domingo, 14 de maio de 2023

Globo testa trocar equipe de jornal por robôs

Imagem da internet
Por Altamiro Borges


O site Notícias da TV revelou na quinta-feira (11) que “a Globo tem feito testes no estúdio de vidro dos jornais locais de São Paulo para que eles passem a contar com câmeras-robô, operadas por controle remoto. A medida visa modernizar e economizar. Na semana passada, a emissora desligou 20 nomes que trabalhavam na sua área técnica”.

Mauro Cid acende alerta na família Bolsonaro

Impeachment de Guillermo Lasso no Equador

Articulação é uma coisa; milagre é outra

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Quem se depara com os comentaristas de política da imprensa comercial falando ou escrevendo sobre a “crise” da relação do governo com o Congresso Nacional sai com a impressão de que projetos de importância crucial para Lula, como as novas regras fiscais e a reforma tributária, foram rejeitados pelo Legislativo.

Nada disso aconteceu. Até agora “as derrotas contundentes do governo" se limitam à não votação do PL das Fake News, que embora contasse com o apoio dos parlamentares da esquerda nunca foi do governo, mas sim de autoria do senador tucano Alessandro Vieira, e alguns decretos sobre saneamento assinados pelo presidente Lula.

Brasil precisa debater dívidas e bancos

Os despejados, Candido Portinari, 1934
Por Antonio Martins, no site Outras Palavras:


O super-endividamento da população é um tema silenciado no debate público brasileiro – por certo, devido à força do sistema financeiro e à sua capacidade de pautar o que a mídia diz ou cala. Mas este ocultamento não diminui nem a gravidade do problema, nem a dor de suas vítimas. Quase oito em cada dez pessoas estavam endividadas em maio. Pior: 66,1 milhões (43,3% das pessoas com mais de 19 anos) haviam se tornado inadimplentes. Submetidas ao padrão de juros do Brasil, elas transferem boa parte de sua renda aos bancos. Em A Era do Capital Improdutivo, o economista Ladislau Dowbor demonstrou que, aqui, a taxa média paga pelas famílias a eles gira em torno de 133% ao ano — contra menos de 10%, nos países da OCDE. Juntas, pessoas físicas e jurídicas são sugadas, anualmente, em R$ 999 bilhões, ou cerca de 16% do PIB [1]. Este processo gera insegurança financeira (e psíquica), esteriliza recursos que poderiam irrigar a economia e concentra riquezas de maneira brutal.

Revisão da legislação trabalhista no Brasil

Por Nivaldo Santana, no site Vermelho:


Durante a campanha presidencial, a chapa “Vamos Juntos pelo Brasil”, liderada por Lula e Alckmin, apresentou para debate na sociedade um documento intitulado “Diretrizes para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”

Em um dos pontos, é afirmado que “o novo governo irá propor … uma nova legislação trabalhista de extensa proteção social a todas as formas de ocupação, de emprego e de relação de trabalho… revogando os marcos regressivos da atual legislação trabalhista”.

Coerente com essa afirmação, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, criou um grupo de trabalho tripartite, com participação de representações dos trabalhadores, empresariais e do governo, para atualizar as leis do trabalho do Brasil.

Feira mostra força de assentamentos do MST

Foto: Juliana Barbosa/MST
Do site do MST:

Cultura, música, alimento saudável, partilha. Existe uma gama de palavras para pronunciar quando se trata de resumir a experiência da 4ª Feira Nacional da Reforma Agrária, realizada no Parque Água Branca, em São Paulo, que reuniu mais de 1700 produtores agroecológicos de todo o país, organizados em 191 cooperativas e associações de agricultores familiares, em uma grande mostra da luta pela democratização da terra e pela soberania alimentar.