segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Apagão no Amapá pode adiar as eleições

Por Altamiro Borges

A privatização do setor elétrico segue causando transtornos no Amapá. Neste fim de semana, segundo relato do jornal Estadão, ocorreram protestos em várias localidades que estão sem energia desde terça-feira (3) devido a incêndio em uma subestação de Macapá. As manifestações foram reprimidas pela Polícia Militar.

Diante do caos em vários municípios amapaenses, a Justiça Federal determinou que a empresa espanhola Isolux, responsável pela subestação, restabeleça o fornecimento de energia elétrica sob o risco de multa de R$ 15 milhões. A estatal Eletrobras foi acionada para consertar os danos causados pela empresa privada.

Trump, Bolsonaro e as fraudes eleitorais

Por Altamiro Borges

Jair Bolsonaro, o vira-lata sarnento de Donald Trump, copia o presidente dos Estados Unidos em quase tudo. "Gripezinha", "histeria da imprensa", "vacina chinesa". Geralmente, ele demora uma semana para o plágio desavergonhado. Numa questão, porém, o derrotado dos EUA parece copiar o panaca nativo: a denúncia de fraude eleitoral.

Em 9 de março de 2019, Bolsonaro bravateou: "Eu acredito que, pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu tinha sido, eu fui eleito no primeiro turno, mas no meu entender teve fraude. Temos não apenas palavra, temos comprovado, brevemente eu quero mostrar".

O trumpismo foi legitimado e segue vivo

Por Roberto Amaral, em seu blog:


Após dias de suspense, a vitória de Joe Biden foi, enfim, anunciada, aliviando a angústia e os temores dos que repelem a degradação da política. No plano internacional, esse resultado alimenta a esperança na retomada do diálogo multilateral. Em princípio, pois, a transmissão de cargo no dia 20 de janeiro próximo não será uma mera troca de presidentes, como já não fora a de Obama por Donald Trump, como se viria depois.

O que esperar de Joe Biden nos EUA

Crime da Vale e a economia do desastre

Histórico! Evo Morales retorna à Bolívia!

Eleições nos EUA e o legado do trumpismo

Vitória de Biden terá impactos no Brasil

Um guia incorretamente político

A aliança nacional contra Bolsonaro