terça-feira, 4 de junho de 2019

Ratinho garfa merchandising da Previdência

Por Altamiro Borges

Uma notinha minúscula no site da revista Época revela nesta segunda-feira (3) que “a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência desembolsou o valor de R$ 268.500 para a veiculação de merchandising a favor da reforma da Previdência no Programa do Ratinho, no SBT. Os valores foram obtidos via Lei de Acesso à Informação. A ação foi realizada no âmbito da Campanha Nova Previdência, com veiculação de 20 de fevereiro a 31 de março. Neste ano, a Secom já gastou R$ 6,5 milhões com campanhas a favor da reforma”.

Mídia sabota e censura Festival Lula Livre

Mídia no mundo vê Bolsonaro

Neymar pode ser inocente, mas Datena não

Por Joaquim de Carvalho, no Diário do Centro do Mundo:

No caso da brasileira que acusa Neymar de estupro, não há dúvida de que houve uma violação. E ele foi cometida pelo jornalista José Luiz Datena, do Brasil Urgente, da TV Bandeirantes.

Não se está falando sobre as violações previstas no Código Penal, mas nas condutas éticas. Datena ouviu o pai de Neymar e deu o seu veredito: a moça é culpada.

E ali mesmo, no tribunal da mídia que ele comanda sem ter que dar satisfação a ninguém, decidiu aplicar a pena: o linchamento da mulher.

Divulgou o seu nome duas vezes, apesar do boletim de ocorrência registrado por ela omitir a identificação, de acordo com o que prevê uma medida do Tribunal de Justiça de São Paulo, o provimento 32/2000, que estabelece:

Neymar Jr e a presunção da inocência

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Num país onde 34% da população carcerária é formada por cidadãos presos sem sentença judicial, convém tomar cautelas redobradas diante da acusação de estupro contra o Neymar Jr.

Com todos os defeitos que se possa apontar no comportamento de Neymar Jr, dentro e fora do campo, não se trata, aqui, de promover um juízo de caráter ou de formação moral.

Ele deverá ser condenado ou absolvido com base em fatos e provas - num caso ainda nebuloso, em fase rudimentar de investigação, que ainda apresenta contradições e incoerências.

Neste momento, não se pode negar a Neymar Jr o direito à presunção da inocência. Trata-se de uma conquista essencial da evolução humana, garantia da dignidade da pessoa contra abusos do Estado e preconceitos que circulam pela sociedade, prevista no inciso LVII do artigo 5o. da Constituição brasileira, tão atual na presente conjuntura.

Seminário debate o futuro do jornalismo

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT/ECA-USP) promove no dia 25/6 (terça-feira), das 9h às 18h, o seminário “Ainda é possível falar em jornalismo?”. A iniciativa, que tem entrada franca e apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), será realizada na Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), que fica na Avenida Professor Lúcio Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo/SP.

Extremismo de direita é um projeto global

Por Leandro Demori, no site The Intercept-Brasil:

Que Bolsonaro é um trapalhão despreparado todo mundo sabe. Mas o que muita gente ainda não aceita é que existe um projeto global por trás de seu governo, extremamente bem organizado, do qual ele é só a ferramenta útil. Querem ver o exemplo da semana passada? Se liguem no que rolou na Itália.

Pano de fundo: Matteo Salvini, ministro do Interior (espécie de Casa Civil do país), é o premier de fato. Ele faz parte da Lega Nord, um partido que faz populismo com racismo e xenofobia, demonizando “comunistas” e minorias em geral. Seu principal projeto: uma lei chamada “Decreto Sicurezza”, espécie de “lei anti-crime” do Moro. Basicamente uma lei jogando pra torcida, com ações inócuas e midiáticas. Soa familiar, não?

Ernesto Araújo é o 'louco na casa do sogro'

Por Jeferson Miola, em seu blog:                       

O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães foi Secretário-Geral do Itamaraty. E um dos artífices da política externa altiva e ativa do presidente Lula ao lado de Celso Amorim e Marco Aurélio Garcia.

Samuel é um intelectual profundamente implicado com o encontro do Brasil com seu destino como nação soberana, justa, democrática e igualitária. Sua obra, sua carreira e seus estudos são dedicados a isso.

Na lúcida [e não menos irritada] entrevista que concedeu ao site The Intercept Brasil [ler aqui], Samuel transparece um sentimento impaciente e indócil – comportamento absolutamente estranho a um diplomata experiente como ele – com os rumos catastróficos dados ao Brasil pela extrema-direita.

30M deu mais ânimo para a greve geral

Por Isadora Morena e Kennet Anderson, no jornal Brasil de Fato:

Integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stedile entende que os principais impactados pelos cortes na educação serão os residentes no campo. Para ele, o atual governo não tem compromisso com nenhum nível da educação pública brasileira. Por isso, iniciativas como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) são alvos prioritários.

O risco do apagão estatístico no Brasil

Por Ana Luíza Matos de Oliveira, no site da Fundação Perseu Abramo:

O Brasil enfrenta um risco de apagão estatístico com cortes no Censo de 2020. O Censo, pesquisa realizada a cada dez anos no país, fornece informações importantes que não são obtidas em registros administrativos e que balizam a formulação de políticas públicas não só no âmbito federal, mas também estadual e municipal.

Cortes na Educação e o ministro-pateta

Por Felipe Calabrez, no site Outras Palavras:

Os “contingenciamentos” (bloqueio da verba discricionária, aquela que o Executivo pode cortar na canetada) é bola cantada. Em dezembro de 2016, o governo Temer conseguiu aproveitar a forte base de apoio parlamentar (a bancada do “Sim, pela minha família”) e aprovar no atropelo a Emenda Constitucional 95 (EC-95), que consistia em inserir uma regra fiscal na Constituição (uma excentricidade brasileira) que proibia um aumento dos gastos primários acima do gasto do ano anterior corrigido pela inflação. Vale lembrar que fizeram isso já com a arrecadação lá em baixo.

Bolsonaro arrastou o Brasil para o atoleiro

Editorial do site Vermelho:

Pode-se dizer que o primeiro PIB de Bolsonaro é um legítimo subproduto da restauração do modelo econômico que ficou bem conhecido na América Latina nos anos 1990, um vistoso resultado das utopias neoliberais. Os 0,2% negativos no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o resultado mais concreto da coalização que se mobilizou para promover o impeachment golpista de 2016 e, em consequência, a vitória da extrema direita nas eleições presidenciais de 2018.

Cenas de uma cidade morta em um país falido

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Vinha andando pela minha rua no final da tarde desta segunda-feira cinzenta em São Paulo, quando comecei a reparar na paisagem humana e nas lojas do caminho.

Sem pressa, sentei na varanda de um café, depois fiz vários pit-stop nos bancos espalhados pelas calçadas, para tentar descobrir o que estava acontecendo com aquela gente triste.

Nas lojas vazias, vendedores bocejavam debruçados sobre o balcão, não vendo chegar a hora de ir embora.

No salão onde fui cuidar dos velhos pés maltratados, era o único freguês.

Guedes e Moro, as âncoras levadas pelo vento

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – a impaciência e a economia

O nível de paciência da opinião pública com o governante é diretamente proporcional ao bem-estar econômico. Com a economia indo bem, há paciência até com governantes ligados a milícias. Com a economia indo mal, nem Dom Pedro 2º resistiu.

Com suas pirações, Bolsonaro gastou mais cedo do que se esperava o bônus de início de mandato. Além disso, as consideradas duas âncoras do seu governo – os Ministros Paulo Guedes e Sérgio Moro – se mostraram despossuídos de qualquer peso político.