quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Novo advogado de Mauro Cid assusta Bolsonaro

Charge: Thiago
Por Altamiro Borges


Nesta semana, o tenente-coronel Mauro Cid, que está preso desde maio, trocou pela terceira vez de advogado. Deixou sua defesa Bernardo Fenelon, que alegou “perda de confiança” após as novas denúncias sobre a venda de joias, e entrou em campo Cezar Bittencourt. De cara, ele deu uma declaração que deve ter causado calafrios no “capetão” Jair Bolsonaro. Afirmou que seu cliente, acusado por inúmeros crimes, “apenas cumpria ordens”.

O fim melancólico da CPI do MST

Foto: Tarcísio Nascimento/MST
Por Igor Carvalho, no jornal Brasil de Fato:


Quem ainda se interessa pela CPI do MST, após três meses de falta de conteúdo consistente que justificasse a existência da mesma, deve se atentar aos próximos passos da comissão.

O aguardado depoimento de João Pedro Stedile, dirigente nacional e um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na última terça-feira (15), que durou mais seis horas, escancarou a falta de habilidade política e preparo técnico e intelectual do núcleo bolsonarista que habita a comissão e que não consegue ir além dos chavões sobre “comunismo” e “invasões de terra”.

Aqui em Brasília, havia um consenso sobre o depoimento de Stedile: vai colocar fogo na CPI ou enterrar de vez a comissão, que desde o dia 23 de maio deste ano tenta produzir notícias para as manchetes dos portais e jornais e conteúdos para as redes sociais.

Mapa esclarecedor das montadoras

Ilustração: Lev Shepelev
Por João Guilherme Vargas Netto


Em matéria de página inteira no Valor do dia 9 de agosto a jornalista Marli Olmos escreve que “novo capítulo de incentivo a montadoras faz renascer debate sobre benefícios ao setor”.

Mas o que quero ressaltar na edição é o mapa em que se apresenta o quadro das montadoras atuais no Brasil: 20 montadoras, 27 fábricas em 22 cidades de oito estados.

Além da complexidade do setor e das contradições entre as empresas, reportadas pela jornalista no texto, o mapa revela o alcance das representações sindicais no setor, com duas dezenas de sindicatos filiados a federações, confederações, centrais sindicais e à industriAll.

A quem interessa manter os paraísos fiscais?

Charge: Molina
Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:


Tema proibido na mídia corporativa, por razões fáceis de imaginar, o esforço do governo Lula e do ministro Fernando Haddad para cobrar impostos em paraísos fiscais - delícia financeira permitida pelo sistema de conivências internacionais chamado off shore - constitui um debate essencial no debate sobre o futuro econômico do país.

No início da década, calculava-se que empresários bilionários e alto executivos acumulavam, clandestinamente, uma fortuna estimada em 124 bilhões de dólares em contas no exterior - recursos suficientes para arrumar a saúde pública e reconstruir o conjunto das universidades federais, por exemplo.

Eletrobras: crônica de uma morte anunciada

Por Luís Nassif, no jornal GGN:


Quem assistiu “Queda Livre”, o documentário da Netflix sobre a Boeing, entendeu, de cara, a tragédia do apagão que atingiu 22 estados brasileiros.

O jogo é o mesmo.

A Boeing era o orgulho americano, em termos de segurança e responsabilidade para com o público, mas tinha o controle diluído. Houve a fusão com a Douglas, empresa menor, mas com controle concentrado.

Com suas ações, a Douglas assumiu o controle da Boeing e deu início a um profundo processo de enxugamento de pessoal, visando exclusivamente melhorar os dividendos.

Reduziu em todos os níveis, especialmente em manutenção. Acabou com a área de desenvolvimento de novos produtos, relançou velhos produtos com algumas implementações tecnológicas.