terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Lula cresce também nas camadas médias

Da Rede Brasil Atual:

A jornalista Raquel Faria, do jornal mineiro O Tempo, afirmou no domingo (24) que o apoio da população ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem crescendo entre a classe média. “Pesquisadores estão assombrados com a nova façanha de Lula: ele avança na classe média.” A afirmação tem base em recentes pesquisas de opinião que apontam para tal fato.

“Pelo menos três institutos nacionais já detectaram queda da rejeição e alta da aceitação ao ex-presidente no eleitorado mais instruído. No Ipsos, único a divulgar dados, a aprovação ao petista já chega a 35% na classe AB (o índice era de 14% há seis meses) e a 42% nos estratos com ensino superior (26% antes)”, completa. De fato, de acordo com a mais recente pesquisa, do Ipsos, a rejeição de Lula chegou ao menor patamar desde 2015.

Suspeita de vingança de Temer contra Alckmin

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Foi um fato fortuito o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão federal hoje dominado em seus postos principais por indicados de Michel Temer, ter decidido tornar públicos dois inquéritos embaraçosos para Geraldo Alckmin e o PSDB paulista sobre um cartel de empreiteiras? Ou foi uma vingança de Temer para sabotar os sonhos presidenciais do governador?

O peemedebista ficou furioso com os votos de deputados do PSDB para ele ser processado no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção, formação de quadrilha e obstrução à Justiça. Guardou ira particular contra Alckmin, a quem nos bastidores identificava como principal culpado pelo fato de os tucanos paulistas terem desaguado votos a favor da investigação.

Alckmin e Bolsonaro querem privatizar tudo

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

À luz da pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira 26 de dezembro, que mostra que SETENTA POR CENTO dos brasileiros são contra privatizações, vale uma reflexão sobre o que deve acontecer no Brasil na eleição presidencial do ano que vem, já que os principais candidatos de direita vinham alardeando a intenção de privatizar até o ar que respiramos.

A direita e a extrema-direita vêm se estapeando pela primazia de enfrentar a candidatura presidencial do PT na eleição de 2018. Os MBL’s da vida acham que há uma onda destra no país. Pobres tolos. Não conhecem a alma dos brasileiros.

2018: barrar as mudanças na Previdência

Por Juliana Gonçalves, no jornal Brasil de Fato:

A tentativa de mudanças na legislação que rege a Previdência Social será o foco da disputa política em 2018, se configurando como ponto central da possível perda de mais direitos dos trabalhadores.

É o que aponta João Paulo, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). "O governo golpista tem três grandes frentes de ação que ele deve intensificar: é o tema das vendas dos artigos públicos do estado, ou seja, o processo de privatizações. Segundo, a retirada de direitos, em especial o tema da reforma da previdência, que será o ponto central. E, por último, o ajuste das contas públicas que é basicamente o corte dos serviços públicos que deve ampliar para as áreas de saúde e educação, já que as demais áreas já foram afetadas", disse.

Temer fez permuta com a cúpula da Globo

Por Mauro Donato, no blog Diário do Centro do Mundo:

No começo de outubro, o presidente Michel Miguel Temer reuniu-se com os irmãos Marinho, donos da Globo, num jantar ‘reservado’, algo camuflado na agenda oficial.

Pegos no pulo, tanto Michel Temer quanto os Marinhos soltaram notas esclarecendo que o encontro tinha sido apenas para pedir apoio para a reforma da Previdência e que a conversa se deu de maneira “absolutamente republicana, sem pedidos ou promessas de qualquer das partes”.

Segundo a Folha, o convescote ocorreu na casa de Roberto Irineu Marinho e contou com seu irmão João Roberto Marinho, além do vice-presidente de Relações Institucionais da Globo, Paulo Tonet.

A guerra contra o Papa Francisco

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Muito boa a extensa reportagem de Andrew Brown, do jornal inglês The Guardian, sobre a oposição crescente e organizada, dentro da Igreja Católica, ao Papa Francisco.

O jornal Público, de Lisboa, publicou a sua tradução e é leitura obrigatória para quem quiser entender o que se passa dentro do Vaticano e como, também lá, as forças da intolerância não suportam a orientação humanista que o cardeal argentino Jorge Bergoglio imprimiu à Santa Sé.

Um aperitivo do texto integral , que está aqui:

Petrobras estatizada... para a Noruega

Do blog Socialista Morena:

Essa é para os coxinhas que sempre defenderam a privatização da Petrobras. Comandada pelo tucano Pedro Parente, o patrimônio da gigante brasileira do petróleo está sendo entregue a… uma estatal norueguesa, a Statoil. Quer dizer: em vez de privatizar, o consórcio PMDB-PSDB está estatizando a Petrobras, só que para outros países. Ganha o povo norueguês, perde o brasileiro. Bem que Aécio Neves prometeu durante a campanha em 2014 que o PSDB no poder iria “reestatizar a Petrobras”. Só não disse que seria para a Noruega.

Desnacionalizar a Embraer é inaceitável

Por Haroldo Lima, no Blog do Renato:

A pretensão americana de comprar a Embraer atinge nossa soberania. A Embraer foi fundada em 1969 e até sua privatização em 1994, durante 25 anos, foi alvo de muito investimento público, feito para garantir ao Brasil um espaço na produção de aeronaves e em serviços especiais de defesa aérea. Não é uma empresa qualquer, é estratégica.

Para o Brasil, o ponto mais vulnerável em toda essa história, é que o governo que está à frente do país é, desenganadamente, antinacional. Não fosse assim, poderia acionar a ação “golden share”, que lhe dá poder de veto em casos como a transferência de controle acionário da companhia. Quando foram criadas, as ações “golden share” tinham primordialmente esta função.

Brasileiros rejeitam privataria de Temer

Por Altamiro Borges

Nos anos de 1990, com a derrocada do bloco soviético e a crise fiscal dos Estados de Bem-Estar Social na Europa, o neoliberalismo conquistou uma hegemonia acachapante em várias partes do mundo. Adoradores do “deus-mercado” foram eleitos e reeleitos em muitos países. A América Latina tornou-se um laboratório das políticas de desmonte do Estado, da nação e do trabalho. A situação atual, porém, é diferente. As forças ultraliberais, em aliança com seitas fascistas, estão na ofensiva, mas não reconquistaram uma hegemonia absoluta. Isto talvez explique a rejeição ao usurpador Michel Temer. O covil golpista fez uma leitura errada do novo contexto e afunda na impopularidade. A pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (26) reforça esta possibilidade.

Na TV, Temer mente de forma doentia

Por Altamiro Borges

Na noite de domingo (24), véspera do Natal, o usurpador Michel Temer invadiu as casas de milhões de brasileiros para mentir descaradamente. Em cadeia de rádio e tevê, ele afirmou que “saímos da recessão”, “os investimentos estão de volta” e, num gesto de pura provocação, ainda disse que “com a reforma trabalhista, o número de vagas será cada vez maior”. Após pintar um cenário róseo, em um país que bate recordes de desemprego e assiste a piora de todos os índices sociais, o Judas ainda teve a caradura de defender a urgência da “reforma da Previdência”, que vai liquidar a aposentadoria dos trabalhadores. Ele só não estragou a ceia de Natal dos angustiados brasileiros porque poucos – apenas 3% – ainda acreditam nas suas mentiras.