sábado, 13 de outubro de 2018

Regina Duarte, a namoradinha dos fascistas

Por Altamiro Borges

Atriz da TV Globo desde 1969, Regina Duarte já protagonizou várias novelas e ganhou o apelido de “namoradinha do Brasil” em 1971, em plena ditadura do general Emílio Garrastazu Médici. Nesta sexta-feira (12), ela talvez tenha relembrado aquele triste e sanguinário período no seu encontro com Jair Bolsonaro, o candidato que faz apologia da tortura e do regime militar. Após a visita, o fascista publicou uma foto com a celebridade global em suas redes sociais. O apoio não causa surpresa. Faz tempo que Regina Duarte se transformou na “namoradinha” do que há de mais reacionário e atrasado no Brasil.

Mídia abafa violência dos bolsonaristas

Brasil decide entre civilização e barbárie

Quem vai criar empregos?

Por Cesar Locatelli, no site Jornalistas Livres:

Se a questão do emprego não é a mais, certamente é uma das mais importantes para todos nós, trabalhadores. É essencial sabermos os planos que os candidatos têm, como pretendem agir e como entendem o papel do governo na criação de empregos e no combate ao desemprego. Esse foi o objetivo da análise a seguir, em que buscamos todas as menções às palavras “emprego” e “desemprego” nos planos de governo de Haddad e de Bolsonaro.

Jornalistas em luta contra o fascismo

Do site da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj):

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), representante máxima da categoria no Brasil, novamente se dirige aos/às jornalistas e à sociedade para defender a democracia e opor-se ao fascismo emergente. Em breve, o povo brasileiro vai voltar às urnas para eleger o novo presidente do país e não restam dúvidas de que a disputa não se dá entre dois projetos democráticos, mas entre uma candidatura que respeita a institucionalidade e o jogo democrático e outra que representa uma regressão política e até mesmo civilizatória.

O reacionarismo e o time dos Pilatos

Por Tereza Cruvinel, no Jornal do Brasil:

Ciro Gomes declarou apoio crítico, lavou as mãos e foi para a Europa.

Marina Silva declarou neutralidade, criticou Bolsonaro e também lavou as mãos, não pregando o voto em Haddad.

Os partidos de centro-direita fizeram fila no lavabo para lavar mãos.

O último a sair foi o MDB, que ontem declarou sua neutralidade.

Fernando Henrique renegou a promessa anterior de apoiar o PT contra a extrema-direita.

Vagabundagem do mercado aplaude nazista

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                                                                                             
É de dar engulhos estomacais o noticiário sobre a euforia que tomou do chamado mercado diante da votação obtida pelo capitão nazista no primeiro turno das eleições presidenciais.

Como boa parte da mídia monopolista reflete os interesses do tal mercado, um grande contingente de brasileiros e brasileiras não se dá conta do que ele realmente significa. Na certa, imagina que tem a ver com a economia real, com produção, com salário, com emprego.Ledo engano.

Na realidade, o mercado se limita a um conglomerado formado por um pequeno número de bancos - que se dedicam à agiotagem oficializada -, corretoras de valores, casas de câmbio, fundos de investimentos, etc.

STF e a “maldição autoritária” em andamento

Por Rodrigo Lentz, no site da Fundação Maurício Grabois:

A declaração pública do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, de que “a intervenção militar” de 1964 não foi “nem golpe, nem revolução”, mas um “movimento”, é um espirro de gasolina na fogueira política que nos encontramos desde junho de 2013.

Visto de forma isolada, do ponto de vista acadêmico, nomear de “movimento de 1964” é uma distorção imprudente sobre a participação civil no golpe de 1964. Em verdade, boa parte de empresários, ruralistas, políticos, jornalistas, juízes, advogados, religiosos e organizações sociais conspiraram para impedir a posse de João Goulart e dar o chamado “golpe branco” do parlamentarismo em 1961. Depois seguiram com os militares para desestabilizar e derrubar o governo eleito pela soberania popular. Por isso, historiadores, como o evocado por Toffoli, Daniel Araão Filho, argumentam, com razão, que existiu um “movimento civil militar” no golpe 1964, evento esse reconhecido como autoritário por ampla historiografia, nacional e internacional. E militares, com razão, reclamam que assumiram sozinhos o ônus de quebrar as regras do jogo democrático e colocar em prática uma ditadura. A Globo, por exemplo, só foi admitir “seu erro” em 2013, quase cinquenta anos depois e, mesmo assim, sem assumir suas responsabilidades, especialmente por acobertar a tortura, o desaparecimento e a execução sumária de opositores [1].

Fake news impulsionaram fascismo na eleição

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

As mentiras nas redes sociais, as chamadas fake news, foram o fator mais importante na ascensão do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro e seus aliados nas eleições de domingo. Foram as notícias falsas, espalhadas sobretudo pelo whatsapp, que impulsionaram a “onda” bolsonarista às vésperas da eleição, e não o “antipetismo” da sociedade. E a maior evidência disso são as derrotas inesperadas de Dilma Rousseff e Eduardo Suplicy na disputa para o Senado em Minas e São Paulo.

Austeridade faz aumentar a miséria no Brasil

Por Ana Luíza Matos de Oliveira, no site da Fundação Perseu Abramo:

A austeridade fiscal provocou um crescimento da pobreza extrema (miséria). É o que mostra um estudo da Consultoria Tendências: a partir de 2015, com a mudança da política econômica, que implementou a austeridade fiscal com cortes de gastos e investimentos, contribuindo para a crise econômica, ampliou o número de famílias na miséria. São consideradas pelo estudo em situação de extrema pobreza famílias com renda domiciliar per capita abaixo de R$ 85 (valores de 2017).

“Democratas brasileiros, uni-vos!”

Por Boaventura de Sousa Santos, no site Outras Palavras:

A democracia brasileira está à beira do abismo. O golpe institucional que se iniciou com o impeachment da presidente Dilma e prosseguiu com a injusta prisão do ex-presidente Lula da Silva está quase consumado. A consumação do golpe significa hoje algo muito diferente do que foi inicialmente pensado por muitas das forças políticas e sociais que o protagonizaram ou dele não discordaram. Algumas dessas forças agiram ou reagiram no convencimento genuíno de que o golpe visava regenerar a democracia brasileira por via da luta contra a corrupção; outros entendiam que era o modo de neutralizar a ascensão das classes populares a um nível de vida que mais tarde ou mais cedo ameaçaria não apenas as elites mas também as classes médias (muitas delas produto das políticas redistributivas contra as quais agora se viravam). Obviamente, nenhum destes grupos falava de golpe e ambos acreditavam que a democracia era estável. Não se deram conta de que havia três bombas-relógio construídas em tempos muito diversos mas podendo explodir simultaneamente. Se tal ocorresse, a democracia revelaria toda a sua fragilidade e possivelmente não sobreviveria.

Não há ilusão, há cumplicidade

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

De uma coisa não se pode acusar Jair Bolsonaro, de esconder a sua natureza monstruosa.

Há 30 anos ele a expõe.

Não há enganados, há cúmplices e há tolos.

Os generais sabem que ele queria explodir bombas em quartéis.

Os que pensam respeitar a dignidade humana sabem que ele faz a apologia da tortura e da morte.

Bastidores do apoio da Record a Bolsonaro

Por Leandro Demori, no site The Intercept-Brasil:

Rede Record, Rede Bandeirantes, Portal R7 e Jovem Pan estão balançando o berço de Bolsonaro. É nelas que Jair vai se fiar a partir do ano que vem – seus donos esperam, claro, que ele seja o novo presidente. Pretendo voltar às TVs e também à decisão da Folha de não chamar Bolsonaro de “extrema-direita” em um post no site na semana que vem, se conseguir levantar mais detalhes. Hoje vou falar só do R7, o portal de notícias do Edir Macedo.

A eleição de 2018 e a ascensão do fascismo

WhatsApp e a mentira como estratégia


A infiltração do Whatsapp na vida da maior parte da população e a possibilidade de se saber, por meio do comportamento de usuários de redes sociais, os sentimentos que podem influenciar suas decisões trazem inúmeras possibilidades de manipulação da escolha política de milhões de pessoas no Brasil. Para o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Miguel Wisnik, trata-se de um método mais eficiente de influenciar as pessoas do que era feito até então pela mídia tradicional.

FMI anuncia uma nova crise mundial