sábado, 8 de junho de 2013

A mídia e a cidade conflagrada

Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa:

Os jornais de sexta-feira (7/6) descrevem, com imagens fortes, as cenas de violência ocorridas na véspera em São Paulo, onde manifestantes contrários ao aumento do preço das passagens de ônibus provocaram depredações e causaram grandes congestionamentos na região central da cidade.

“Caos, fogo e depredação”, destaca o Estado de S.Paulo. “Confronto e vandalismo”, registra a Folha. OGlobo informa que, além da capital paulista, também houve protestos no Rio, em Natal e em Goiânia pelo mesmo motivo, organizados pelo Movimento Passe Livre.

Saída de Gugu e a era digital na mídia

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:

A saída de Gugu da Record é um marco no mundo da mídia, menos por ele e mais pelas circunstâncias.

O que está dito, ali, é que a Era Digital, depois do massacre da mídia impressa, vai avançar ferozmente sobre a televisão.

A lógica é a mesma, e o roteiro também.

Barão de Itararé nasce com força em SP

Por Fabiana Lima, no sítio Vermelho:

O debate sobre “A regulamentação da comunicação e o projeto de mídia democrática” foi o pontapé inicial do Barão de Itararé de São Paulo. Na mesa estavam o jornalista Mauro Santayana, o professor de pós-graduação da USP e coordenador do CELACC (Centro de Estudos Latinos Americanos sobre cultura e comunicação Dennis de Oliveira, o jornalista Raimundo Pereira da Revista Retrato Brasil, a jornalista Renata Mielli, secretária geral do Barão de Itararé e o professor e jornalista Laurindo Leal.