domingo, 13 de junho de 2021

Pazuello, Mayra e Araújo têm sigilo quebrado

Por Altamiro Borges

O general Eduardo Pazuello, o ex-chanceler "Beato" Ernesto Araújo e a "capitã Cloroquina" Mayra Pinheiro terão seus sigilos telefônico e telemático quebrados nos próximos dias. A decisão pode ajudar a esclarecer quem ganhou grana com o "tratamento precoce" e a venda do Kit-Covid e quantas mortes estas maluquices causaram no Brasil, principalmente com o atraso na compra de vacinas.

A decisão foi tomada no sábado (12) pelos ministros Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles negaram os pedidos do ex-ministro da Saúde, do ex-ministro das Relações Exteriores e da secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde para suspender determinação da CPI do Genocídio de quebrar seus sigilos.

As mentiras do presidente e a Copa América

Bolsonaro quer controlar a internet

CPI seguirá a grana que bancou a cloroquina?

Vidas negras importam!

Pandemia aumenta violência contra mulher

Surge uma nova geração anticapitalista?

Ilustração: AnnaPa
Por Paul Mason, no site Outras Palavras:

Eles passaram por provas, testes, julgamentos e avaliações desde crianças; disseram-lhes que precisavam se destacar, competir e ter sucesso. Mas, por causa da covid-19, toda uma geração de estudantes que deixou a escola e a faculdade enfrenta um presente sombrio e um futuro incerto na Europa.

Quando o The Guardian perguntou aos jovens europeus - entre a adolescência e os pouco mais de vinte anos - como a pandemia fazia-os se sentirem, era de se esperar um excesso de frustração: empregos perdidos, amizades distanciadas à força, encontros amorosos cancelados. Mas o que surgiu foi uma crítica ao capitalismo.

Assim como seus predecessores nos levantes que se seguiram à crise de 2008, esta geração de jovens está pronta para tirar conclusões sistêmicas da maneira como as elites políticas administraram a pandemia. Eles sabem que pagarão impostos mais altos e que vão carregar dívidas pessoais maiores, além de enfrentar mais incertezas do que qualquer outra geração desde a Segunda Guerra Mundial.

Os militares e o Plano Bolsonaro

Por Vinicius do Valle, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

O anúncio de que o Exército brasileiro absolveu o general Eduardo Pazuello acendeu o sinal amarelo de muitos analistas políticos. Ao dizer que acataria os argumentos do general, o Exército assumiu a constrangedora posição de considerar o ato político de 24 de maio no Rio de Janeiro como apenas um “passeio de motocicleta”, e não um evento partidário, porque Bolsonaro, apesar de todo o discurso fortemente eleitoral, não é filiado a nenhum partido. A absolvição, ainda mais com base em justificativas tão esdrúxulas, tem como consequência abrir as portas para a quebra da hierarquia militar, dando aos militares da ativa – das mais distintas patentes – a possibilidade de se posicionar e, mais do que isso, se articular politicamente, de forma explícita.

Não tem conversa com bolsonarista

Por João Paulo Cunha, no jornal Brasil de Fato:

Não quero papo com bolsonarista. Pode ser até parente próximo, pai, filho ou mesmo o espírito santo. Sem chance. A expressão “troca de ideias” padece de uma crença na capacidade do outro em trazer algo novo para o horizonte, que mereça até mesmo ponderação ou mudança de ponto de vista. Não é o caso dos minions: não tem como ser um deles sem deixar de ser gente. Pelo menos o que entendo por gente. Tem conversa que não vale a pena.

Crescimento do PIB e desigualdade de renda

Editorial do site Vermelho:


As projeções e os dados do crescimento da economia brasileira têm servido de maquiagem para as ilusões que o governo Bolsonaro tenta vender. O país segue com baixo investimento – público e privado –, o que afeta, além da infraestrutura, o emprego e a renda, componentes básicos do desenvolvimento nacional associado ao progresso social. O persistente crescimento do desemprego em níveis elevados, por exemplo, decorre, basicamente, do baixo investimento, a causa fundamental da inconsistência da retomada do crescimento.

Com que finalidade induziram à morte?

Por Moisés Mendes, no Diário do Centro do Mundo:


Com que finalidade o deputado e médico Osmar Terra propagou com insistência no ano passado, com a cumplicidade de parte da imprensa, a informação de que a epidemia da Covid-19 não mataria nem mil pessoas no Brasil?

Com que finalidade?

Esta é a pergunta que abre as portas para muitas respostas.

Com que finalidade Terra, no começo da epidemia (que ainda não era pandemia), saiu a alardear que as pessoas não precisariam se proteger, que nem de vacina o Brasil precisaria, porque morreria pouca gente e em pouco tempo todos estariam imunizados pelo contágio de rebanho?

O avião, as motos e o jegue

Por Fernando Brito, em seu blog:


Jair Bolsonaro, “nem aí” para governar, está como se estivesse em reta final de campanha eleitoral.

Aproveita enquanto pode usar, e usa, a máquina pública para promover seu turismo eleitoral, provocativo e agressivo.

Confia em que haverá, além das falanges fascistóides e orgulhosas de de sua ignorância, uma maioria que adira, outra vez, por manipulação e preconceito, ao “candidato do jegue”, como se referiu ontem a Lula, ao invadir um avião em Vitória para produzir alvoroço e, pelo que se viu nos vídeos, até uma briga dentro da aeronave (artigo 261 do Código Penal: “expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea”).