quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Bolsonaro enfrentará a “tempestade perfeita”

Por Altamiro Borges


Em artigo postado nesta terça-feira (22), assinado pelo jornalista André Shalders, o site da BBC News-Brasil destacou que "Bolsonaro pode sofrer uma 'tempestade perfeita' na política e economia em 2021". A edição brasileira do veículo britânico só não diz que o impeachment rondará o "capetão", mas os sinais são evidentes.

O articulista é bem didático: "Quando o calendário virar de 2020 para 2021, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) terá de lidar com uma conjunção de problemas em várias frentes: na economia, na política interna e na relação com os outros países". A tal conjunção é explosiva. Difícil imaginar qual será a atitude do fascista!

A boquinha do ex-líder do Vem Pra Rua

Por Altamiro Borges


Na cavalgada golpista pelo impeachment de Dilma Rousseff, vários grupelhos de extrema-direita ganharam os holofotes da mídia burguesa – entre eles o Vem Pra Rua, Movimento Brasil Livre (MBL), Nas Ruas. Chocado o ovo da serpente no país, alguns deles ascenderam ao poder com a eleição do neofascista Jair Bolsonaro.

Essas milícias fascistas, tão paparicadas pela mídia, agora estão se dando bem no laranjal do “capetão” – o mesmo que detesta a imprensa. A revista Época, uma das difusoras do golpe, informa que o "ex-líder do Vem Pra Rua se torna diretor no Ministério dos Direitos Humanos" – aquele chefiado pela Damares da Goiabeira. 

Fim do auxílio emergencial vai agitar o país

Por Altamiro Borges

A Folha registra que, em outubro, "a redução do auxílio emergencial pela metade já colocou a renda de cerca de 7 milhões de pessoas abaixo do nível de pobreza de até R$ 5,50 por dia... E esse número deve subir para quase 17 milhões após a extinção do benefício, no início de 2021".

Esse contingente assustador de pessoas abaixo do nível de pobreza representa 26,2% da população brasileira, um ponto percentual acima do patamar verificado em 2019. "Em setembro deste ano, por causa do auxílio emergencial, esse percentual estava em 18,3%, menor valor da década".

Bolsonarista é condenado: “Baiano é gente?”

Por Altamiro Borges

Na semana passada, o Judiciário de São Paulo condenou o empresário Gabriel dos Santos Martins por incitar preconceito e ódio nas redes sociais. Na eleição presidencial de 2018, ele ridicularizou a votação de Fernando Haddad no estado da Bahia. "Pesquisa rápida: baiano é gente?", postou o bolsonarista.

A postagem do direitista recalcado também esbravejava: "Pau no cu do PT". Segundo o site UOL, o Ministério Público de São Paulo denunciou o fascistoide após receber 662 queixas. "Ficou demonstrado que Gabriel dos Santos fez postagens de natureza racista", afirmou a promotora Ana Paula Moreira Mattos.