segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Marlene Bergamo e o silêncio da mídia


Por Altamiro Borges

No ato fascistóide de sábado (15), que teve berros histéricos em defesa do “golpe militar” e cartazes contra o PT e pelo retorno do famigerado Comando de Caça aos Comunistas (CCC), a premiada repórter fotográfica Marlene Bergamo foi atacada por seguidores do patético Lobão, do pitbull Reinaldo Azevedo e da “justiceira” Rachel Sheherazade, entre outros monstrinhos da mídia. Segundo o Portal Imprensa, a jornalista da Folha foi agredida “enquanto acompanhava o protesto contra a presidente eleita Dilma na Avenida Paulista, em São Paulo”. Até agora, porém, a máfia midiática reunida na Associação Nacional de Jornais (ANJ) não exigiu a punição dos fascistas. A Folha sequer deu destaque à covarde agressão.

Gilmar Mendes e o bolivarianismo

Por Guilherme Boulos, no blog Viomundo:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, saiu “às falas” mais uma vez. Na semana passada, o ministro deu uma entrevista à Folha alardeando o risco de “bolivarianismo” no Judiciário brasileiro.

Afinado, como sempre, com o PSDB e ecoando as vergonhosas marchas de Jair Bolsonaro (PP) e companhia, apontou a iminente construção de um projeto ditatorial do PT, que passaria pela cooptação das cortes superiores. Não poderia deixar de recorrer ao jargão da moda.

Estupros e lei do silêncio na USP

Por Laura Capriglione, em seu blog:

Reportagem da excelente Tatiana Merlino e de Igor Ojeda para o site Ponte Jornalismo mostra como uma rotina de estupros, humilhações, violências sexuais diversas, castigos fisicos, machismo, racismo e discriminação social instalou-se em uma das escolas mais disputadas do vestibular da Fuvest, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O avanço conservador no Congresso

Por Antônio Augusto de Queiroz, na revista Teoria e Debate:

O Congresso eleito em 5 de outubro de 2014, apesar de renovado em 36,39% na Câmara e em 81,48% em relação às vagas em disputa no Senado, será um dos mais conservadores desde a redemocratização, em 1985. As razões são muitas e variadas.

Os custos de campanha, por exemplo, foram determinantes para a redução da bancada identificada com os trabalhadores e com os movimentos sociais e o crescimento das forças vinculadas ao mercado e ao setor empresarial, inclusive no ramo do agronegócio.

A história da sonegação da Globo

Por Joaquim de Carvalho, no blog Diário do Centro do Mundo:

Em um dos momentos curiosos da eleição deste ano no Rio de Janeiro, a apresentadora da TV Globo Mariana Gross, após entrevistar ao vivo o candidato a governador Antony Garotinho, olha para a câmera, o que significa se dirigir aos telespectadores, e diz:

- A Globo não sonega. A Globo paga seus impostos.

Mídia ganhou na Mega-Sena acumulada

Por Vitor Ribeiro

A mídia brasileira nunca morreu de amores pela presidenta Dilma Rousseff. Raríssimas são as exceções. Mas, as coisas pioraram muito quando as empresas jornalísticas ficaram de fora da primeira leva dos beneficiados com a desoneração da folha de pagamento. Depois de muita chiadeira, o setor conseguiu a sua inserção na lista dos premiados com a renúncia fiscal, que passou a ser permanente. Apesar da inclusão na lista V.I.P, o divórcio entre a mídia e o governo federal ficou evidente no período eleitoral. O presentão equivalente a vários prêmios acumulados da Mega-Sena não melhorou em nada a relação, que parece até ter piorado.

MST reocupa fazenda da Cutrale

Por Leonardo Ferreira, no jornal Brasil de Fato:

Cerca de 300 trabalhadores rurais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) permanecem acampados na fazenda da Cutrale, no interior de São Paulo. Os sem-terra denunciam a grilagem de 2,6 mil hectares na propriedade localizada entre os municípios de Iaras, Borebi e Lençóis Paulista. A ocupação aconteceu na manhã de domingo (16).

A direita tenta dar golpe de Estado

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Uma tentativa concreta de golpe de Estado, finalmente! O primeiro contra o segundo mandato de Dilma.

A política brasileira já estava ficando enfadonha!

As pessoas devem entender que golpes de Estado são sempre assim: vem de dentro.

A pressão pela volta do tripé neoliberal

Do blog de Zé Dirceu:

A semana termina com o aumento da pressão sobre a presidenta Dilma Rousseff e o governo para a adoção do tripé econômico da era FHC (geração de superávits primários, manutenção de câmbio flutuante e regime de metas de inflação) como saída para a retomada da confiança e dos investimentos. Ampliam essas pressões como se o baixo crescimento fosse obra apenas de erros do governo e não do ciclo econômico mundial.

Oposição aposta no impeachment

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Quantos manifestantes havia no ato pró-impeachment da presidente Dilma Rousseff no sábado, 15/11, em São Paulo? Alguns veículos falaram em 1.500, outros em três mil, os mais excitados em dez mil. Não importa. Certo é que foram muito mais que os 20 gatos pingados que compareceram ao ato pró-impeachment de Lula chamado pelos adversários em 2005, no estouro do mensalão. Está clara a aposta da oposição num terceiro turno da disputa presidencial através do pedido de impeachment de Dilma. Ainda que não tenha condições de levá-lo adiante mas para sangrá-la, minar seu segundo mandato e selar o fim da era dos governos do PT. Recordemos 2005.