sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

A prisão dos neonazistas alemães e o Brasil

Os primeiros nomes do governo Lula

300 mil pessoas na posse de Lula em Brasília

Os uso do lawfare contra a mídia

As batalhas cruciais sobre verbas públicas

Bolsonaro implora para não ser preso

A 1ª mulher na Academia Brasileira de Letras

Feminicídio e estupro crescem com Bolsonaro

Feminicídio, janeiro de 2021/Matías Tejeda (Mate)
Por Altamiro Borges


A ascensão do fascismo no Brasil, com a chegada ao poder do “capetão” Jair Bolsonaro, abriu as portas do inferno – destampou o esgoto. Todos os piores preconceitos – machismo, racismo, homofobia, xenofobia e tantos outros – vieram à tona. Nesta semana, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou dados assustadores sobre o aumento da violência contra as mulheres no país.

O primeiro semestre deste ano registrou aumento de 10,8% no número de feminicídios em relação ao mesmo período de 2019, no início do governo do misógino. Em média, quatro mulheres foram assassinadas por dia entre janeiro e junho, totalizando 699 vítimas (3,2% a mais do que no ano passado). Os números subiram de 631 feminicídios em 2019 para 664 em 2020, 677 em 2021 e 699 em 2022.

A prisão dos neonazistas alemães e o Brasil

Polícia detém Heinrich XIII (príncipe) em Frankfurt
Foto: Boris Roessler/AP
Por Altamiro Borges

O site alemão Deutsche Welle (DW) revelou nesta quinta-feira (8) que “cresce para 54 o número de suspeitos de envolvimento em complô golpista de extrema direita na Alemanha. Autoridades já prenderam 25 pessoas, incluindo um ‘príncipe’, juíza e ex-militares”. Um dos chefes da milícia neonazista vivia parte do seu tempo no Brasil, possuindo três empresas em Santa Catarina.

O chefe do Departamento Federal de Investigações (BKA, na sigla em alemão), Holger Münch, avalia que a cifra de fanáticos envolvidos na conspiração para derrubar o atual governo e instalar um novo Reich nazista ainda pode crescer. “Ele afirmou que outras pessoas foram ‘identificadas’ e que a polícia está trabalhando para determinar a ligação delas com a rede... Boa parte dos suspeitos era de apoiadores do movimento de extrema direita Reichsbürger (cidadãos do reich)”.