quarta-feira, 6 de junho de 2018

Crise dos combustíveis? Pergunte ao FHC

Por Paulo Cannabrava Filho, no site Diálogos do Sul:

Tudo começou quando, numa sequência maluca, em 13 dias houve nada menos que 11 aumentos no preço do diesel na bomba, ao consumidor. E a gritaria em protesto pelos altos preços já vinha ocorrendo desde julho de 2017, quando começou a nova política de preços da Petrobras, conduzida por Pedro Parente (parente de quem, cara pálida? Só se for do demo), um agente do mercado financeiro aliado do ilegítimo Temer, do MDB, indicado pelo inefável Fernando Henrique Cardoso, do PSDB. Tinha que ser, não é?

De herói a vilão, Gilmar Mendes entrega Lula

Questões sobre o fascismo brasileiro

Por Claudio Reis, no site Brasil Debate:

O fascismo como forma de governo nasce nas primeiras décadas do século 20. E o seu contexto geográfico é a Europa. Os motivos para o seu nascimento, portanto, devem ser buscados nesse tempo/espaço. Num primeiro momento, o fascismo é fruto da crise das correlações de forças políticas entre as potências imperialistas. A tentativa tardia de países como a Alemanha e a Itália de invadir e dominar outras nações na África e na Ásia levou a um profundo conflito de interesses entre as nações imperialistas da Europa. A Primeira Guerra Mundial é o resultado mais dramático desse conflito. E o fascismo, o desdobramento político-social desse drama.

Lula esbanja dignidade em depoimento

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O depoimento de Lula ao juiz da Lava Jato Marcelo Bretas deve ter desapontado os vermes rastejantes que passam seus dias inventando que ele está choroso e desanimado na prisão. Lula foi digno e revelou rara coragem diante do suplício a que está sendo submetido, mantido em isolamento. O vídeo do depoimento dele certamente fará sucesso na campanha eleitoral.

O primeiro encontro entre o ex-presidente Lula e o juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio, foi marcado pelo bom humor de ambas as partes. Houve piadas e momentos de descontração no começo e no fim da audiência, realizada nesta terça-feira (5).

Violência no Brasil tem cara, cor e idade

Do Blog do Renato:

A pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela d’Ávila publicou em suas redes sociais nesta terça-feira (5), comentários sobre o Atlas da Violência 2018, com base em dados do Ministério da Saúde, que mostram que os números de assassinatos de homens e mulheres negros cresceram no Brasil, enquanto, para os brancos caíram. “Esses dados comprovam que a violência do Brasil tem cara, cor e idade”.

Despesas com juros a todo vapor

Por Paulo Kliass, no site Vermelho:

A crise de abastecimento acentuada pelo movimento dos caminhoneiros, a tentativa de paralisação dos petroleiros abortada pela arbitrariedade da Justiça do Trabalho e a comemorada renúncia de Pedro Parente do comando da Petrobrás terminaram por ofuscar a divulgação das tenebrosas informações oficiais a respeito dos efeitos provocados pela política fiscal do governo Temer.

As duas vidas de Aécio Neves

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

O que poderia ter acontecido:

26 de outubro de 2014. Derrotado na eleição por uma margem estreita de votos, o senador Aécio Neves saúda a presidenta reeleita Dilma Rousseff e anuncia que irá tirar alguns meses de férias com a família. Afinal, tem um casal de filhos gêmeos nascidos durante a campanha.

“Vou aproveitar para tirar um tempinho para mim, para a Letícia e pros meus bebês. Família em primeiro lugar”, diz Aécio, sorridente, ao embarcar para uma temporada de férias em Cancún, seguida de uma temporada de estudos na Califórnia. Durante a estadia nos EUA, Aécio é flagrado em cenas cotidianas, comprando fraldas no supermercado, andando de bicicleta e a pé, e concede inúmeras entrevistas aos jornais brasileiros, sedentos por estampá-lo em suas páginas, e também à imprensa estrangeira.

Mercado saqueia Petrobras. Mídia acoberta!

Por Tatiana Carlotti, no site Carta Maior:

A paralisação dos caminhoneiros e a dos petroleiros demonstrou, de forma cabal, o abismo entre os interesses do mercado financeiro e os do povo brasileiro. Com o preço dos combustíveis nas alturas, a população teve um vislumbre do que significa, na prática, a privatização da Petrobras.

Os veículos de comunicação, por sua vez, esmeraram-se em acobertar o saque na estatal brasileira realizado pelos acionistas estrangeiros. Não apenas justificaram a adoção de preços internacionais para os combustíveis brasileiros, como legitimaram o repasse da conta à população, tecendo elogios a Pedro Parente.

FUP exige confisco de bens de Parente

Do site da FUP:

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) ingressou segunda-feira, 04/06, com Ação Civil Pública contra o ex-presidente da Petrobrás, Pedro Parente, por improbidade administrativa. A ação cobra a anulação do pagamento de US$ 600 milhões (cerca de R$ 2,2 bilhões) que a estatal fez em maio ao banco J.P. Morgan, como antecipação de quitação de uma dívida que só venceria em setembro de 2022. A transação foi autorizada diretamente por Parente, que é sócio do presidente do banco, José de Menezes Berenguer Neto, o que revela conflito de interesses.

Os descaminhos da Justiça no Brasil

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) autoriza um credor a sequestrar a carteira de motorista do devedor, atropelando todos os princípios que impedem as penas indiretas.

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autoriza um juiz a presidir julgamentos armado de revólver. A inacreditável Carmen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e do CNJ minimiza, dizendo que a decisão não está definindo normas, mas analisando um caso particular, como se a jurisprudência não fosse formada pelos julgamentos de casos particulares.

Lava-Jato e democracia são incompatíveis

Por Bepe Damasco, em seu blog:

Acertou em cheio o ex-ministro Eugênio Aragão ao apontar, em entrevista publicada na revista CartaCapital desta semana, como pré-requisito para a retomada da democracia no Brasil o enquadramento do Judiciário através de um.ato de força: “Acho que temos um consenso, tanto à direita quando à esquerda, de que algo precisa ser feito para colocar o Judiciário no lugar. O Judiciário cresceu demais, transbordou, tomou a autoridade do Executivo e do Legislativo. O Judiciário tem que parar de querer governar”, pregou o procurador aposentado do MP.

Lula é o nome da unidade

Por José Reinaldo Carvalho, no blog Resistência:

Não mais que de repente, parece que descobriram a pólvora, e em todos os espaços do espectro político a unidade passa a ser a ‘bandeira da esperança’.

Este foi um mote lançado há 30 anos por João Amazonas e logo abraçado por Miguel Arraes, que os levou à união com Lula e à fundação da Frente Brasil Popular, motor da memorável campanha de 1989, uma daquelas batalhas que na História se perde ganhando. Mais tarde, incorporou-se Leonel Brizola.

As quatro vitórias alcançadas pela ampla coalizão de forças em torno de Lula e depois de Dilma comprovaram a validade da tese e o valor da unidade.