terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Governo, mídia e fake news da Previdência

Por Marcio Pochmann, na Rede Brasil Atual:

Se para Nelson Rodrigues "toda unanimidade é burra", caberia então questionar o circulo de ferro atualmente armado nos meios de comunicação para reproduzir, insistente e convergentemente, por comentaristas e porta-vozes do dinheiro, que no Brasil a Previdência social seria fiscalmente insustentável e promotor da desigualdade social. A começar pelo fato de que o país, desde a Constituição Federal de 1988, implementou outro regime de aposentadoria e pensão que não poderia ser simplificado no conceito de Previdência Social, como predominou entre os anos de 1923 e 1987.

A quem interessa a intervenção na Venezuela?

Por Gleisi Hoffmann, no site da Fundação Perseu Abramo:

Acabo de voltar da Venezuela, onde participei, como presidenta do PT e a convite do governo eleito, das solenidades de posse do presidente Nicolás Maduro. Não me surpreendi com os ataques e reações por parte de quem não compreende princípios como autodeterminação e soberania popular; quem não reconhece que partidos e governos de diferentes países possam dialogar respeitosamente.

Por várias razões, os problemas internos da Venezuela, econômicos, sociais e políticos, têm sido motivo de pressões externas indevidas, que só agravam a situação interna. Mas a posse de Maduro em seu segundo mandato desatou um movimento coordenado de intervenção sobre a Venezuela, patrocinado pelo governo dos Estados Unidos e referendado por governos de direita na América Latina, entre os quais se destaca, pela vergonhosa subserviência a Donald Trump, o de Jair Bolsonaro.

Firehosing: arte de mentir dos bolsonaristas

Por Renan Borges Simão, no jornal Le Monde Diplomatique-Brasil:

No fim de novembro, as visualizações do vídeo “Por que mentiras óbvias geram ótima propaganda”, do site Vox, passaram de 1 milhão. Baseando-se no artigo “The Russian ‘Firehose of Falsehood’ Propaganda Model” (2016), do think tanknorte-americano Rand Corporation, a peça aponta quatro aspectos principais da propaganda russa: 1) alto volume de conteúdo; 2) produção rápida, contínua e repetitiva; 3) sem comprometimento com a realidade; e 4) sem consistência entre o que se diz entre um discurso e outro. Essencialmente, isso é o firehosing (fluxo de uma mangueira de incêndio).

O jornalismo independente na era Bolsonaro

Do blog Socialista Morena:

Estamos começando 2019 e, como todos os anos, o site publica um texto falando sobre suas previsões e planos para o ano que se inicia. Bem, pelo menos costumava ser assim até o extremista de direita Jair Bolsonaro se tornar presidente. Ao contrário dos anos anteriores, iniciamos este com mais angústias do que certezas. Sabemos que uma ditadura militar, desta vez eleita pelo povo, tomou o poder. Os jornalistas sofreram censura, perseguições, torturas, mortes e exílio na outra ditadura. Sobreviveremos incólumes a esta?

Os militares e a reforma da Previdência

Por Miguel Enriquez, no blog Diário do Centro do Mundo:

“Farinha pouca, meu pirão primeiro”, reza um velho dito popular. Pouco utilizado hoje em dia, o ditado ganha vida nova para definir à perfeição a postura dos militares brasileiros diante da polêmica proposta de reforma da Previdência, definida por 10 entre 10 integrantes do novo governo e seus apoiadores da mídia corporativa e do chamado mercado, como o fator decisivo para recuperar a economia e recolocar o País na rota do crescimento.

Crise na fronteira dos EUA. Muro só complica!

Por John Washington, no site The Intercept-Brasil:

Na noite de terça-feira (8), o presidente dos EUA, Donald Trump, usou seu primeiro pronunciamento na Salão Oval para falar à nação sobre uma “crise do coração, uma crise da alma” na fronteira do sul do país. A solução que Trump propõe é um “muro”, e ele está ameaçando manter o governo paralisado até obter os mais de 5 bilhões de dólares necessários para construí-lo. Ele talvez esteja certo quando diz que há uma crise. Só que não é a da sua imaginação delirante, mas o oposto: o problema são as políticas do sistema de imigração americano e os poderosos – inclusive o próprio Trump – que pressionam para aprofundar os piores excessos da legislação. Nunca se resolveu uma “crise do coração” com barras de aço. O “muro” só irá piorar a situação.

A era da manipulação escancarada

Por George Monbiot, no site Outras Palavras:

Até que ponto decidimos com autonomia? Pensamos escolher o sentido de nossa própria vida – mas será que isso é verdade? Se você ou eu tivéssemos vivido 500 anos atrás, nossa visão de mundo, e as decisões tomadas em decorrência dela, seriam totalmente diferentes. Nossas mentes são formadas pelo ambiente social, particularmente pelos sistemas de crenças projetados por aqueles que estão no poder: antes, reis, aristocratas e teólogos; agora, corporações, bilionários e a mídia.

CNN Brasil é o cavalo de troia contra Globo?

Edir Macedo e Douglas Tavolaro
Por Renato Rovai, em seu blog:

A notícia de ontem que passou despercebida por muita gente foi o anúncio de que a CNN terá uma operação brasileira. O empresário Rubens Menin, fundador e presidente do conselho da construtora MRV, é apontado como o grande investidor. Mas a empresa terá Douglas Tavolaro, ex-vice presidente de jornalismo da Rede Record, como presidente.

Tavolaro é jornalista, tem 42 anos, mas o que importa para entender melhor essa notícia é que ele é o autor da biografia de Edir Macedo, e também sobrinho dele.