sábado, 5 de agosto de 2017

PSDB se vê à beira da implosão

Por André Barrocal, na revista CartaCapital:

Michel Temer triunfou ao obter guarida contra investigação judicial no caso da mala de 500 mil reais em propina, mas houve quem tenha saído derrotado do episódio. Um foi o procurador-geral da República em fim de mandato, Rodrigo Janot, a preparar uma última “flechada” no presidente. O outro, o PSDB, dono de quatro ministérios, abrigo de filiados anti-Temer e à beira da implosão.

Por enquanto sem um nome competitivo para a próxima eleição presidencial, a maioria dos tucanos preferiu continuar abraçada ao enrascado peemedebista na esperança de até o ano que vem o governismo ser capaz de inventar um candidato com chances de ganhar. Um postulante para encarnar o establishment econômico fascinado pela agenda antipopular de Temer.

Como a Lava-Jato protegeu Michel Temer

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

Peça 1 – a teoria do fato, o supérfluo e o essencial

As denúncias feitas pelo Ministério Público Federal de Curitiba contra o Almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, em função de manipulações nas licitações da Eletronuclear, têm características polêmicas.

Como se sabe, o método de investigação do MPF é chamado de “teoria do fato” (não confundir com teoria do domínio do fato), que nada mais é do que a tática de definir uma narrativa inicial do crime, para poder organizar melhor os elementos levantados na investigação.

A teoria do fato da Eletronuclear foi que o Almirante Othon direcionava licitações para as empreiteiras em troca de pagamentos feitos através do pagamento de serviços não realizados por empresa de sua propriedade e das filhas. Ponto.

12 golpistas que viraram a cara do Brasil

Por Pedro Zambarda de Araujo, no blog Diário do Centro do Mundo:

O golpe de Temer criou monstros que estão mais ativos do que nunca.

Eles brilham no Ministério Público, na Justiça, em movimentos antipetistas, na política, nas redes sociais, na mídia.

Conheça as figuras mais bizarras que, hoje, são a cara do nosso país - e que vieram para ficar.

1. Wladimir Costa

Deputado do Pará que votou usando confetes no impeachment de Dilma, Wladimir Costa conseguiu se superar ao tatuar o nome de Temer em seu ombro moreno.

Rodrigo Maia termina como “Viúva Porcina”

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

Durante duas semanas, em maio, após a delação da JBS contra Michel Temer, o nome dele começou a circular nas altas rodas e na grande mídia como o próximo presidente da República.

Em caso de impedimento do titular, o que já era dado como certo, o jovem presidente da Câmara assumiria primeiro como interino e, em trinta dias, seria efetivado no cargo na eleição indireta do colégio eleitoral.

Parecia um caminho inexorável diante das circunstâncias.

Temer, Aécio e o filme da Lava-Jato

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

“Polícia Federal – A lei é para todos”, o filme que conta bastidores da Lava Jato, estreia nos cinemas em 7 de setembro. O longa destaca cenas de ação, histórias da força-tarefa e personagens que ganharam relevância a partir das investigações.

O filme é inspirado no livro homônimo de autoria de Carlos Graieb e Ana Maria Santos.

A obra mostrava apenas o passo a passo da investigação. Agora, vai mostrar os esforços da elite brasileira para vender ao grande público que havia um esquema de lavagem de dinheiro e desvios para pagamento de propina para executivos da Petrobrás armado por Lula e Dilma Rousseff.

Não há nuances na Venezuela

Por Gilberto Maringoni, em seu blog:

1- Há uma crise profunda na Venezuela. Neste exato momento, ela tem seu fulcro na disputa do poder. Embora exista um poderoso pano de fundo econômico, seu epicentro deslocou-se para a arena política. Cada parte joga com os instrumentos que tem à mão. Nicolas Maduro detém o poder de Estado e seus principais instrumentos, incluindo as forças armadas, o judiciário e governos estaduais. A oposição, agrupada na Mesa de Unidade Democrática (MUD) ganhou a Assembleia Nacional (congresso), tem outros tantos governos estaduais e conta com um formidável aparato internacional, fixado na Casa Branca, nos governos de direita da América Latina, nos organismos multilaterais (ONU, OEA) e no grande capital, o que inclui gigantescas redes de comunicação global. Apesar de aparentar ser o lado mais forte, Maduro não está nessa posição, ao contrário. Ele foi eleito e a oposição na AN também. Quem fala em ditadura lá, age por má fé ou ignorância.

A silenciosa dominação por algoritmos

Por Chris Spannos, no site Outras Palavras:

Foi o filósofo grego-francês Cornelius Castoriadis quem argumentou que os indivíduos, na maioria das sociedades, não dependem de si mesmos para determinar a própria lei – o que ele chamou de autonomia. Ao contrário, assumem que a lei é criada por alguma força externa que se encontra além deles próprios, sejam os deuses, a natureza, a história ou a razão – submissão. Como força cada vez mais influente a regular os resultados sociais, eleitorais e econômicos, os algoritmos estão entre os novos poderes de submissão. Em outubro de 2016, a Casa Branca, o Parlamento Europeu e a Câmara dos Comuns do Reino Unido, cada um independentemente, sondaram como preparar a sociedade para o uso generalizado de inteligência artificial (IA) movida a algoritmo. 

O novo golpe será o do parlamentarismo?

Por Tereza Cruvinel, em seu blog:

Todos os dias os limites do que pensávamos inaceitável e inconcebível são ultrapassados pela coalizão que tomou o poder e o exerce sem o povo e contra o povo. Todos o dias nos perguntamos: o que mais falta acontecer? O que mais, depois da votação que concedeu a Temer o estatuto da impunidade, com compra de votos por medida provisória e dentro do plenário, coroada pelo show de cinismo e desfaçatez dos mesmos deputados que depuseram Dilma por pedaladas fiscais bradando contra a corrupção? Pode haver mais, por difícil que pareça. Horas depois da votação, surgem dois sinais de que pode estar sendo testado o golpe do parlamentarismo: Temer disse que adotar o sistema já em 2018 “não seria fora de propósito” e o PSDB vai apresentar no dia 17 um programa televisivo inteiramente dedicado a enaltecer o sistema de governo parlamentar.

Os ataques da 'Empiricus' contra Lula

Por Mauro Santayana, em seu blog:

Um dos fenômenos mais impactantes do processo histórico vivido pelo país neste momento, é a extensão, profundidade e complexidade alcançadas pelo amplo esquema de contrainformação fascista montado nos últimos anos.

Voltado para atingir não apenas o público geral, mas também segmentos específicos da opinião pública, como a juventude, as igrejas (católicas e evangélicas) os ruralistas e os empresários urbanos, ele tem operado, desde 2013, praticamente sem contestação.

Uma corja antipovo chamada mercado

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                                                          
Não surpreende que o oligopólio velhaco da mídia abra espaços generosos para as opiniões dos “especialistas” do mercado. Afinal, os magnatas da comunicação e os rentistas compartilham do mesmo sentimento de desamor pelo Brasil e seu povo. Irmanam-se igualmente na falta de compromisso democrático e republicano.

Ainda com o cadáver da rejeição da denúncia contra Temer quente, na noite da infâmia desta quarta-feira, 2 de agosto, já pontilhavam entrevistas com executivos do mercado financeiro pregando a necessidade de o país virar a página e pisar no acelerador da aprovação das reformas. Referiam-se de certo à reforma da previdência, a favorita dos que “não dão um prego em barra de sabão” e vivem da vagabundagem da especulação.

O protagonismo dos movimentos de base

Por Rute Pina, no jornal Brasil de Fato:

A formação política e o resgate do trabalho de base e de equipes de educação popular são, na visão do escritor Frei Betto, os grandes desafios da esquerda brasileira nos dias de hoje. A análise foi feita nesta sexta-feira (4), durante o 14º encontro Nacional de Moradia Popular, promovido pela União Nacional por Moradia Popular e a União dos Movimentos de Moradia de São Paulo, no centro da capital paulista. “Nós falhamos porque abandonamos o trabalho de formação política e de organização de base a longo prazo”, disse o escritor.

A “democracia” dos sem-vergonha

Por Leonardo Boff, em seu blog:

É difícil ficar calado após ter assistido à funesta e desavergonhada sessão da Câmara dos Deputados que votou contra a admissibilidade de um processo pelo STF contra o Presidente Temer por crime de corrupção passiva.

O que a sessão mostrou foi a real natureza de nossa democracia que se nega a si mesma. Se a medirmos pelos predicados mínimos de toda a democracia que é o respeito à soberania popular, a observância dos direitos fundamentais do cidadão, a busca de uma equidade mínima na sociedade e o incentivo à participação, o bem comum, além de uma ética pública reconhecível, então ela comparece como uma farsa e como uma negação de si mesma.

Doria e construtoras garfam o Parque Augusta

Por Rodrigo Gomes, na Rede Brasil Atual:

O prefeito da capital paulista, João Doria (PSDB), apresentou hoje (4) os termos do protocolo de intenções com as construtoras Cyrela e Setin para viabilizar a criação do Parque Augusta, na região central da cidade. No entanto, os valores relativos aos dois terrenos que devem ser objeto de permuta e as contrapartidas que as empreiteiras terão de arcar não foram nem sequer estimados pelo poder público. “Não vamos falar sobre valores ainda, até para não influenciar os peritos que vão fazer a análise. O valor que eles vão auditar é que vai determinar definitivamente a permuta e as contrapartidas”, afirmou Doria.