terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

EUA conspiram na Venezuela

Iván Lira/Rebelión
Por Altamiro Borges

O governo venezuelano determinou que três “diplomatas” dos EUA deixem o país até quarta-feira (20). Breean Marie Mc Cusker, Jeffrey Gordon Elsen e Kristopher Lee Clark são acusados de incentivar os protestos violentos que abalam a nação vizinha há quase uma semana. Há inúmeros documentos que comprovam que os três se reuniram com “estudantes” e líderes da direita local. Elías Jaua, ministro das Relações Exteriores, garante que não há mais dúvida de que os EUA conspiram novamente para derrotar a revolução bolivariana. Para quem conhece a história das ações imperialistas na América Latina, a denúncia não surpreendente. Para os ingênuos, porém, basta a cobertura colonizada da mídia nativa!

Folha tem saudade da "ditabranda"

Por Cadu Amaral, em seu blog:
 

O grupo Folha é um dos mais influentes grupo de mídia do Brasil. E como todos os grupos da mídia grande, apoiou a ditadura civil-militar no Brasil. Chegou até a chamar esse período de "ditabranda".

Na época, para fazer valer os interesses de todos que estavam se dando bem com o regime dos presidentes generais, a Folha chegou a emprestar seus carros para transitar livremente entre os que resistiam ao arbítrio.

A covardia de Roberto Freire

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

A nova contribuição de Roberto Freire para atualizar sua biografia consiste em pedir o bloqueio das doações destinadas a José Dirceu.

Vamos combinar: é uma covardia absoluta atacar um cidadão preso.

Oposição tenta sufocar apoio a Dirceu

http://jromarq.wordpress.com/
Do blog de José Dirceu:

Ao pedir à Procuradoria da República no Distrito Federal que bloqueie as doações da campanha “Eu Apoio Zé Dirceu”, a oposição mais uma vez cria um factoide com objetivos políticos.

A Ação Civil citada pelo deputado Rubens Bueno (PPS-PR) nem sequer tem o ex-ministro José Dirceu como réu. Ainda em primeira instância, o juiz responsável excluiu José Dirceu do processo, sob o argumento de que não caberia uma ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro. O Ministério Público ainda tenta recurso, porém o que prevalece hoje é a decisão da Justiça de primeira instância de excluir Dirceu do processo.

A emoção é má conselheira

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

A morte do cinegrafista Santiago Andrade, ocorrida no dia 6/2 durante ato de protesto contra o preço do transporte público no Rio de Janeiro, pode produzir consequências muito mais profundas na rotina dos brasileiros do que o atentado do Riocentro, ocorrido em abril de 1981, o massacre do Carandiru, em outubro de 1992, e a chacina da Candelária, em julho de 1993.

PSDB tenta isolar Azeredo. Azar dele!

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Quase um ano atrás, em 20 de fevereiro de 2013, o senador mineiro Aécio Neves subiu à tribuna para um discurso sobre “os 13 fracassos do PT”. Era a resposta do presidenciável à festa de dez anos dos petistas no poder, realizada no mesmo dia e comandada por Lula e a presidenta Dilma Rousseff. Economia fraca, atraso nas obras, sucateamento da indústria e derrocada da Petrobras integraram os temas.

Copa do Mundo e a mídia esquizofrênica

Por Laurindo Lalo Leal Filho, na Revista do Brasil:

Encerrei o artigo publicado na edição de janeiro da Revista do Brasil com a expressão “2014 promete”. Escrito em dezembro, chamava a atenção para o desespero da oposição, representada pela mídia, na busca de um candidato para as eleições presidenciais deste ano, alertando sobre o previsível “vale-tudo”. A previsão, infelizmente, começou a se confirmar antes mesmo do fim do ano, com o jornalista Elio Gaspari pedindo na Folha de S.Paulo a volta das manifestações de rua, seguido na mesma linha por vários outros comunicadores, até pelo Faustão, na Globo.

O artigo 16 do Marco Civil da Internet

Por Deborah Moreira, no sítio Vermelho:

O artigo 16 da versão mais atual do Projeto de Lei 2.126/11, que define o Marco Civil da Internet, determina que "qualquer funcionário administrativo, policial ou membro do Ministério Público pode requerer os chamados logs de aplicação", os metadados dos serviços de um usuário na Internet. Segundo organizações da sociedade civil que compõem a mobilização Marco Civil Já, o texto dá margem para criar um estado vigilantista, aos moldes da agência de espionagem estadunidense NSA.

A desinformação sobre Pizzolato

http://oblogdoabelha.blogspot.com.br/
Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

A grande mídia continua fazendo um excelente trabalho de contra-informação quando o assunto é Henrique Pizzolato e mensalão. Os leitores têm de tomar muito cuidado. O mensalão sempre foi uma operação eminentemente midiática. E continua sendo. Os mesmos grupos que fizeram o que fizeram, não só durante o julgamento da Ação Penal 470, mas antes, durante a montagem da peça de acusação, continuam agindo. Eles vão usar todas as suas armas agora para desmoralizar Pizzolato porque entendem que isso será necessário para minimizar os contra-ataques que podem vir da Justiça italiana.

Confissão de Boni sobre crime da Globo

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Me enviam um vídeo que resume o Brasil.

Nele, sorridente, aparentemente orgulhoso, o ex-chefão da Globo, Boni, confessa um crime de lesa sociedade.

Você pode vê-lo aqui.

Boni conta que, no célebre debate entre Lula e Collor que definiria as eleições presidenciais de 1989, a Globo preparou Collor.

William Bonner é corrigido ao vivo

O tucano que virou boi de piranha

Por Altamiro Borges

O ex-governador mineiro Eduardo Azeredo, acusado de participar da montagem de um milionário esquema de desvio de recursos públicos para irrigar o Caixa-2 do PSDB, deve estar se sentido o próprio “boi de piranha”. Segundo o sítio do jornal Valor Econômico, em texto postado na noite desta segunda-feira (17), o inescrupuloso FHC parece que resolveu lança-lo às feras para salvar a imagem do partido e de Aécio Neves, o cambaleante presidenciável dos tucanos. “Se o STF acha que ele tem culpa, tem culpa”, afirmou após palestra para empresários em Santo André, organizada pelo jornal Diário do Grande ABC. “Tem que torcer para que ninguém tenha feito nada de errado. Mas se fez, tem que pagar”.