quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Ruralista abandona Sérgio Reis e Zé Trovão

Por Altamiro Borges


O "sertanojo" Sérgio Reis e o "caminhoneiro" Zé Trovão foram traídos. Que dó! Primeiro foi o "mito" Jair Bolsonaro, com sua "cartinha de arrego" ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deixou os dois ao relento. Agora, o ruralista Antonio Galvan, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja), “corneou” seus compadres!

Segundo revela o site Metrópoles, o valentão "tentou se distanciar das ameaças radicais do ex-deputado Sérgio Reis e de Zé Trovão contra o STF em seu depoimento à Polícia Federal. Galvan é investigado por supostos ataques à democracia e é suspeito de ter financiado os atos golpistas no 7 de Setembro". A PF ouviu o ruralista em 25 de agosto.

Allan dos Santos tinha uma infiltrada no STF

Pane do Facebook revela a exclusão digital

Por Cezar Xavier, no site da CTB:


A jornalista Renata Mielli explica que os mecanismos de monopólio estabelecidos entre operadoras de celulares e plataformas da “família Facebook” evidenciaram a exclusão digital dos brasileiros que só podem pagar por pacotes de dados que incluem Facebook, Instagram e WhatsApp.

O incidente com a “família Facebook” de aplicativos e provedores mostrou de forma explícita os diversos perigos de haver um monopólio privado - proprietário de três dos maiores serviços de trocas comunicacionais e simbólicas na internet -, deixando bilhões de pessoas no mundo sem o principal mecanismo de comunicação que têm. Esta é a constatação da jornalista e pesquisadora de Comunicação, Renata Mielli.

Um governo que somente “administra o caos”

Editorial do site Vermelho:

Foi-se o tempo em que a economia despontava como uma das principais vitrines do País. Em 2010, no último ano da “era Lula”, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 7,5% – maior alta em 24 anos. No final de 2011, já com Dilma Rousseff na Presidência, o Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou a sexta economia do mundo.

Dois anos depois, em 2013, nosso PIB per capita alcançou a marca recorde de R$ 26.445. E antes que o primeiro governo Dilma terminasse, em dezembro de 2014, houve um novo feito: a PME (Pesquisa Mensal de Emprego) apontava que apenas 4,3% dos brasileiros estavam desempregados, menor taxa – até hoje – da série histórica, iniciada em 2002.

Paulo Guedes e a decência

Por Eric Nepomuceno, no site Brasil-247:

Se até agora, na sua absoluta ineficácia e na mais completa dedicação a destruir o patrimônio público, Paulo Guedes era, ao menos neste aspecto, um retrato redondo do pior governo da história da República, a mais recente novidade envolvendo sua figura reforça essa imagem de maneira contundente: ele também não tem a mais remota ideia do que significa a palavra decência.

Outra estrela desse governo, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, forma, com Guedes, o par perfeito.

Um é ministro da Economia. O outro preside o Banco Central, e, em tal condição, também o Copom, o Comitê de Política Monetária, que entre outras funções tem a de determinar a taxa de juros básicos, a Selic.

Os dois, como todo rico muito rico, tratam de escapar de instabilidade, prejuízos e, acima de tudo, impostos.

Guedes e a moral flexível da mídia

Bolsonaro e os ataques à educação

Chefões da economia não acreditam no Brasil

O avanço do autoritarismo no ensino superior

Ficção e gambiarras no Orçamento de 2022