sábado, 20 de outubro de 2018

Jornalistas pela democracia e direitos!

Do site do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo:

José Trajano, Juca Kfouri, Ivo Herzog, Eduardo Suplicy, Mônica Zarattini, Eugênio Bucci, Maria Inês Nassif, Paulo Zocchi, Igor Fuser, Laura Capriglione, Pedro Pomar, Patrícia Zaidan, Eleonora de Lucena, Alceu Castilho, Miro Borges, Oswaldo Faustino, Rose Nogueira, Cândida Vieira, Tatiana Merlino, Fábio Venturini, Paulo Canabrava, William de Lucca e outros se manifestam pela democracia e pelos direitos na próxima terça-feira (23), às 19h, no Auditório Vladimir Herzog (R. Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Vila Buarque). Confirme sua presença no evento e compartilhe o convite nas suas redes sociais.

O que levou o JN a fazer jornalismo?

Eleição e roubo dos seus dados do Facebook

Por Renata Mielli, no site Mídia Ninja:

Alerta! Podem ter roubado seus dados do Facebook para alterar o resultado da eleição para Presidente do Brasil, divulgando mentiras e desinformação de forma massiva pelo WhatsApp com recursos ilícitos.

Por enquanto a afirmação acima é apenas uma suposição, já que não há dados suficientes que me permitam afirmar que isso ocorreu de fato. Mas o alerta é fundamental e o questionamento muito pertinente, já que se trata de uma interferência grave que pode alterar o resultado da eleição, e isso é um crime contra a democracia.

Edir Macedo tenta intimidar jornalistas

Por Glenn Greenwald, no site The Intercept-Brasil:

A provável ascensão ao poder do extremista de direita Jair Bolsonaro já está gerando um clima no qual jornalistas que criticam a ele, ou ao seu movimento – incluindo jornalistas que reportam para The Intercept –, estão sendo expostos a uma campanha agressiva de investigações pessoais, tentativas de intimidações e escrutínios perniciosas de membros de nossas famílias.

Esses ataques estão sendo orquestrados pelos meios de comunicação de propriedade do pastor evangélico bilionário e afogado em escândalos, Edir Macedo, que agora é um defensor explícito de Bolsonaro. O vasto império de mídia de Macedo – que inclui a segunda maior emissora de TV do país (Record), portais online (R7) e outras agências de notícias – está sendo usado para punir e retaliar jornalistas pelo crime de denunciar criticamente Jair Bolsonaro, seu movimento e as empresas de Macedo.

É hora da campanha boca a boca

Aracaju, 20/10/18
Por Cesar Locatelli, no site Jornalistas Livres:

O poder econômico está onde sempre esteve: do lado oposto. Alunos e professores da Universidade de São Paulo resolveram fazer sua parte naquilo que consideram a mais efetiva ação para conquistar votos: a campanha boca a boca. Para organizarem os trabalhos, reuniram-se no auditório da Faculdade de Educação.

O professor José Sérgio Carvalho, da Faculdade de Educação da USP, leu o artigo “Lembrai-vos” do professor Flávio Brayner da Universidade Federal de Pernambuco:

Brasil é alvo da guerra híbrida

Por Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena, no site Tutaméia:

“Há uma Guerra Híbrida muito intensa sendo travada no Brasil neste momento e afeta todas os aspectos da vida de cada cidadão. Ao longo dos últimos dois anos, agentes externos vêm tentando muito sutilmente condicionar a população para voltá-la contra o Partido dos Trabalhadores, usando instrumentos como a Operação Lava Jato, apoiada pela NSA [agência norte-americana de inteligência]”, afirma o analista político norte-americano Andre Korybko, autor de “Guerras Híbridas – Das Revoluções Coloridas aos Golpes”, recém-lançado no Brasil pela Expressão Popular.

Jornal Nacional se redime da vergonha

Por Gilberto Maringoni, no blog Diário do Centro do Mundo:

Correta, honesta e equilibrada. Assim podem ser classificados os quase oito minutos que o Jornal Nacional desta sexta (19) dedicou ao principal tema da agenda política desde ontem, o Zapgate (o nome, genial, foi divulgado por Isabel Lustosa).

Provavelmente não se trata de opção política, mas da rendição a uma evidência jornalistica, que não pode ser ocultada depois que o próprio WhatsApp cancelou dezenas de milhares de contas suspeitas de spam e de fake news. O assunto inundou as redes e deixá-lo de lado implicaria sério risco à credibilidade do programa da Globo.

Dono da Havan insufla agressões a jornalista

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A Associação Brasileira de Jornalismo investigativo, Abraji, soltou ontem à noite nota denunciando que Luciano Hang, dono das Lojas Havan e um dos acusados de estar financiando a onda de fake news pró-Jair Bolsonaro, ameaçou (e cumpriu a ameaça) de espalhar para sua rede de 56 mil seguidores (e sabe Deus quantos replicadores mais) o telefone do repórter Ricardo Galhardo, que  ligou para o empresário para ouvi-lo sobre a suspeita de que ele havia contratado envios de mensagens em massa.

“Quando perguntei sobre o assunto, ele me xingou, disse que iria ‘me f***er’ e que iria colocar meu telefone nas redes sociais”, relata o jornalista.

Como Haddad pode virar o jogo?

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

“Ditadura não terminou: quando você não acerta suas contas com a história, a história te assombra” (Vladimir Safatle, filósofo, no jornal espanhol El País, que faz a melhor cobertura da eleição brasileira).

Entra dia, sai dia, e a campanha do segundo turno embarca na reta final na mesma pasmaceira, sem qualquer fato político novo que possa mudar o cenário consolidado a favor de Bolsonaro nas pesquisas, sem nenhum sinal de reação da campanha de Haddad.

As duas peles de Bolsonaro

Por João Roberto Martins, no site Carta Maior:

“Sou capitão do Exército, a minha especialidade é matar”, disse, com sua alegada sinceridade, o então deputado e pré-candidato à Presidência da República, a 29 de junho de 2017, em entrevista coletiva em Porto Alegre. A frase pode servir de atalho para ingressar em sua complexa personalidade.

Manifesto internacional contra o fascismo


Nós, mulheres e homens de várias partes do mundo comprometidos com a Democracia e os Direitos Humanos, expressamos o mais profundo repúdio ao candidato de extrema-direita, Jair Bolsonaro, que disputa o segundo turno da eleição presidencial no Brasil no próximo 28 de outubro.

As posições que o candidato tem sustentado ao longo de sua vida pública e nesta campanha eleitoral são calcadas em valores xenófobos, racistas, misóginos e homofóbicos.