sexta-feira, 15 de março de 2013

Serra bica Aécio. PSDB vai implodir?

Por Altamiro Borges

A mídia até que tentou ocultar ao máximo as sangrentas bicadas no ninho tucano, mas não deu mais para conter a sangria. Nesta semana, os jornalões finalmente deram destaque para a violenta disputa entre o mineiro Aécio Neves, o cambaleante presidencial do PSDB, e o paulista José Serra, o eterno candidato da legenda. O clima é de guerra e há risco real de implosão no principal partido da oposição de direita. Serra já mandou avisar que só fica na sigla se abocanhar a sua presidência nacional.

Chávez e a América Latina

Por Roberto Amaral, na revista CartaCapital:

Em 14 anos promoveu 17 eleições (a 18ª travar-se-á no dia 14 de abril ainda em torno de sua legenda) e ganhou nada menos de 16! Mas é um ‘ditador’, diz o Departamento de Estado dos EUA e o repetem nossos jornalões, reproduzindo suas matrizes ideológicas.

Convocou por plebiscito uma Constituinte autônoma e a confirmou em referendo. Nossa democracia, vencida com tanta dor a ditadura (cujos crimes só agora começam a ser oficialmente apurados!), teve de se conformar com um Congresso ordinário (inchado até com senadores biônicos) autoinvestido de poderes constituintes.

Ao invés de PNBL, privilégio e monopólio

Por Carlos Lopes, no jornal Hora do Povo:

Somente entre 2005 e 2012, a receita líquida - ou seja, depois de pagos os impostos e feitos alguns descontos - dos monopólios de telecomunicações no Brasil montou a R$ 911 bilhões e 437 milhões, quase um trilhão de reais.

Os números de cada ano estão na Pesquisa Anual de Serviços do IBGE (e, no caso de 2011 e 2012, como ainda não foram publicadas as pesquisas do IBGE referente a esses anos, usamos os números do próprio balanço das teles).

Mídia calada sobre golpe da TelexFree

Por Antônio Mello, em seu blog:

Quando acontece uma situação como a de agora, em que a mídia alternativa vem divulgando há semanas o golpe da empresa TelexFree, que montou um esquema de pirâmide capaz de movimentar este ano R$ 1 bilhão, vê-se que não servem para nada os jornalões, as grandes redes de TV, que se omitem e não dão cobertura nem denunciam a fraude que a cada dia lesa mais e mais brasileiros.

Kamel persegue e "Veja" comemora

Por Marco Aurélio Mello, no blog DoLaDoDeLá:

Quem diria, virei notícia!

O Radar on-line, da Veja, acaba de dar uma nota, repercutida imediatamente pelo portal Imprensa, noticiando que devo indenizar Ali Kamel, o todo-poderoso do jornalismo da TV Globo.
 
O valor que o juiz arbitrou: 15 mil reais.
 
No entanto, devo informar a todos que a nota está incompleta.

Os torturadores do Pentágono

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O nome, curto e típico, faz lembrar os rangers texanos: James Steele. Combatente no Vietnã durante os dez anos de guerra, Steele recebeu as promoções de praxe, fez os cursos adequados e, em 1984, como especialista em contra-insurreição, foi enviado para assessorar a repressão da ditadura em El Salvador. Menorpaís da América Latina, com 21.040 km2 – menor mesmo do que Sergipe – El Salvador é o mais pungente depoimento humano contra a violência do Império norte-americano em nosso continente, e no mundo.

O jornalismo do disse que disseram

Por Cadu Amaral, em seu blog:

Em sua coluna na Folha de São Paulo, Mônica Bergamo afirma já no título que os ministros “torceram contra dom Odilo Scherer” na eleição do novo papa. Em nenhuma linha há uma declaração de ministro algum nem mesmo menção a nomes. Para ilustrar sua afirmação ela cita Delúbio Soares. Desde quando ele é ministro? E mesmo assim ela se refere a uma replicagem no Twitter. Esse é o jornalismo do disse que disseram.

As malandragens da Starbucks

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A Starbucks é uma típica empresa da era moderna. A razão: ela encontrou uma série de manobras para reduzir ao mínimo os impostos a pagar. É o que se poderia definir como legalidade amoral e cínica.

A rede mundial de cafés está nas manchetes dos sites da Inglaterra. Isso depois que a Reuters trouxe à luz a relação da Starbucks com o fisco britânico.

Kassab dá nó em Dilma por Campos

Por Ricardo Kotscho, no blog Balaio do Kotscho:

Demorou tanto a presidente Dilma Rousseff para anunciar as mudanças em seu ministério, esperadas desde o final do ano passado, que o PSD desistiu de aderir ao governo agora, à espera de uma definição do governador pernambucano, Eduardo Campos, do PSB.

O ex-prefeito paulistano Gilberto Kassab, fundador e presidente do PSD, comunicou sua decisão à presidente em jantar na noite de quarta-feira, no Palácio da Alvorada, pegando todo mundo de surpresa, já que ao seu partido estavam reservadas uma ou duas vagas ministeriais.

As Malvinas são argentinas

Ilustração do sítio: http://www.malvinense.com.ar
Editorial do sítio Vermelho:

O chamado referendo de dois dias encerrado nesta segunda-feira (12) entre os ocupantes britânicos das Ilhas Malvinas, parte inalienável do território argentino usurpada pelos colonialistas do Reino Unido, provocou a justa reação das autoridades do país irmão.

Demóstenes e a seletividade da mídia

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por José Dirceu, em seu blog:

É importante recordar como a imprensa, com exceções, esqueceu-se do caso Demóstenes Torres/Carlinhos Cachoeira/Marconi Perillo. O caso foi abandonado nos descaminhos da Justiça e mesmo do Conselho Nacional do Ministério Público.

O tempo passa e o PSDB-DEM-PPS, envolvidos no escândalo, apostam no esquecimento. Você se lembra de ter visto alguma notícia sobre o assunto nos últimos dias? Pois é.