona postou nesta semana uma mensagem em que reafirma o seu apoio ao povo da nação vizinha. "Estou disposto a ser um soldado da Venezuela", enfatiza o ex-capitão e ex-técnico da seleção argentina, que nunca se acovardou diante dos holofotes da mídia. "Estamos vendo todas as mentiras ditas pela imprensa e criadas pelos imperialistas", postou em seu twitter. O craque também decidiu gravar um vídeo em solidariedade ao presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Alta dos juros emperra a economia

Por Altamiro Borges

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou nesta terça-feira (25) sua segunda reunião do ano para definir a taxa básica de juros. Segundo a mídia rentista, os “agentes do mercado” – nome fictício dos agiotas financeiros – apostam em nova alta da Selic de 0,25%. “Em janeiro, a Selic foi elevada em 0,5 ponto percentual, para 10,5% ao ano. A previsão do mercado financeiro é que a taxa continue a subir e feche 2014 em 11,25% ao ano. Em 2015, a previsão é que haja novos ajustes na Selic... No ano passado, como medida para conter a inflação, o Copom elevou a Selic em 2,75 pontos percentuais.”, relata a Agência Brasil, um sítio público que adota o mesmo linguajar do temido “deus-mercado”.

A nova mansão do dono da RedeTV!

Por Kiko Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

O presidente da RedeTV!, Amilcare Dallevo Jr, terminou finalmente a construção de sua casa. Ela possui, de acordo com a Veja São Paulo, 17.800 metros quadrados de área construída. Pode ser a maior mansão do país. Deve estar entre as maiores do mundo. “Xanadu”, onde Bill Gates mora, tem 6 100 metros quadrados.

A ação dos médicos cubanos no RS

Eleição-2014: Dilma na frente

Editorial do sítio Vermelho:

A primeira rodada de pesquisas de opinião de 2014, divulgada desde a semana passada, confirma o cenário de dificuldades que a oposição neoliberal enfrenta e, ao mesmo tempo, acena com a chance de vitória de Dilma Rousseff, na eleição presidencial de outubro, já no primeiro turno.

Ainda é cedo para comemorar, entretanto. A prudência indica que, numa disputa que se adivinha tão difícil como a deste ano, todo salto alto e todo espírito de “já ganhou!” deve ser posto de lado com vigor.

Mentiras e verdades sobre a Venezuela

Por Igor Fuser, no jornal Brasil de Fato:

Nos últimos dias a Venezuela voltou às manchetes dos jornais do mundo devido a uma série de manifestações de rua. Abaixo, apresento uma série de mentiras alardeadas pela chamada “grande mídia” e as suas respectivas verdades.

Mentira: Os opositores saíram às ruas porque estão descontentes com os rumos do país e querem melhorar a situação.

Democracia na Venezuela sofre ameaça?

Por Ignacio Ramonet, no sítio da CTB:

A Venezuela passou por quatro eleições decisivas recentemente: duas votações presidenciais, uma para governos estaduais e uma para prefeituras. Todas foram vencidas pelo bloco da revolução bolivariana. Nenhum dos resultados foi impugnado pelas missões internacionais de observação eleitoral.

Venezuela: a próxima vítima dos EUA

Por F.C. Leite Filho, na Revista Diálogos do Sul:

O politólogo Moniz Bandeira, autor do livro A Segunda Guerra Fria advertiu que o que ocorre na Venezuela é produto da mesma estratégia aplicada nos países da Eurásia, na chamada “primavera árabe” e outra vez na Ucrânia. Segundo Moniz, autor de mais de 20 livros sobre as relações dos Estados Unidos com a América Latina e agora com a Europa e a Ásia, há um esquema de Washington para subverter os regimes, que foi aperfeiçoado, desde o governo de George W. Bush, e começa com  o treinamento de agentes provocadores.

Roberto Jefferson e a piedade da mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Roberto Jefferson, desde o início de sua carreira como auxiliar de apresentador do programa “O povo na TV”, foi um homem que usava e abusava das agressões verbais, violentas, destas que se faz em estado catatônico, claro que sempre estudado para as câmaras.

Assim foi até a CPI dos Correios, com direito a olho roxo e à estudada provocação a José Dirceu com a famosa frase de que ele “despertava seus instintos mais primitivos”.

Os motivos para Lula não ser candidato

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Como eu ia dizendo quando fui atropelado por um buraco no meio da rua, que me estraçalhou o braço direito e me deixou quase um mês fora de combate, não há a menor chance de Lula voltar a ser candidato a presidente, a não ser que Dilma desista da reeleição.

O ex-presidente tem pelo menos três bons motivos para matar no nascedouro esta história de "volta Lula", que vira e mexe ressurge no noticiário:

Dilma e o sonho de uma noite de verão

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Se há um dado relevante nas pesquisas do Ibope e do Datafolha sobre a corrida presidencial divulgadas neste final de semana é a confirmação de que a parte considerável do eleitorado que pede mudanças prefere que elas sejam feitas por Dilma. Por isso, a intenção de votos na presidenta vem sendo sempre maior do que os índices de aprovação do seu governo. Por isso também, Aécio e Campos se limitam a oscilar dentro da margem de erro.

O Brasil e a frigideira venezuelana

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

A Venezuela é a frigideira geopolítica da América Latina nesse momento.

Inútil trata-la à distância, com pinças e luvas cirúrgicas.

O que se pretende fritar ali é mais que o chavismo.

PT e os erros dos comunistas italianos

Por Breno Altman, no sítio Opera Mundi:

Corria o ano de 1976. O Partido Comunista Italiano alcança 36% dos votos nas eleições parlamentares (quase o dobro do PT em disputas pela Câmara dos Deputados). O secretário-geral do partido, Enrico Berlinguer, anuncia a política de solidariedade nacional. Apesar de não integrar o governo hegemonizado pela Democracia Cristã, passaria a apoia-lo no parlamento. O objetivo era dar estabilidade política ao país, que vivia longa situação de empate entre esquerda e direita, abrindo hipoteticamente caminho junto ao eleitorado mais conservador.

STF e a parábola sobre a quadrilha

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

O Supremo encara na quarta-feira o debate sobre os embargos infringentes contra a condenação de crime de quadrilha contra os réus da Ação Penal 470.

Conforme o artigo 288 do Código Penal, quadrilha é uma associação de “três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes".

Por trás dos protestos de rua

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A nova tática da polícia paulista para controlar a ação de vândalos durante manifestações de protesto divide aquelas opiniões disfarçadas de notícia que podem ser percebidas nas escolhas dos editores. Apesar dos costumeiros excessos de parte da força policial, que atingiu até mesmo jornalistas, com agressões e intimidação, a tendência dos jornais, no domingo (23/2) e na segunda-feira (24), acaba sendo favorável à decisão das autoridades de acompanhar e isolar grupos onde se observa a presença de pessoas mascaradas.

Globo e os inimigos da democracia

Por Mônica Mourão, na revista CartaCapital:

A ofensiva conservadora da mídia brasileira contra manifestantes, sindicatos e partidos políticos de esquerda consubstanciou-se, nas últimas semanas, em matérias e editoriais de veículos das Organizações Globo, em especial, em seu jornal impresso de mesmo nome. O periódico protagonizou o que há de pior no chamado jornalismo declaratório: aquele que ancora suas verdades no que foi dito por alguém, sem a devida checagem das informações. Em matéria cujo título virou piada na internet (“Estagiário de advogado diz que ativista afirmou que homem que acendeu rojão era ligado ao deputado estadual Marcelo Freixo”), o veículo iniciou sua onda de ofensivas não só ao deputado, mas a uma diversidade de atores sociais e entidades que se situam num espectro à esquerda das posições do jornal e das atuais gestões da prefeitura e do governo do Estado do Rio de Janeiro.