terça-feira, 29 de junho de 2021

Sikêra Junior será punido por homofobia?

Charge: Khalid Cherradi/Marrocos
Por Altamiro Borges


Sikêra Junior, o bolsonarista que recentemente garfou R$ 120 mil de “jabá” para bajular o governo federal, talvez precise de mais grana para pagar as suas dívidas. Haja cachê, propinas e outras maracutaias! Nesta segunda-feira (28), o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul ajuizou uma ação civil pública contra o apresentador por seus comentários homofóbicos na RedeTV! e solicitou que a Justiça obrigue o fascista e a emissora que transmite o “Alerta Nacional” a pagarem uma indenização milionária de R$ 10 milhões por “danos morais coletivos”.

Flávio Rachadinha, a Precisa e o BNDES

Por Altamiro Borges


O senador Flávio Bolsonaro, também apelidado carinhosamente de “Flávio Rachadinha”, está metido em mais um rolo. Segundo a revista Veja, o filhote 01 do presidente da República se reuniu com o empresário Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos – a empresa que intermediou a sinistra compra da vacina indiana Covaxin – e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano.

Irmão do “apóstolo” charlatão morre de Covid

Por Altamiro Borges

Da trágica série “A vida é irônica e cruel”. A imprensa informa que o bispo Vanderley Santiago, de 53 anos, morreu de Covid-19 nesta segunda-feira (28), em São Carlos, no interior de São Paulo. Ele era irmão do apóstolo Valdemiro Santiago, o chefão da Igreja Mundial do Poder de Deus que vendia sementes de feijão sob a bravata de que elas teriam eficácia para a cura da doença.

Segundo informações da prefeitura da cidade, o religioso procurou atendimento no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho e, posteriormente, foi transferido para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Santa Felícia, onde sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ele havia testado positivo para a Covid-19 e já havia tomado a primeira dose da vacina.

Superpedido de impeachment: Fora Bolsonaro

Editorial do site Vermelho:


A apresentação do chamado superpedido de impeachment contra Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (30), pode deflagrar uma fase decisiva da luta para conter a marcha da extrema direita. A ação reúne mais de 100 pedidos de organizações do movimento popular, partidos políticos e personalidades de um amplo espectro político e social.

Há muitas razões para justificar o afastamento de Bolsonaro, a começar pelas que estão mais relacionados à conduta irresponsável do governo quanto à pandemia da Covid-19. Depois de atacar a vacina e menosprezador sua importância, protelou a aquisição do imunizante. Enquanto isso, foi o único governante no mundo a estimular o uso de Cloroquina e a pôr a máquina governamental para produzir e adquirir o medicamento desaconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por fim, surgiram as denúncias de corrupção para a aquisição da vacina indiana Covaxin.

O banqueiro e o sem-terra

Por Frei Betto, em seu site:

Terça, 10 de maio de 2005, São Paulo, capital. A pedido de Olavo Setúbal que, com frequência, me convidava para almoçar na sede do banco Itaú, no Jabaquara, daquela vez levei João Pedro Stédile, dirigente do MST. Homem culto e aberto, o banqueiro já me havia dito que preferia conversar com quem não pensava como ele.

No pequeno recinto improvisado em bistrô, Setúbal indagou de Stédile: “O que pensa do presidente Lula?” João Pedro enumerou os avanços do governo do PT e admitiu o atraso na reforma agrária. E devolveu a pergunta: “E o senhor, o que pensa de Lula?” “Uma decepção” – disse o banqueiro – “para quem esperava algo dele. Como eu não esperava nada, considero-o um gênio, um gênio!”, repetiu enfático.

CPI começa a revirar o ‘Ricardo de Lama”

Por Fernando Brito, em seu blog:

“Eu sei me defender” diz, desafiador, o deputado Ricardo de Barros, de quem o Estadão afirma ser o senhor do “feudo das vacinas” que teria o PP no Ministério da Saúde.

Vai precisar saber defender-se, mesmo, porque há fartíssimo material que aponta a influência política do “Centrão” – e do próprio presidente da Câmara nas compras milionárias do Ministério da Saúde, desde o governo Temer.

Na Folha, informa-se que seu advogado particular, Flavio Pasieri, participou de pelo menos uma reunião com a Anvisa para liberar a importação da Covaxin indiana.

No mesmo jornal, Cristina Serra recorda que a turma de Barros articulou a compra de um medicamento ineficaz para leucemia infantil em 2017, que resultou numa denúncia por improbidade administrativa contra vários servidores do Ministério da Saúde feita pelo Ministério Público Federal, entre eles Marco Antonio Fireman, protegido de Arthur Lira, o hoje presidente da Câmara.

A questão militar no Brasil

E a eleição de Lula e o povo na rua

Campanha de solidariedade à Venezuela

Misógino, Bolsonaro agride outra jornalista

Por Altamiro Borges


Jair Bolsonaro precisa urgentemente de uma focinheira. Cada vez mais isolado e rejeitado – como apontam as pesquisas –, ele não tem mais qualquer controle emocional. Na sexta-feira (25), em mais um evento eleitoral, desta vez em Sorocaba (SP), o fascista voltou a atacar a imprensa. Típico dos misóginos, o alvo da agressão foi novamente uma jornalista.

Questionado pela repórter Victoria Abel, da rádio CBN, sobre a suspeita de corrupção na compra da vacina Covaxin, o “capetão” esbravejou: “Para de fazer pergunta idiota, pelo amor de Deus, nasça de novo... Ridículo, tá empregada onde? Vamos fazer pergunta inteligente, pessoal”. O imbecil falando em inteligência. Patético!

A notícia-crime contra Bolsonaro

Por Altamiro Borges


O cerco se fecha contra Jair Bolsonaro, que tende a radicalizar cada vez mais as suas atitudes. Nesta segunda-feira (28), os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que é vice-presidente da CPI do Genocídio, Fabiano Contarato (Rede-ES) e Jorge Kajuru (Podemos-Goiás) ingressaram no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma notícia-crime contra o fascista.

A ação é por suposto "crime de prevaricação" no caso da Covaxin e baseia-se nas denúncias apresentadas na semana passada na CPI do Genocídio. Ela pede que o “capetão” seja intimado e responda em 48 horas se foi comunicado das irregularidades na compra de vacina indiana. A ministra Rosa Weber já foi sorteada como relatora do processo no STF.

Rara chance de reflexão sobre os militares

Por Paulo Moreira Leite, no site Brasil-247:

Neste país onde generais ocuparam o centro do poder político através de um governo eleito pelo voto, é fácil reconhecer a urgência de se debater o papel dos militares na vida pública - passo indispensável para uma correta compreensão de seu papel numa democracia.

Mais difícil é ter a oportunidade de encontrar um debate qualificado sobre o assunto, com a presença de professores e autoridades que conhecem o tema de perto, seja pela convivência direta, seja por décadas de reflexão - ou pelas duas atividades combinadas.

Preparado pelo professor Manoel Domingos Neto, hoje a principal referência naquele universo intelectual em que a atividade acadêmica se encontra com o debate político, a partir de terça-feira, 6 de julho, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé inicia um ambicioso curso remoto, que tenta responder a este desafio.

Quase uma revolução

Foto: Antônio David/Secom-PB
Por Gilberto Maringoni, no Jornal GGN:
 

Um Brasil miserável e primário exportador é funcional para os ricos destas terras e seus sócios externos.

Podemos ter surtos de crescimento do PIB e nos tornarmos um caso de sucesso global com uma população faminta.

É o modelo perseguido desde os anos 1990, quando o papel absolutamente central do Estado como planejador e indutor da economia foi abandonado em favor de um modelo que pede o fortalecimento de uma burguesia compradora e intermediária de interesses externos.

O Estado foi demonizado desde então, não para que deixasse a economia funcionar, mas para que sua agenda fosse mudada.

Para uma economia extrativista e primário exportadora, poderíamos transformar uma empresa sofisticada e atuante em diversos ramos industriais, como a Vale, em uma mineradora.