quinta-feira, 4 de maio de 2023

Chope, prosa e petisco: Barão festeja 13 anos

Do site do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé:

No mês de maio o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé completa 13 anos de vida. Para comemorar, a entidade organiza uma festa no terraço de sua sede, no centro de São Paulo. Anote aí na agenda: será no dia 12 de maio, das 17h às 20h, na Rua Araújo, 124, próximo ao metrô República.

A balbúrdia será boa, com muito chope, boa prosa e petiscos! Tudo isso em um terraço com um belíssimo pôr-do-sol e uma vista incrível da capital paulista. Por apenas R$ 60, você bebe à vontade, com direito a servir-se do chope e de uma deliciosa cachacinha mineira.

Austeridade fiscal x projeto nacional

Por Paulo Kliass, no site Vermelho:

Ao que tudo indica, o Presidente Lula ainda não foi bem alertado a respeito dos riscos embutidos no texto versando sobre o arcabouço fiscal que a equipe econômica entregou para que ele encaminhasse oficialmente ao Congresso Nacional. A matéria ganhou a forma do Projeto de Lei Complementar PLP 93/2023 e que já teve sua tramitação iniciada no interior da Câmara dos Deputados. O deputado Cláudio Cajado (PP/BA) será o relator da matéria. O parlamentar do bloco conservador já tem dado declarações e tomado inciativas que vão no sentido dos interesses de arrochar ainda os critérios da austeridade fiscal.

A mente criminosa de Bolsonaro

Charge: Nilson
Por Jeferson Miola, em seu blog:

Bolsonaro tem uma mente criminosa. A vida criminal dele é um itinerário que percorre um número significativo de artigos do Código Penal brasileiro.

A mentira é o ar que ele respira. Em tudo, mas em absolutamente tudo o que Bolsonaro faz, há algo fake, mentiroso, cavernoso, ardiloso, enganoso.

Este comportamento está bem evidenciado no escândalo de falsificação do certificado de vacinação para ingressar nos EUA com familiares e assessores – por óbvio, alguns deles protagonistas contumazes de desvios e ilícitos do governo militar: os oficiais do Exército brasileiro.

O inquérito da PF sobre a fraude do certificado vacinal aponta que Bolsonaro e comparsas cometeram vários crimes: associação criminosa, infração de medida sanitária, falsidade ideológica, uso de documentos falsos, inserção de dados falsos em sistema de informações e corrupção de menores.

Aberta a picada para a prisão de Bolsonaro

Charge: Brum
Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247:


A prisão de auxiliares e a busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro certamente elevam a temperatura política e a radicalização da extrema direita, em momento delicado para o governo Lula.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, está dando avisos neste sentido. Mas crimes são crimes, Bolsonaro os cometeu às pencas e terá de pagar por eles. A apreensão de seu telefone abre uma picada para as investigações da PF contra ele, para além da falsificação do cartão de vacina.

Do celular de Bolsonaro, mesmo tendo ele se recusado a fornecer a senha, a PF poderá extrair informações valiosas para outros inquéritos, como o que investiga as joias das arábias e o que trata da tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro. Dizem que, para evitar isso mesmo, ele vem trocando de celular o tempo todo, e neste caso a PF não tiraria muito proveito do aparelho apreendido ontem.

Atributo de relevância no 1º de Maio

Foto: Ricardo Stuckert
Por João Guilherme Vargas Netto


A estrada do terceiro mandato de Lula começou muito esburacada e com sinalizações herdadas defeituosas. Por causa disto o carro tem andado aos solavancos vencendo cada quilômetro com velocidade que deixa a desejar.

Foi o que aconteceu agora no 1º de Maio. Embora inferiores às expectativas das direções sindicais e insuficientes para compensar as perdas sofridas, os anúncios governamentais foram positivos.

Houve avanço na correção com ganho real do salário mínimo (que oferece, desde já, o piso para os ganhos reais em qualquer negociação de salários), avanço na desoneração das faixas inferiores do imposto de renda (até mesmo com pequeno abono em relação às faixas legais) e avanço no envio imediato ao Congresso Nacional da proposta de valorização permanente do salário mínimo. Outras medidas positivas, também anunciadas ou efetivadas, confirmam o andar da viatura na boa direção.