quinta-feira, 8 de março de 2012

Ecad quer cobrar por vídeos no seu blog

Por Renata Mielli, no blog Janela sobre a palavra:

Era só o que me faltava.... uso esta expressão para não utilizar outra, mais chula que começa com P. O Ecad agora começou a cobrar direito autoral de vídeos musicais publicados nos blogs???????!!!!!!!!!

Que o Ecad é um Escritório Central de Amor ao Dinheiro isso todo mundo já sabe. Eu que já fui casada com um músico sei muito bem o que isso significa.

Os efeitos da Lei Maria da Penha

Do Blog do Planalto:

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, afirmou hoje (8), em entrevista ao programa de rádio Bom Dia Ministro, que a Lei Maria da Penha mudou a mentalidade do povo brasileiro.

A luta pelos direitos da mulher

Por Terlânia Bruno, na Rede Brasil Atual:

Militantes feministas apontam a ampliação da participação política como um dos maiores desafios para as mulheres brasileiras. Elas ainda representam parcela minoritária no Senado Federal, na Câmara dos Deputados e nas câmaras municipais, embora hoje sejam mais de 50% da população. A eleição de Dilma Rousseff é considerada fundamental na mudança desse cenário. No exercício da Presidência da República, Dilma fez questões de colocar mulheres em postos-chave na Esplanada dos Ministérios. Hoje elas são dez ministras, número inédito, e servem de exemplo para milhares de brasileiras, incentivando as que se identificam com a luta política.

As origens da imprensa feminista

Por Rosalina de Santa Cruz Leite, no sítio Vermelho:

Este texto recupera a história dos primeiros jornais nacionais dirigidos às mulheres e feitos por mulheres (1) no período pós-1975: o Brasil Mulher e o Nós Mulheres. O surgimento desses jornais e os princípios por eles defendidos estão relacionados ao contexto histórico do país e ao movimento feminista nacional, destacando-se o compromisso com uma nova linguagem e com as reivindicações e propostas diretamente relacionadas com a condição das mulheres.

Em defesa do papel regulador da Ancine

Do Observatório do Direito à Comunicação:

Entidades da sociedade civil com atuação geral e no campo da comunicação apresentaram propostas comuns nas consultas públicas da Ancine (Agência Nacional do Cinema) que regulamentam a Lei nº 12.485/11. A CUT (Central Única dos Trabalhadores), o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e o Coletivo Intervozes registraram contribuições que enfatizam a importância do papel regulador do audiovisual da Agência.

História do Dia Internacional da Mulher

O coelho, a cobra e… Zé Serra

Por Renato Rovai, na revista Fórum:

Um amigo me enviou uma fábula sensacional…

Numa manhã, um coelho cego estava descendo para a sua toca quando dá um encontrão numa grande cobra que ali estava.

Corte de juro marca início da expansão

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Confirmando a mudança nas previsões, o Banco Central acaba de anunciar um corte de 0,75% na taxa Selic, o principal indexador da dívida pública brasileira e o balizador das taxas interbancárias, que vão formar – acrescidas de robustíssimos “spreads” - a ponta final do crédito ao consumo e à produção.

É a primeira vez, desde junho de 2009, que a taxa de juros brasileira cai abaixo dos 10%.

Significado da visita do Papa a Cuba

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

Para desgosto e fracasso das pressões diplomáticas da Casa Branca, o papa Bento XVI chega a Cuba dia 26 de março. Fica três dias na Ilha, após entrar na América Latina pelo México. A 28 de março, celebra missa na Praça da Revolução, em Havana.

A mídia e o estupro coletivo

Por Leonardo Severo, no sítio da Alai:

Em meio a saudações ao austericídio fiscal – austeridade que provoca genocídio -, ao corte orçamentário e outras medidas arrasadoras de salários e empregos, o latifúndio midiota, sempre zeloso em salvaguardar os interesses dos seus amos, se esforça para culpabilizar os gregos, tentando transformar a vítima em ré.

PIB de 2,7%: luz amarela na economia

Editorial do sítio Vermelho:

A manutenção pelo governo do fatídico tripé conservador na economia - juros altos, superávit primário e câmbio flutuante - cobrou seu preço, como mostra o pífio crescimento de 2,7% do PIB brasileiro em 2011.

Era um resultado contra o qual as forças mais progressistas e patrióticas vinham alertando. Ao render-se ao alarde dos setores financeiros e neoliberais, no começo de seu governo, o governo praticamente “programou” a desaceleração econômica registrada pelo dado que o IBGE acaba de divulgar.