terça-feira, 20 de maio de 2014

Meirelles e a “massa cheirosa” da Folha

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Eliane Cantanhêde, colunista da Folha e comentarista da Globo News, adora a “massa cheirosa” do PSDB, como ela registrou num vídeo durante a campanha de 2010. Ela nunca escondeu sua “posição oposicionista” aos governos Lula e Dilma, seguindo sempre fielmente as ordens de Judith Brito, executiva do Grupo Folha e ex-presidente da Associação Nacional dos Jornais (ANJ). Neste ano, porém, ela parece meio desnorteada. Ela já criticou a oposição demotucana por suas divisões e pela falta de maior agressividade. No mês passado, ela vibrou com a possiblidade do amigo José Serra ser o vice de Aécio Neves. Mas a manobra não vingou. Hoje (20), no artigo intitulado “O estrago que Meirelles faria”, Cantanhêde voltou a se animar.

Os jovens e o direito à comunicação

Por Douglas Moreira, na revista CartaCapital:

Ano passado, milhares de jovens saíram às ruas para reivindicar direitos sociais e participação política, questionando, inclusive, o sistema político vigente no Brasil. Ações que pediam o direito à cidade e reclamavam de uma não representação das instituições políticas foram nominadas por atos de vandalismo pela grande imprensa.

Com o selo da reforma agrária

Por Vitor Nuzzi, na Revista do Brasil:

Seu Antônio carpina a terra. São 60 anos de experiência – aos 8, começou a ajudar os pais. Já foi meeiro, hoje é assentado. “Nunca trabalhei empregado em firma”, conta Antônio Paulino Santo, que trabalha na Agrovila III, uma área de assentamentos em Itapeva, no sudoeste paulista, a 270 quilômetros da capital e já perto da divisa com o Paraná. Sete agrovilas espalhadas na região reúnem 450 famílias, aproximadamente 1.800 pessoas, em 17.000 hectares. Em todo o país, há 54 cooperativas produzindo, segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), que completa 30 anos neste 2014. A produção é diversificada, de itens in natura a beneficiados. Parte vem de cooperados, parte de produtores individuais.

A publicidade abusiva e as crianças

Por Frei Betto, no jornal Brasil de Fato:

Poucos se deram conta de que, a 4 de abril deste ano, a presidente Dilma assinou a Resolução 163/2014, do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente (Conanda), que proíbe publicidade abusiva direcionada a crianças e adolescentes.

Como alertou o jurista Dalmo Dallari, preservou-se o direito constitucional de liberdade de expressão. Limitou-se, porém, o de liberdade de comércio, que deve ser restrito quando ameaça direitos humanos.

O que o Brasil ganha com a Copa?

Alckmin esconde racionamento de água

"Dilma Bolada" e o marqueteiro de Aécio

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Num post publicado no final da noite de ontem, Jeferson Monteiro, o jovem e talentoso criador do perfil satírico Dilma Bolada, um grande sucesso da internet, revela as propostas que recebeu de um grupo que tem à testa Pedro Guadalupe, apontado pela Folha como “marqueteiro digital” de Aécio Neves.

Mídia: O Ministério da Saúde adverte

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os analistas da mídia repetem incessantemente que o grande desafio da imprensa tradicional nos tempos correntes tem sua origem no advento das tecnologias digitais de informação e comunicação. Por conta desses recursos tecnológicos, qualquer cidadão minimamente aparelhado para registrar imagens e postar comentários pode se transformar em jornalista, e sua ação individual pode entrar em concorrência direta com o trabalho de centenas de profissionais lotados nas redações.

Aécio defende concentração da mídia

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Num evento em Curitiba, o presidenciável Aécio Neves criticou Lula por defender a regulação da mídia. Por uma dedução lógica, então posso dizer que Aécio é a favor do oligopólio dos meios de comunicação.

Segundo publicado no site do Globo, ao comentar entrevista de Lula a blogueiros na semana passada, Aécio afirmou:

O poder, cadê o poder?

Por Emir Sader, no site Carta Maior:

Depois do desmascaramento do caráter supostamente neutro do Estado propugnado pelo liberalismo, pela denúncia da sua natureza de classe por Marx, a contribuição de Gramsci redefinindo o poder sob a forma da hegemonia, foi a mais importante para a teoria do Estado e do poder nas sociedades capitalistas.

A ameaça terrorista contra Cuba

Por Salim Lamrani, no site da Adital:

Em 6 de maio de 2014, as autoridades cubanas anunciaram a prisão de quatro pessoas residentes em Miami, suspeitas de preparar atentados terroristas contra a ilha. José Ortega Amador, Obdulio Rodríguez González, Raibel Pacheco Santos e Félix Monzón Álvarez partiram da Flórida e "reconheceram que pretendiam atacar instalação militares com objetivo de promover ações violentas”.