quarta-feira, 6 de junho de 2018

Lula esbanja dignidade em depoimento

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O depoimento de Lula ao juiz da Lava Jato Marcelo Bretas deve ter desapontado os vermes rastejantes que passam seus dias inventando que ele está choroso e desanimado na prisão. Lula foi digno e revelou rara coragem diante do suplício a que está sendo submetido, mantido em isolamento. O vídeo do depoimento dele certamente fará sucesso na campanha eleitoral.

O primeiro encontro entre o ex-presidente Lula e o juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio, foi marcado pelo bom humor de ambas as partes. Houve piadas e momentos de descontração no começo e no fim da audiência, realizada nesta terça-feira (5).

Lula foi ouvido por videoconferência como testemunha de defesa do ex-governador do Rio Sérgio Cabral em ação penal da Lava Jato sobre supostas compras de votos na escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Logo no início da transmissão, Lula brincou ao ver a imagem do juiz no telão: “Esse é o Bretas?” E continuou brincando ao ver sua imagem no vídeo: Estou bonito, hein?”.

Essa foi a primeira aparição pública de Lula desde que ele foi preso no dia 7 de abril.

A gravação ainda não tinha começado, mas Bretas ouviu os comentários, já que os microfones estavam abertos. O magistrado ironizou: “Não fala mal de mim que eu estou ouvindo, hein?”. “Eu sei, estou com o microfone aqui na frente”, rebateu Lula em tom de brincadeira.

O encontro entre Lula e Bretas não chegou a ter momentos de tensão, diferentemente do que ocorreu nos interrogatórios do ex-presidente conduzidos pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba.

Ao fim dos trabalhos, Bretas elogiou o comportamento do ex-presidente e revelou um fato pessoal:

“O senhor é uma figura importante para o nosso país. (…) Aos 17 ou 18 anos, eu estava aqui em um comício na avenida Presidente Vargas, vivíamos um momento diferente no país. Estava lá usando um boné e uma camiseta no seu nome”, declarou o juiz em referência às eleições de 1989.

Em tom de brincadeira, Lula disse ao juiz: “Pode votar agora”. “Quando eu fizer um comício agora vou chamar o senhor para participar”. A brincadeira do ex-presidente provocou risadas no público que acompanhava a audiência.

Em seu perfil no Twitter, Bretas escreveu que a “audiência foi tranquila e respeitosa por TODOS os participantes”.


Vamos conferir a reportagem em vídeo reprisando esse show de dignidade e coragem do ex-presidente Lula [aqui].

0 comentários: