domingo, 29 de novembro de 2020

Um balanço inicial do 2º turno das eleições

Por Altamiro Borges

A mídia hegemônica solta rojões e afirma que o segundo turno das eleições municipais confirmou "a derrota dos extremos, de Bolsonaro e da esquerda". Na Globo News, os comentaristas não escondem os sentimentos de alegria – só falta um Guga Chacra chorando como no pleito ianque. Será que o resultado foi esse mesmo?

Quanto a Jair Bolsonaro, o fascista que foi chocado pela própria mídia, o resultado foi mesmo um fiasco no seu primeiro teste como presidente. Os candidatos que receberam seu apoio direto foram derrotados. Alguns até esconderam o "capetão" na campanha. A eleição tornou o frágil presidente um refém dos profissionais do DEM e do "Centrão", que cresceram no pleito.


O genocida Bolsonaro é aliado da Covid-19

Por Altamiro Borges

O "capetão" Bolsonaro é, de fato, o maior aliado da Covid-19. Nesta quinta-feira (26), contrariando todas as orientações da área de saúde no mundo e no Brasil, o genocida disse em mais uma de suas “lives” macabras que o uso de máscaras é "o último tabu a cair" em relação às medidas para conter o avanço do coronavírus.

Além de sabotar o uso das máscaras, o garoto-propaganda voltou a defender a hidroxicloroquina – remédio sem comprovação científica no combate ao vírus. Metido a médico, o maluco negou que esse medicamento cause problemas cardíacos, o que já foi confirmado por inúmeros estudos no exterior e mesmo no Brasil.

Endemoniado, Crivella ataca Doria e Paes

Um patife sem máscara

Por Fernando Brito, em seu blog:

O Brasil tem um patife como presidente, não há mais palavras que, sem ferir o decoro ou o Código Penal sirvam para definir o covarde e desqualificado que ocupa o Planalto.

Depois de prescrever, como charlatão que é, mezinhas e poções contra a Covid 19, Bolsonaro, em sua maldita live, em meio a um monte de asneiras, investiu contra a única e mísera arma que temos para evitar que o morticínio seja ao menos, contido nas alturas em que está: a máscara.

“A questão da máscara, não vou falar muito porque ainda vai ter um estudo sério falando da efetividade da máscara, se ela protege 100%, 80%, 90%, 10%, 4% ou 1%. Vai chegar esse estudo. Acho que falta apenas o último tabu a cair”.

Uma outra agenda econômica é possível

Do site Brasil Debate:


Trinta e quatro economistas e pesquisadores, sob coordenação de Esther Dweck, Pedro Rossi e Ana Luíza Matos de Oliveira – respectivamente colaboradora, coordenador do conselho editorial e coeditora do Brasil Debate – assinam os textos de “Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil”. O livro pretende ser uma contribuição ao debate público brasileiro em temas como a agenda de reformas estruturais, o orçamento de 2021, o aumento da dívida pública e a necessidade de fortalecer os programas sociais.

E depois das eleições do domingo?

Por Antonio Martins, no site Outras Palavras:


1. Uma eleição e dois fenômenos

Dois fatos de relevância e raridade marcaram as eleições de 2020 – e têm potência para se impor, qualquer que seja o resultado final do próximo domingo. O governo Bolsonaro foi derrotado em quase todas as cidades em que o presidente posicionou-se. Das 27 capitais, restam-lhe chances em Fortaleza (quase nulas) e Belém. A agenda de ultradireita, que teve forte impacto eleitoral em 2018 – quando elegeu “azarões” grotescos como Wilson Witzel (RJ) e Romeu Zema (MG) – desgastou-se e perdeu tração. E embora numericamente o Centrão e os partidos da direita tradicional (PSDB, DEM e MDB) tenham elegido mais prefeitos, a segunda novidade é outra. Emergiu uma Esquerda Plural. Candidatos como Guilherme Boulos, Manuela D’Ávila, Marília Arraes e Edmilson Rodrigues mostraram, apesar de suas diferenças pontuais, que as lógicas da solidariedade, da justiça social, da redistribuição de riquezas e da construção do Comum podem ter grande apelo popular. Suas campanhas, além disso, refrescaram-se. Livraram-se do ar pesado de institucionalidade e marketismo que prevalecia ao menos desde a primeira eleição de Dilma. Voltaram a atrair a juventude e os artistas. Abriram diálogo com os movimentos sociais.

Drama das demissões nos bancos na pandemia

Charge: Marcio Baraldi
Por Paulo Donizetti de Souza, na Rede Brasil Atual:


A saúde financeira do sistema bancário parece ter sido uma das poucas a não sofrer grandes abalos após oito meses de pandemia da covid-19 no país. A economia brasileira começou o ano com registro de “pibinho” por falta de ações do governo pela recuperação da economia. De março para cá, a situação só se agravou. O tombo previsto para o PIB no ano é superior a 5%. Empresas perderam negócios e trabalhadores perderam empregos. O desemprego explodiu, para mais de 14%. Com medo da inadimplência, os três maiores bancos do país aumentaram suas provisões. Por isso, o lucro líquido alcançado por Bradesco, Itaú e Santander entre janeiro e setembro deste ano foi de “apenas” R$ 34 bilhões. Apesar da saúde sólida, as demissões nos bancos não pararam de ocorrer.

As três tendências do segundo turno

Editorial do site Vermelho:


O segundo turno das eleições municipais deste ano são uma importante oportunidade para impor mais derrotas ao bolsonarismo. São 57 cidades, sendo 18 capitais, número que corresponde a 60% do total de 95 municípios com mais de 200 mil eleitores, o limite mínimo para uma segunda rodada de votação. Pelo peso eleitoral e econômico, os resultados nesses centros urbanos irão incidir sobre o resultado do primeiro turno, modelando o cômputo geral do pleito.

Band publicou pesquisa falsa de Porto Alegre

Por Jeferson Miola, em seu blog:


Às 19:34h deste sábado, 28/11, a menos de 12 horas do início da votação do 2º turno, a Band noticiou resultados falsos de uma pesquisa inexistente sobre a disputa em Porto Alegre.

Na matéria [aqui], a Band afirmou que “pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 28”, mostra Sebastião Melo com 54% das intenções de voto e Manuela com 46%.

A Band informou também que “a pesquisa foi feita entre os dias 27 e 28 de novembro e ouviu 804 eleitores”, e que “o número de identificação na Justiça Eleitoral é RS-03118/2020”.

Meus sete minutos com Maradona, em 2006

Por Antonio Barbosa Filho

Dos muitos acasos felizes que marcaram minha vida, um dos mais inesquecíveis foi o dia em que, sem ser repórter esportivo, sem estar credenciado por nenhum veículo brasileiro, participei de uma entrevista coletiva de Diego Maradona, em Buenos Aires, nos idos de 2006.

Eu havia percorrido os maravilhosos sebos da Av. Corrientes, carregava duas bolsas plásticas cheias de livros, e parei num café para "una copa de vino". Lia os jornais locais quando deparei-me com breve nota: às 17:00 hs, haveria uma entrevista coletiva de jogadores da Argentina e do Brasil, sobre a partida de Showbol que aconteceria no dia seguinte no célebre ginásio Luna Park.