domingo, 26 de janeiro de 2014

A verdadeira traição de Hollande

Por Altamiro Borges

A mídia sensacionalista tem feito o maior escarcéu com a crise conjugal do presidente da França. Neste sábado (25), quinze dias após a revista de fofocas “Closer” ter divulgado o suposto caso com a atriz Julie Gayet, François Hollande anunciou sua separação da jornalista Valérie Trierweiler, que era sua namorada, mas tinha status de primeira-dama. A “traição” já está sendo encarada pela imprensa local e mundial como o fim do governo “socialista” e o retorno da direita ao poder – no eterno rodízio entre os partidos neste país que afunda na crise econômica. A decadência de François Hollande, porém, não se deve à sua conturbada vida pessoal, mas sim à traição dos seus compromissos de campanha.

As “picuinhas partidárias” de Alckmin

Por Altamiro Borges

O governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) só entende a linguagem da violência. Na semana passada, a Polícia Civil desencadeou mais uma ação truculenta e intempestiva contra os usuários de droga na região conhecida como Cracolândia, no centro da capital paulista. A prefeitura, que iniciou um programa inovador de inclusão dos viciados, “Braços Abertos”, condenou a “lamentável” iniciativa. Ao invés de apurar as razões da violência – inclusive há suspeita de que policiais corruptos cobram pedágio dos traficantes da região –, o secretário estadual de Segurança elogiou a ação. Já Geraldo Alckmin decidiu polemizar com o prefeito Fernando Haddad, afirmando que o episódio não justifica “picuinha partidária”.

Demóstenes da Veja vai para a cadeia?

Por Altamiro Borges

Finalmente, o Tribunal de Justiça de Goiás decidiu analisar e julgar as denúncias sobre a ligação do ex-senador Demóstenes Torres com o mafioso Carlinhos Cachoeira. O escândalo envolvendo o “mosqueteiro da ética” da revista Veja e o “empresário dos jogos de azar”, como a mídia insiste em tratar o mafioso, veio à tona em 2012 com a “Operação Monte Carlo” da Polícia Federal. Segundo a apuração do Ministério Público, o demo travestido de moralista, que chegou a ser apontado como presidenciável do DEM, recebeu vantagens indevidas, como bebidas importadas, eletrodomésticos de luxo e mais de R$ 5 milhões, para favorecer Carlinhos Cachoeira em vários negócios ilícitos.

Folha: da “ditabranda” às Diretas-Já

Por Altamiro Borges

A Folha até hoje não fez qualquer autocrítica do seu apoio ao golpe militar de 1964, da sua aliança com o setor linha dura dos generais ou da cedência de suas peruas para os órgãos de tortura. Na fase mais recente, ela também nunca se penitenciou da ficha policial falsa de Dilma Rousseff ou de outros factoides plantados para servir aos interesses da direita. Mas ela adora se jactar dos seus feitos jornalísticos. Na edição desta sábado (25), o diário golpista da famiglia Frias se apresentou como o “Jornal das Diretas”, relembrando o seu papel na cobertura dos comícios em defesa da emenda do deputado Dante de Oliveira que restabelecia as eleições diretas para presidente da República.

As Diretas-Já e o crime da TV Globo

Por Altamiro Borges

No dia 25 de janeiro de 1984, cerca de 300 mil pessoas superlotaram a Praça da Sé, no centro de São Paulo, para exigir eleições diretas para presidente da República. A surpreendente mobilização deu a arrancada para a histórica campanha das Diretas-Já, deflagrando dezenas de protestos no país inteiro, e representou o início do fim da ditadura militar instalada com o golpe de 1964. A TV Globo simplesmente omitiu a manifestação. À noite, o Jornal Nacional até mostrou as imagens da multidão, mas afirmou tratar-se da comemoração do aniversário da capital paulista. Este episódio marcante serviu para desmascarar ainda mais a poderosa emissora, que construiu o seu império graças às benesses dos generais golpistas.