segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Os bilionários da mídia brasileira

Por Altamiro Borges

A revista Forbes-Brasil divulgou na sexta-feira (28) a lista dos bilionários brasileiros de 2015. Uma verdadeira aberração num país com tanta disparidade social. O novo ranking conta com 160 ricaços. Juntos, eles somam um patrimônio de R$ 806,66 bilhões - o equivalente a quase 15% do PIB do país.

Segundo o site da Veja, que adora paparicar os endinheirados, "a linha de frente dos brasileiros mais ricos foi novamente dominada pelo trio composto por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, que praticamente duplicaram suas fortunas desde o ano passado - em boa parte, na carona da alta do dólar, já que a gorda fatia de seus investimentos está fora do país".

Equador, Bolívia e os livre atiradores

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

Intelectuais de esquerda que não pertencem a partidos políticos de esquerda tem muita dificuldade para se localizar na luta política. Desde onde falam? Que horizonte representam? O da teoria pura? O da ortodoxia abstrata?

No entanto, por várias razões, eles existem em grande quantidade e muitas vezes produzem análises muito úteis para os processos políticos reais. Só que falham quando suas análises tem que se medir politicamente com a realidade, porque a política supõe partido, inserção nos processos concretos.

Quando o futebol é mais que um jogo

Torcida do Bayern de Munique. (Alemanha)
Por Thiago Cassis, no blog Pelota de Trapo:

Em um momento de aumento da imigração e dos pedidos de asilo em países da União Europeia, algumas torcidas de futebol mandaram uma forte mensagem de apoio aos imigrantes nesse final de semana.

Com as tentativas de desestabilização de governos não alinhados às políticas dos EUA, sobretudo a Síria, e também da própria União Europeia, a quantidade de pessoas tentando atravessar o mar em direção à Europa para fugir da pobreza e da violência causada por conflitos armados atinge um número muito maior dos que os últimos anos.

O cenário político e o "golpômetro"

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:



A política brasileira deveria inaugurar urgentemente um golpômetro, então eu dou a partida e passo, a partir de agora, a fazer um, com periodicidade semanal.

É um índice de larga abrangência, de 1 a 20, porque precisaremos de muitos nuances. O número 1 corresponde a risco zero de golpe. Número 20, golpe certo.

Nesta segunda-feira, diríamos que o golpômetro subiu dois pontos em relação à semana passada, em função de fatores sobre os quais irei discorrer abaixo, e bateu a marca de 12 pontos, com viés de alta de mais um ponto para o resto da semana.

A histeria da elite contra CPMF

Por Bepe Damasco, em seu blog:                        

Tinha acabado de ler um ótimo artigo do professor Venício Lima, no qual ele discorre sobre como uma boa parte da mídia abdicou de fazer jornalismo em nome da militância oposicionista, quando deparo com o conhecido movimento de manada dessa mídia atacando a intenção do governo de enviar para o Congresso Nacional uma proposta orçamentária explicitamente deficitária.

Lula lança Memorial da Democracia

http://www.memorialdademocracia.com.br/

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

O ex-presidente Lula lança amanhã [1], às 18 horas, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, o Memorial da Democracia, um museu virtual em forma de portal multimídia, desenvolvido pelo instituto que leva seu nome. O memorial narra, através de diferentes documentos e linguagens, a história das lutas democráticas do povo brasileiro, tendo como horizonte a construção de uma democracia de fato, não apenas formal mas também inclusiva, garantidora de direitos, de oportunidades e da busca de maior igualdade entre os brasileiros.

Boneco de Lula é expulso da Paulista

Por Altamiro Borges

O "Pixuleco" - o boneco inflável que exibe o ex-presidente Lula com roupas de presidiário - não está agradando. Na sexta-feira (28), ele foi furado por manifestantes antifascistas em frente à sede da prefeitura de São Paulo. Já no domingo, ele teve que ser esvaziado às pressas na Avenida Paulista. Os donos do boneco - que até agora não apresentaram a nota fiscal da obra de 15 metros de altura, mas apenas revelaram que ela custou R$ 12 mil e foi financiada por "empresários alagoanos" - talvez algum usineiro metido em trabalho escravo ou algum sonegador de impostos -, tiveram que deixar o local aos gritos de "fascistas", "golpistas" e outros adjetivos impublicáveis.

Quem tem medo da CPMF?

Por Emir Sader, na Rede Brasil Atual:

Bastou o governo anunciar a intenção de retomar a proposta da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CMPF) para que chovesse uma quantidade de afirmações da disposição de rejeitar a retomada do imposto sobre o cheque. Desde dirigentes do parlamento, que geram novos e exorbitantes gastos do governo, mas querem aparecer demagogicamente, como os que defendem a população contra novos impostos. Passando por grandes empresários, conhecidos pela sonegação de impostos, que querem fazer passar a ideia de que iniciativas como essa dificultariam a retomada dos investimentos. Chegando ao useiros ventríloquos na mídia, com seu discurso pronto contra qualquer iniciativa de democratização tributária.

Por que a Globo ataca Lula com tanta fúria

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Valentemente, assim que os donos determinaram, os jornalistas da Globo pararam de falar no impeachment de Dilma.

Um deles, Erick Bretas, tratou até de trocar a foto de perfil de seu Facebook. Ele tinha colocado a inscrição “game over” (fim de jogo), por ocasião de uma manifestação anti-Dilma, para a qual conclamara seus seguidores.

Trocou-a, com a nova orientação patronal, por uma bandeira do Brasil.

Agora, com a mesma valentia com que recuaram instantaneamente, os editores, colunistas e comentaristas da Globo avançam, novamente sob ordens patronais, contra Lula.

O TSE me deve um direito de resposta

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O que vou propor aqui não tem precedentes. Ou, como dizem os juristas, não tem jurisprudência formada. Mas acredito que seria oportuno os juristas se debruçarem sobre o tema, porque os ingredientes nele existentes poderão se repetir em outros episódios.

O que sugiro é uma ação de direito de resposta junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tribuna da qual Gilmar se valeu para me difamar (Por que decidi processar Gilmar Mendes).

Vamos por partes.

Janot e Barbosa rejeitam o golpe

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

Na terça-feira da semana passada repercutiu como uma bomba a notícia de que quatro dos sete ministros do TSE haviam aceitado a reabertura de ação do PSDB que quer simplesmente transformar em vencedor o candidato derrotado em segundo turno na eleição presidencial do ano passado. Naquele momento, ondas de euforia e desânimo espalharam-se pela internet.

Tropas neonazistas ocupam a Paulista

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Na manhã ensolarada desse domingo 30 de agosto, o ministro zé da Justiça foi passear na Avenida Paulista, que o excelente prefeito Fernando Haddad pretendia transformar em área de lazer, onde, a pé ou em bicicletas, em ambiente cordial e democrático, convivessem cidadãos de uma cidade do mundo ocidental.

Impossível.

As tropas neo-nazistas ocuparam a Avenida Paulista.

A violência que cala toda a sociedade

Por Helena Martins, na revista CartaCapital:

O assassinato da repórter Alison Parker e do cinegrafista Adam Ward, jornalistas de uma TV afiliada à rede norte-americana CBS, nesta quarta-feira (26/8), enquanto faziam uma entrevista ao vivo, chocou o mundo. Mostrou a vulnerabilidade humana, bem como a perversidade de quem, friamente, dispara contra outros humanos sem se esquecer de registrar cada segundo com uma câmera. Afinal, no império da imagem, um “caso” como esse não poderia passar despercebido.

Não dá para festejar o fim da nova CPMF

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Consumada em apenas 72 horas, a derrota da proposta de relançar uma nova versão da CPMF não deve dar motivo a qualquer tipo de comemoração. É ruim como sinal político e como perspectiva econômica.

Falando de economia. A partir do ajuste anunciado no segundo mandato, o governo trabalha com um orçamento apertado. Transformou o superávit primário na maior prioridade e cultiva um receio permanente de qualquer medida que possa prejudicar a avaliação das agências de risco. Mesmo quem defende a recessão atual como consequência inevitável de um esforço necessário de arrumação da economia, sabe que ela não é uma fatalidade do destino nem precisava atingir o patamar desastroso a que chegou.

Por quem a elite bate panelas?

Por Marcos Aurélio Ruy, no site da CTB:

A nadadora pernambucana Joanna Maranhão, 28 anos, 8 medalhas em pan-americanos e representante brasileira em diversas olimpíadas, volta à baila com suas críticas políticas. Desta vez, Joanna ironizou em sua página no Facebook os batedores de panela do high society tupiniquim, em protestos contra a presidenta Dilma, a legenda petista e os políticos do PT. "Denúncia de propina de seu laércio e ninguém bateu tramontina na varanda. Se ele sair, quem assume é ele mesmo?", postou Joanna.

"Babilônia" e os fiascos da TV Globo

Por Altamiro Borges

As novelas globais, que tanta alegria e grana deram à famiglia Marinho, estão perdendo o encanto. Na sexta-feira (29), no seu último capítulo, "Babilônia" bateu recorde negativo histórico de audiência na emissora. O fiasco foi motivo de comentários de vários especialistas em televisão. Keila Jimenez, do site R7, postou a análise mais demolidora:

*****

"Babilônia" chegou ao fim sem frisson, sem expectativa alguma. A trama que estreou com cara de promissora, se enrolou nas polêmicas, mudou de curso e como um barco sem rumo deixou personagens e tramas à deriva, e o espectador, completamente perdido.