segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

A luta pela indenização das vítimas da Covid

Charge: Brum
Por Altamiro Borges


Numa batalha justa e de longo alcance, a Associação Brasileira das Vítimas da Covid-19 (Abravico) entrou na sexta-feira (4) com uma ação civil pública para que o governo federal seja condenado e pague indenização de R$ 200 milhões como reparação de danos morais por má gestão e negligência na pandemia. A entidade pede que a União indenize familiares de vítimas da Covid-19, crianças que se tornaram órfãs, profissionais de saúde e pessoas que ficaram com sequelas após contraírem a doença.

Contas públicas: onde está o drama?

Charge: Amorim
Por Paulo Nogueira Batista Jr.

Pergunte, leitor, a economistas ligados ao mercado qual o principal problema macroeconômico brasileiro. Nove em dez responderão, acredito, que é o “risco fiscal”, isto é, a situação problemática, alguns dirão calamitosa, das contas públicas.

Tem cabimento? Bem, há alguma verdade nisso. As dificuldades fiscais são inegáveis. Mas será a questão das contas públicas realmente o principal problema? Cabe falar em situação calamitosa?

Acabam de ser divulgados os dados das contas governamentais para o ano de 2021. O Banco Central faz a consolidação e publica regularmente esses dados. Vale a pena examiná-los e confrontá-los com a retórica que domina as avaliações da mídia e dos economistas do mercado financeiro. As estatísticas que vou mencionar dizem respeito ao setor público consolidado, isto é, ao setor público no seu conjunto, incluindo governo central, governos estaduais, governos municipais e empresas estatais (menos Petrobras e Eletrobras).

Ultradireita promove terrorismo ideológico

Por Jeferson Miola, em seu blog:

As redes da ultradireita brasileira estão replicando notícias falsas e espalhando mentiras sobre o processo constituinte no Chile.

O portal revistaoeste.com, que tem como colunistas a fina-flor das ultradireitas tanto moro-lavajatista como bolsonarista, divulgou que “os signatários [sic] da Convenção Constitucional do Chile apresentaram na última terça-feira, 1º, uma proposta que visa a abolir as Forças Militares Armadas (FFAA) do país. Em seu lugar, serão instauradas as Forças de Paz e Policiais, subordinadas ao Poder Executivo” [4/2].

O fracasso dos militares

Charge: Aroeira
Por José Luís Fiori e Willian Nozaki, no site A terra é redonda:

“Existe uma psicologia bem compreendida da incompetência militar […]. Norman Dixon argumenta que a vida militar, com todo o seu tédio, repele os talentosos, deixando as mediocridades, sem inteligência e iniciativa, subirem na hierarquia. No momento em que alcançam cargos importantes de tomada de decisão, essas pessoas tendem a sofrer alguma decadência intelectual. Um mau comandante, argumenta Dixon, nunca quer ou é incapaz de mudar de rumo quando toma a decisão errada” (Ferguson, N. Catástrofe. Editora Planeta, p. 184).

Qualquer pessoa de bom-senso – dentro e fora do Brasil – se pergunta hoje como foi que um segmento importante dos militares brasileiros chegou ao ponto de conceber e levar adiante um governo militarizado e aliado a grupos e pessoas movidas por um reacionarismo religioso extremado, e por um fanatismo econômico e ideológico completamente ultrapassados, todos “escondidos” atrás de um personagem grotesco e um “mau militar”, como afirmou o general Ernesto Geisel em outro momento?

PGR passa de serviçal a capanga de Bolsonaro

A sangria social no Orçamento de 2022

O Centrão está com a chave do cofre

Os economistas que dizem não!

O mito do Estado quebrado

Gasolina cara para não irritar o mercado

Bolsonaro, um homem do povo!

Qual a relação de Taiwan com a China?

O boicote diplomático às Olimpíadas na China