quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Aécio será punido pelo “aecioporto”?

Por Altamiro Borges

O Ministério Público Federal em Minas Gerais finalmente decidiu apurar se o ex-governador Aécio Neves (PSDB) cometeu crime ao utilizar recursos públicos para construir um aeroporto dentro da fazenda de seu titio-avô em Cláudio, no interior do Estado. O “aecioporto”, como já foi apelidado nas redes sociais, custou R$ 14 milhões e foi erguido nas terras de Múcio Guimarães Tolentino, a poucos quilômetros do refúgio preferido do cambaleante presidenciável tucano, a Fazenda da Mata. Ele tinha uso privado e operava sem homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A chave do local ficava em poder de familiares de Aécio, que precisavam ser consultados para liberar o uso da pista.

Band censura programa sobre educação

Por Altamiro Borges

A censura tucana em Minas Gerais é descarada. Um autêntico crime contra a liberdade de expressão. Com fartas verbas de publicidade e outros mecanismos de chantagem, o PSDB controla a velha mídia do Estado. No último sábado (18), a Band local simplesmente não exibiu o programa produzido pelo Sindicato dos Professores de Minas Gerais que tratava dos desafios da educação. No horário previsto para ser levado ao ar, a emissora reprisou um programa anterior sem qualquer consulta prévia. Este fato nunca ocorreu nos mais de seis anos de contrato da entidade com a TV Bandeirantes.

PSDB lança “Meu Banho, Minha Vida”!

Por Altamiro Borges

O irreverente José Simão, um dos poucos colunistas que ainda merece ser lido na Folha tucana, publicou mais uma pérola nesta quarta-feira (22). Segundo ironiza, o governo deverá lançar em breve o programa “Meu Banho, Minha Vida!” para enfrentar a grave crise de água que tortura os paulistas em decorrência do “choque de indigestão” do PSDB. Outro programa que está em discussão é o “Balde Família”, que visa armazenar este líquido precioso para os dias piores que virão. “O Alckmin vai lançar o Balde Família: toda família terá direito a um balde vazio! Rarará!”.

A multidão com Dilma e Lula em Recife

Voto nulo auxilia candidato tucano

http://latuffcartoons.wordpress.com/
Por Breno Altman, em seu blog:

Alguns grupos, partidos e movimentos sociais, que se reivindicam à esquerda ou críticos do PT, estão chamando seus seguidores a anular o voto. Não é impossível que algumas dezenas ou centenas de milhares aceitem trilhar por esse caminho.

Não estou me referindo a todos os votos nulos. Muitos eleitores, por repulsa ao processo eleitoral, viram suas costas para todas as candidaturas e não querem conversa. O caso é com quem, a partir de um raciocínio progressista, está dizendo que tanto faz se ganhem os vermelhos ou os azuis.

Ódio ao PT está matando Aécio Neves

Por Laura Capriglione, em seu blog:

Imerso em uma piscina de bílis e ódio, o candidato tucano Aécio Neves chamou a sua adversária Dilma Rousseff, no debate do SBT, de “mentirosa” e “leviana”. Foi agressivo e desrespeitoso como não se tinha visto até ali.

Ele não precisava disso. O ex-governador de Minas já fora repreendido abertamente por Luciana Genro (PSOL) quando lhe levantou o dedo, durante um debate.

Youssef deu propina para Álvaro Dias?

Por Esmael Morais, em seu blog:

Um dos parlamentares do PSDB de Londrina, região Norte do Paraná, teria recebido propina do esquema do doleiro londrinense Alberto Youssef, preso desde março na Operação Lava Jato da Polícia Federal.

A revelação acima é do empresário Leonardo Meirelles, braço direito do doleiro, em depoimento à Justiça Federal. Ele é acusado de fazer remessas ilegais de recursos para o exterior, conforme seu advogado Haroldo Nater. A informação é da Folha de S. Paulo (clique aqui).

FHC é mesmo o pai do Bolsa Família?

Do site Brasil Debate:

Aécio Neves e o PSDB têm reivindicado a criação do Bolsa Família, que até pouco tempo atrás os tucanos chamavam de “Bolsa Esmola”, de esmola governamental e “assistencialismo simplista que não apresenta benefícios concretos”. Aécio disse no debate da Band de 14/10 que, “se fizermos um raio-x do DNA do Bolsa Família, o pai será o presidente Fernando Henrique e a mãe, Ruth Cardoso”.

A força simbólica do ato no Tuca

Foto: Ichiro Guerra
Por Rodrigo Vianna, em seu blog:

Desde a campanha de 89 que não se via um ato político com tamanha carga de emoção em São Paulo. Os paulistas que votam no PT (e também aqueles que, apesar de não gostarem tanto do PT, resolveram reagir à onda de ódio e conservadorismo que tomou conta das ruas) foram nesta segunda-feira/20 de outubro para o Tuca – histórico teatro da PUC-SP, no bairro de Perdizes.

Aécio desconstruiu o próprio Aécio

http://pataxocartoons.blogspot.com.br/
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

Uma das palavras da moda nestas eleições é “desconstrução”.

Ela tem sido usada pelos colunistas VPs, em tom de pretensa indignação, para definir o que o PT teria feito com Marina, no primeiro turno, e Aécio, no segundo.

Ah, sim: entenda, por VPs, as Vozes dos Patrões.

A união do Brasil por mais mudanças

http://pigimprensagolpista.blogspot.com.br/
Editorial do site Vermelho:

Durante a semana passada, o candidato neoliberal e conservador à Presidência da República, Aécio Neves, tentou vender a imagem de que lidera um “grande movimento de transformação e alianças”. Chegou a dizer que a vida política brasileira passa por “novo alinhamento” e invocou a figura de Tancredo Neves, um dos líderes políticos da luta contra a ditadura.

Dilma e a regulação econômica da mídia

Da Rede Brasil Atual:

A pauta de comunicação dos dois candidatos à Presidência da República no segundo turno registra em linhas gerais, sem aprofundamento, uma defesa da ampliação da infraestrutura das telecomunicações, requisito considerado indispensável para a expansão do acesso à internet no Brasil. No caso de Dilma Rousseff (PT), seu programa elege a universalização do acesso “barato, rápido e seguro” ao serviço como meta principal dos próximos quatro anos. “Para isso, será necessária a expansão da infraestrutura de fibras óticas e equipamentos de última geração, bem como o uso da Internet como ferramenta de educação, lazer e instrumento de participação popular, em especial nas decisões do governo”, conforme apresenta a diretriz petista entregue ao TSE em julho.

E os jornalistas ficaram na platéia

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Como sabe a maioria dos eleitores, os debates do segundo turno da campanha presidencial apresentam uma novidade: os repórteres foram dispensados de aparecer no estúdio para fazer perguntas. Os únicos jornalistas presentes cumprem tarefas burocráticas, como controlar o tempo de cada candidato e avisar quem fará a próxima pergunta.

Qual será o golpe final da Globo?

Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

Bem, ao menos sabemos de onde virá o estertor final deste aecismo bolsonárico, midiático e violento que tomou conta da oposição.

Virá da Globo, obviamente.

Botarão o delator ladrão para acusar Dilma ou pessoas ligadas à Dilma.

Em editorial de hoje, a Globo já sinalizou que prepara o golpe, inclusive negando que é um golpe.

Dilma contra trabalho escravo. E Aécio?

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

A Carta-Compromisso contra o Trabalho Escravo encerrou, nesta segunda (20), a campanha para coleta de assinaturas de candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais. Dilma Rousseff (PT) endossou o documento, renovando a promessa de que o tema será prioridade em sua gestão. A campanha de Aécio Neves (PSDB) recebeu o documento no dia 27 de agosto e, desde então, foi lembrada oito vezes, mas não enviou a assinatura.

A hora é de ocupar as ruas

Do blog de Zé Dirceu:

Três pesquisas divulgadas ontem – Datafolha, CNT/MDA e Vox Populi – mais outras divulgadas entre a sexta-feira e o fim de semana passado, todas atestam o crescimento da candidatura da presidenta Dilma à reeleição. Ampliam-se, também, provam essas pesquisas, o apoio popular e a aprovação ao governo, bem como a queda da rejeição da nossa candidata, ao mesmo tempo em que sobe a do nosso adversário, o candidato da oposição demotucana, senador Aécio Neves (PSDB-MG).

A mídia em busca de um factoide

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais de circulação nacional destacam, nas edições de terça-feira (21/10), a nova tendência das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha com opiniões coletadas na véspera. De acordo com os dados registrados no Tribunal Superior Eleitoral, foram ouvidos 4.389 eleitores em 257 municípios.

Trata-se de uma verdadeira proeza, a se considerar o pouco tempo útil para o trabalho de coleta e a validação das entrevistas, quando pelo menos 30% dos questionários de cada pesquisador têm que ser confirmados por supervisores de campo.