Por Altamiro Borges
O bolsonarista Marcelo de Carvalho, apresentador, sócio e vice-presidente da RedeTV!, acaba de ser processado pela Educafro, uma organização dedicada à luta pela inclusão de pessoas negras em universidades. O empresário foi acusado de racismo e xenofobia devido a uma postagem na rede X. Na ação, que corre no Tribunal de Justiça de São Paulo, a entidade pede uma indenização de R$ 5 milhões por danos morais coletivos, além do financiamento de bolsas de estudo para afrodescendentes no valor de R$ 1 milhão. Ela ainda requer que o ricaço se retrate publicamente e participe de um curso de educação antirracista como parte da reparação.
terça-feira, 22 de julho de 2025
Primavera só virá com Bolsonaro na cadeia
![]() |
| Charge: Nando Motta/247 |
Um misto de alívio e indignação nos invade ao acompanhar o pedido de condenação do núcleo duro da intentona golpista de 8 de janeiro, anunciado esta semana.
Alívio, ao imaginar o que poderia ter sido do Brasil (e de cada um de nós) caso o golpe tivesse triunfado. Indignação, ao constatar o quanto o golpismo estava entranhado nos corredores do poder.
O calhamaço de 517 páginas da Procuradoria-Geral da República (PGR), entregue nesta segunda-feira (14/07), detalha a trama que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus, o chamado núcleo estratégico do golpe.
O documento foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), e representa a última etapa antes do julgamento, previsto para setembro.
Ele deixa evidente que não se tratou apenas de uma conspiração isolada, mas de um ataque sistêmico à democracia, com o uso da máquina pública à serviço de um golpe.
Trump e o elo mais fraco
![]() |
| Charge: Gomez |
Ainda sob impacto das agressões seguidas do Governo Trump, políticos, militares e acadêmicos brasileiros mergulham em profundo debate sobre as razões – e persistência – da agressão norte-americana.
Os fatores colocados na mesa são principalmente os resultados da atuação da Família Bolsonaro, nos corredores do Departamento de Estado e do Departamento de Defesa dos EUA, junto a Donald Trump. Os Bolsonaro e Trump, com seus arautos da extrema-direita, compartem as mesmas visões antidemocráticas, para além de uma pauta conservadora, do mundo e do fazer política. A comunhão de interesses e métodos, como a tentativa de golpe em Washington em 6 de janeiro de 2021 e o golpe de Brasília em 8 de janeiro de 2023, selaram tal aliança.
Assinar:
Comentários (Atom)


