domingo, 28 de outubro de 2018

Resistência e defesa da democracia começam já

Do Blog do Renato:

Confirmada a eleição do candidato da extrema-direita, Jair Bolsonaro, o PCdoB emitiu nota em que conclama uma ampla unidade em defesa da democracia, do Brasil e dos direitos do povo. O partido considera que a eleição de Bolsonaro é um retrocesso que ameaça conquistas históricas do Brasil e dos brasileiros. Os comunistas transmitem ao povo brasileiro a certeza de que “uma maioria se levantará para defender a democracia”.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Não há barbárie que dure para sempre

Por Valter Pomar, em seu blog:

O TSE acaba de informar que o candidato da extrema direita ganhou as eleições presidenciais de 2018, com 11 milhões de votos de vantagem. O candidato neofascista teve 57,5 milhões de votos e Haddad 46,5 milhões de votos.

Nossa resposta é: resistiremos.

O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes e mais de 140 milhões de eleitores.

O neofascista e ultraliberal não tem o apoio da maioria do povo brasileiro.

Firmeza e serenidade para resistir

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

As urnas falaram e por mais que doam a angústia e o receio com o que está por vir, não é hora de lamúrias e recriminações.

É hora de firmeza e serenidade, porque são elas que nos podem manter lúcidos e fortes para enfrentar o que virá e não se iludam com as declarações moderadas de Jair Bolsonaro nesta noite, na entrevista às televisões, entremeadas de clamores a Deus.

É mais próximo da realidade o Bolsonaro da live do Facebook: raivoso, ressentido, ameaçador.

Haddad: 'Estamos juntos, tenham coragem'

Arcos da Lapa, Rio de Janeiro. Foto Ricardo Stuckert
Da Rede Brasil Atual:

Em pronunciado após a confirmação do resultado, o candidato derrotado no segundo turno das eleições 2018, Fernando Haddad (PT), buscou acalmar os que temem a violência do discurso do vencedor Jair Bolsonaro (PSL), que representa a extrema-direita. "Abraçaremos a causa de vocês. Contem conosco. A vida é feita de coragem", disse.

"Para aqueles que vi com angústia e medo, que soluçaram de chorar. Não tenham medo. Estaremos aqui. Estamos juntos", completou Haddad, ao lado de sua mulher, Ana Estela Haddad, e da candidata a vice, Manuela D'Ávila (PCdoB) e lideranças de partidos aliados como Pros, PSB e Psol. O líder do Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, que concorreu no primeiro turno pelo Psol, teve saudação especial de Haddad.

Resistir é imprescindível

Por Jeferson Miola, em seu blog:

Resistir é preciso. Resistir ao fascismo é imprescindível.

E resistir é, acima de tudo, o único caminho que a história reserva aos democratas, aos libertários e aos humanistas do Brasil e do mundo.

Uma eleição não é garantia automática de democracia. Hitler ascendeu ao poder na Alemanha em 1933 depois de ter sido eleito. Em questão de meses, o hitlerismo foi convertido em filosofia oficial e em política de Estado do nazismo.

Não temos o direito de ser ingênuos. O mesmo pode acontecer no Brasil, se nada for feito para deter o itinerário que leva ao precipício nazi-fascista. A justiça eleitoral, entendo eu, dá evidentes sinais de ter se convertido em quartel-general do bolsonarismo.

A eleição terminou; a luta está começando

Da Frente Brasil Popular e da Frente Povo Sem Medo

Vivemos um processo eleitoral totalmente atípico. Desde o encerramento do período militar não tínhamos a prisão política de um líder, como a de Luiz Inácio Lula da Silva, injustamente condenado, e que teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Um processo em que forças que atuavam, até então, nos porões do país, emergiram a disputa presidencial provocando uma grande onda de ódio e violência contra o povo brasileiro.

Fátima Bezerra derrota a oligarquia no RN

Por Rafael Duarte, no site Saiba Mais:

A senadora da República Fátima Bezerra (PT) será a próxima governadora do Rio Grande do Norte, a partir de 1º de janeiro de 2019. Ela obteve mais de 1 milhão de votos e venceu o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) no 2º turno com 57,5% dos votos válidos enquanto Alves obteve o apoio de 42,4% dos eleitores. A diferença em favor de Fátima foi de mais de 200 mil votos até a publicação desta matéria. Nenhum governador eleito pelo Estado havia ultrapassado a marca de 1 milhão de votos.

Carta para minha mãe, Zuzu Angel

Por Hildegard Angel, em seu blog:

Minha mãe amada. Sua coragem e seu espírito de luta nos fazem muita falta nesta hora, neste dia. Imagino como a senhora estaria empenhada, batendo de porta em porta, distribuindo santinhos e mensagens, abordando as pessoas nas ruas ou onde quer que estivessem, para repedir a ladainha de seu sofrimento e de nossa tragédia, nos anos da ditadura no Brasil.

Sei o quanto a senhora prezava a democracia, a liberdade de se expressar, de ir, vir e se reunir. De pensar e de estudar. De criar. Tudo que nos foi negado por aqueles anos de escuridão, que também nos negaram as vidas de Stuart, seu filho, meu irmão, de Sônia, sua nora, minha cunhada, e sua própria vida.