quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Petroleiros organizam greve contra demissões

Por Altamiro Borges

Nesta terça-feira (14), a Petrobras anunciou o fechamento da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados, localizada no Paraná, e a demissão sumária de todos os seus 396 petroquímicos. Em comunicado lacônico, a empresa apenas informou que a unidade estaria gerando prejuízo, já que “no contexto atual de mercado, a matéria-prima utilizada na fábrica (resíduo asfáltico) está mais cara do que seus produtos finais (amônia e ureia)”. O facão foi imposto sem qualquer negociação com o sindicato e a Federação Única dos Petroleiros.

Bolsonaro avança aos trancos e barrancos

Por João Guilherme Vargas Netto

Para evitar que se repita mais vezes durante o ano o erro que as direções sindicais, dos aposentados e dos partidos de oposição cometeram nestes dias de janeiro é preciso que se critique, com ênfase, a clamorosa manifestação de insensibilidade frente às agruras dos trabalhadores e do povo e a facilidade com que a geringonça de Bolsonaro avança com o silêncio obsequioso delas.

Refiro-me ao reajuste do salário mínimo e às filas e desatendimento do INSS que não mereceram nenhuma crítica nem provocaram indignação dos dirigentes, exceto uma frase no jornal e um artigo em rede social.

Dilma comenta "Democracia em Vertigem"

As bases do fascismo no Brasil

Entrevista inédita com Lula na TVT

Corrupção virou bandeira política nos EUA

Quanto vale a nossa democracia?

O salário mínimo no governo Bolsonaro

Como Damares quer prevenir gravidez precoce

Por Luís Fernando Tófoli, no site The Intercept-Brasil:

Diferentes pesquisas científicas sobre sexo desprotegido e gravidez precoce trazem repetidamente a mesma conclusão: não há evidências de que programas baseados na abstinência sexual sejam eficazes como defende a ministra Damares Alves. São artigos, publicados internacionalmente de 2007 a 2019, incluindo revisões sistemáticas, metanálises, estudos epidemiológicos e até uma revisão de revisões sistemáticas.

A maior parte dos dados vêm de países desenvolvidos, mas uma metanálise feita em países em desenvolvimento tampouco conseguiu apontar efetividade nos programas centrados em abstinência.

Moro no Roda Viva já é vexame anunciado

Por Leandro Fortes

Não há nada mais humilhante para um repórter do que se submeter a pautas prévias de assessorias de imprensa em entrevistas, sejam coletivas ou individuais.

Sempre tive como norte, nesses casos, perguntar, justamente, aquilo que era vetado pela assessoria. E ensinei a meus alunos, quando professor de faculdade de jornalismo: o tema vetado deve ser alvo logo da primeira pergunta.

Porque se o jornalista não fizer isso, vai estar desmoralizando a si e à profissão que abraçou.

Um presente de grego de Trump para o Brasil

Editorial do site Vermelho:

Não há motivos para se comemorar a decisão do governo dos Estados Unidos de formalizar a prioridade de ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o chamado “clube dos ricos”. Por trás do gesto está o projeto de enfraquecer ainda mais a Organização Mundial do Comércio (OMC), foro em que o Brasil e o espectro do BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China) conquistaram posições estratégicas.

O juiz de garantias e a fúria da juristocracia

Por Ana Paula Lemes de Souza, na revista CartaCapital:

O ano de 2019 se marcou por iniciativas de supressão democrática e investidas autoritárias, muitas delas tão escondidas que se tornou difícil enxergá-las com precisão, exigindo um esforço microscópico. São as pulverizações dos microfascismos, vezes tão pequenos e incontáveis que se tornam quase imperceptíveis, pois se acionam sobre as construções de subjetividades.

Outras delas são difíceis de enxergar pela camuflagem. Como numa emboscada da visão, somente são vistas com o afastamento do olhar. São esvaziamentos diversos que solapam as estruturas e, como cromatóforos de camaleões, metamorfoseiam e enganam a visão: destroem a democracia através da própria democracia, esvaziam os sentidos da Constituição utilizando a própria Constituição.

Globo dá aula sobre o que é ser bolsonarista

Por Jeferson Miola, em seu blog:             

A Folha de São Paulo [15/1] denunciou que Fabio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência [SECOM], é proprietário da empresa FW Comunicação e Marketing. Segundo a reportagem, através desta empresa Fabio “recebe dinheiro de emissoras de TV e de agências de publicidade contratadas pela própria secretaria, ministérios e estatais do governo Jair Bolsonaro”.

É um caso enciclopédico de violação do código de ética do serviço público, de conflito de interesses e de improbidade administrativa. Em outros tempos que não os atuais, cinicamente denominados como de “normalidade institucional”, isso daria até cadeia.