segunda-feira, 25 de junho de 2018

Bolsonaro ama Trump, o carrasco de crianças

Por Altamiro Borges

Os brasileiros que estão chocados com o facínora Donald Trump, que enjaula crianças e as separa dos pais imigrantes, devem ficar mais atentos aos monstros em sua própria casa. O fascista Jair Bolsonaro, que desponta em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, é um seguidor do carrasco. Em novembro de 2016, logo após a vitória do republicano no colégio eleitoral, ele postou: “Parabéns ao povo dos EUA pela eleição de Trump. Vence aquele que lutou contra ‘tudo e todos’. Em 2018, será o Brasil no mesmo caminho”. Em outubro passado, quando visitou o país e fez continência diante da bandeira ianque, ele mostrou todo seu servilismo: “Trump serve de exemplo para mim”. Já na semana passada, quando a política migratória criminosa do império foi criticada nas Nações Unidas, ele saiu em sua defesa: “Os EUA acabam de deixar o tendencioso e parcial Conselho de Direitos Humanos da ONU”.

Merval Pereira já desistiu do Alckmin?

Por Altamiro Borges

Geraldo Alckmin, o presidenciável mais competitivo da direita – que a mídia insiste em chamar de “centro” – está vivendo seu pior momento político. Há dúvidas inclusive se o grão-tucano terá capacidade para resistir. Nas sondagens eleitorais, o ex-governador segue abaixo dos dois dígitos, sendo motivo de chacota até do fascista Jair Bolsonaro. Além de derreter nas pesquisas, o “picolé de chuchu” é alvo das bicadas sangrentas no próprio ninho. O ex-prefake João Doria, sua criatura, parece pronto para dar o bote. E para piorar, surgem novas denúncias de corrupção contra o PSDB de São Paulo que furam a blindagem da imprensa chapa-branca. Nesse cenário adverso, até Merval Pereira, porta-voz oficial da famiglia Marinho, teme pela viabilidade da candidatura tucana.

Trump enjaula crianças e ataca a Venezuela

Por Paulo Moreira Leite, em seu blog:

Marcada para a quarta-feira, visita do vice-presidente dos EUA Mike Pence a Manaus é uma oportunidade de luta e reflexão para lideranças e entidades empenhadas na luta pela democracia em nosso país e na América do Sul.

O episódio ajuda a recordar um dos verdades essenciais da diplomacia - a noção de que a política externa de um país é expressão coerente de sua política interna e deve ser enfrentada do mesmo modo. É uma constatação essencial, quando se recorda a relutância - e mesmo negativa - de setores considerados progressistas em denunciar as investidas de Washington contra o governo de Nicolás Maduro, sem reconhecer uma questão essencial em jogo, a soberania nacional.

Palloci inaugura a “xepa” das delações

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

Depois de tentar durante meses, com direito a expressões bombásticas como aquela do “pacto de sangue” que existiria entre o empresário Emílio Obrebrecht e Lula, o ex-ministro Antonio Palocci ingugurou, hoje, a “xepa” das delações premiadas, com aqueles acordos em que nem um Ministériio Público obcecado por incriminar o ex-presidente e que a Polícia Federal pega as rebarbas, agora com a vergonhosa autorização do Supremo Tribunal Federal para usar o “dedo-duro reciclado”.

TV esconde vítimas da intervenção na Maré

Do site Jornalistas Livres:

“‘Meu filho ontem perdeu o baço, ele perdeu os rins, ele tomou pontos no estômago e os estilhaços acabaram com tudo dele. Eu não tenho o que doar do meu filho’, desabafou Bruna Silva, exibindo o uniforme ensanguentado de Marcos Vinícius, de 14 anos. O adolescente estava a caminho da escola quando foi atingido por uma bala perdida, durante operação na Maré. ‘Foi essa polícia homicida que dilacerou o coração de outra família’, disse Bruna.”

México: Quem é López Obrador?

López Obrador. Arte: René Zubieta
Por Fania Rodrigues, no jornal Brasil de Fato:

Há poucos dias das eleições gerais no México, que serão realizadas no dia 1 de julho, Andrés Manuel Lopez Obrador, do partido Morena (Movimento de Regeneração Nacional), desponta como favorito para ocupar a presidência, com mais de 20% de vantagem sobre o segundo colocado, Ricardo Anaya, do PAN (Partido da Ação Nacional), que representa a segunda força política do país, atrás apenas do PRI (Partido Revolucionário Institucional), do atual presidente Enrique Peña Nieto.

"Pacote do Veneno" é ruim para o Brasil

Por Cida de Oliveira, na Rede Brasil Atual:

A comissão especial da Câmara que analisa mudanças propostas para afrouxar as regras para toda a cadeia dos agrotóxicos, aumentando assim sua produção e consumo realiza nesta segunda-feira (25), a partir das 12 horas, reunião extraordinária. O objetivo da presidenta, deputada Tereza Cristina (DEM-MS), do relator Luiz Nishimori (PR-PR) e dos demais ruralistas, maioria, é finalmente conseguir colocar em votação o polêmico Pacote do Veneno.

Lula e a maldição do ódio

Por Mauro Santayana, em seu blog:

O sistema tenta, tenta, mas não consegue disfarçar a sua permanente estratégia lafontainiana do Lobo e do Cordeiro com relação a Luís Inácio Lula da Silva.

Não que Lula seja - muito pelo contrário - um ovino.

Sem chegar a ser uma jararaca, sua força junto à população brasileira não pode ser subestimada ou não estaria - mesmo preso - à frente de todas as intenções de voto para a presidência da República.

Aliás, voltando à fábula lupina, não é por outra razão a não ser essa que o objetivo evidente da extrema-direita, de morolistas a intervencionistas, mbls e bolsonarianos, é conservar o ex-presidente preso, seja por quantos ou quais motivos forem desde que um deles se preste a mantê-lo afastado das urnas, da vontade popular e das eleições presidenciais deste ano.

Da crise ao impasse da narrativa golpista?

Por Juarez Guimarães, no site Carta Maior:

Em uma série de cinco artigos escritos de dezembro de 2017 ao fim do primeiro trimestre de 2018, sob o título geral “A narrativa golpista e os caminhos para derrotá-la”, procurou-se criar um campo de análise da batalha política comunicativa em curso no Brasil desde o início da desestabilização do governo Dilma em 2015. Chamou-se de narrativa golpista a construção de unidade argumentativa que, ao mesmo tempo, formulava uma grande interpretação da crise brasileira, dos modos de enfrentá-la e do sentido de sua superação. Esta narrativa golpista havia sido a peça central de legitimação do golpe e da convergência de alianças políticas, midiáticas, empresariais nacionais e internacionais, judiciais que se fez em torno dela.

A eleição de 2018 e o espírito do tempo

Manuela D´Ávila. Arte: LPART Studio
Por Theófilo Rodrigues, no blog Cafezinho:

Um velho filósofo do século XIX escreveu em algum momento que “a humanidade não se propõe nunca senão os problemas que ela pode resolver (…) pois, o próprio problema só se apresenta quando as condições materiais para resolvê-lo existem ou estão em vias de existir”. O que entendemos por “espírito do tempo” é exatamente esse encontro entre o problema colocado e a capacidade de resolve-lo.

A humanidade hoje, ou ao menos uma parcela dela, propõe-se a tarefa de enfrentar de forma conjunta as assimetrias econômicas, sociais, culturais e políticas. Dito de outro modo, a humanidade exige hoje a articulação entre as lutas contra o patriarcado, o colonialismo e o capitalismo. Esse é o espírito do tempo em construção. De certo, ele ainda não se tornou predominante. Mas a sua emergência, o seu florescimento, começa a dar sinais de vitalidade em experiências por todo o mundo.

Lula e a penúltima ilusão

Por Aldo Fornazieri, no Jornal GGN:

Desde que se iniciaram as articulações do golpe para derrubar Dilma Rousseff da presidência da República e para impedir a candidatura Lula nas eleições presidenciais, no início de 2015, setores amplos do campo progressista, principalmente petistas, foram criando uma longa cadeia de ilusões que, uma a uma, foram sendo postas por terra. Esta cadeia foi constituída pelas seguintes ilusões: a primeira, a de que a Câmara dos Deputados não autorizaria o processo de impeachment; a segunda, a de que o Senado o barraria; a terceira, a de que o STF anularia o impeachment; a quarta, a de que Lula não seria preso; a quinta, a de que Lula seria libertado antes das eleições e a sexta, que ainda está vigente, a de que Lula será autorizado pela Justiça Eleitoral ou pelo STF a concorrer à presidência da República.

PCC, 'presente' de São Paulo para MG

Por Rodrigo Martins, na revista CartaCapital:

Com filiais em todos os estados e conexões em ao menos cinco países, o Primeiro Comando da Capital completou 25 anos com uma musculatura de fazer inveja ao empresariado nativo. A facção criminosa tem uma receita anual superior a 400 milhões de reais, faturamento capaz de incluí-la na lista das mil maiores empresas do Brasil.

Até o momento, nada foi capaz de deter o crescimento da organização pré-mafiosa, segundo a definição usada por numerosos especialistas. Uma megaoperação deflagrada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo promete, porém, abalar a hierarquizada estrutura que permitiu a expansão do PCC por todo o território nacional, com trágicas consequências para a sociedade brasileira.