sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Nota de pesar: Silvio Tendler

Do site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:


O Brasil perde uma de suas vozes mais potentes no cinema e na cultura. Silvio Tendler, documentarista que dedicou sua vida a registrar a memória política, social e cultural do país, faleceu nesta sexta-feira (5). Seu legado ultrapassa as telas e se confunde com a luta por democracia, justiça social e comunicação plural.

Confira abaixo a nota de pesar do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé:

Silvio Tendler, presente!

A impunidade faz mal à democracia

Charge: Zepa
Por Roberto Amaral, em seu blog:

Iniciou-se no dia 2 de setembro aquele que, por certo, é o mais importante julgamento da República, eis que pode significar o rompimento da inércia em face da tragédia da conciliação, responsável pelo nosso atraso político, e de tudo que dele deriva: uma história feita aos trancos e barrancos, plena de tristeza e avara nas conquistas sociais. Uma democracia continuadamente apunhalada pelos donos do poder, do latifúndio herdado do Império ao conluio Faria Lima-PCC. Uma democracia cerzida pela caserna com os fios da miséria política.

É o Brasil que temos, empurrando para fora da estrada o Brasil que poderia ter sido.

Império dos 'Incitati' e as Mulas sem Cabeça

Charge: R.Sikoryak
Por Marcelo Zero, no site Brasil-247;

Trump, nosso moderno Calígula, essa dádiva divina que a máfia imobiliária do Queens legou generosamente ao planeta, vem causando caos por onde sua fisicamente volumosa e mentalmente raquítica figura passa.

Tal como Átila, o Huno, Trump, o Maga, impede o crescimento da grama, da economia e das democracias nos lugares percorridos pela sua equipe de excitados e improvisados “incitati”, com seus afiados cascos tarifários e políticos.

Segundo o Banco Mundial, a economia global terá a década mais lenta para o crescimento econômico mundial, desde a década de 1960, à medida que os efeitos das tarifas de Donald Trump forem sentidos.

Na análise prospectiva desse banco, criado para servir aos interesses dos EUA e da Europa, quase dois terços dos países do mundo tiveram suas previsões de crescimento reduzidas, em relação ao último conjunto de previsões dessa vetusta instituição, feito há seis meses.

As big techs e o complexo militar dos EUA

Tarcísio sabia de esquema do PCC

O mundo exige o fim do genocídio em Gaza

A despedida de Mino Carta