sábado, 30 de janeiro de 2016

Doria, o 'sem vergonha', é abatido no ninho

Por Altamiro Borges

João Doria, o golpista do fracassado movimento "Cansei", está prestes a sofrer mais uma desilusão na política. Apoiado pelo governador Geraldo Alckmin, ele se lançou como pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo. Animado, o bravateiro pensou que estava diante das câmeras da Band, onde apresenta um programa enfadonho de "negócios". De forma criminosa, ele chegou a rotular o ex-presidente Lula de "sem-vergonha" e "cara-de-pau". Sua excitação, porém, durou pouco tempo. Nos últimos dias surgiram várias denúncias contra o picareta neoliberal. Há quem garanta que é "fogo amigo", disparado por tucanos de alta plumagem incomodados com o arrogante novato no ninho. Há boatos, também, de que o tiroteio vai crescer, abatendo no nascedouro o sonho do "sem-vergonha".


O jornalismo está destruindo a política?

Por Ricardo José Torres, no blog Objethos:

Em tempos de “combate à corrupção”, as delações premiadas se tornaram uma verdadeira obsessão dos jornalistas ligados ao segmento político no Brasil. Atualmente, o leitor desinformado terá dificuldades para identificar e diferenciar as informações políticas e as informações policiais presentes nas páginas dos jornais, sites e mídias sociais, particularmente nos veículos tradicionais de comunicação. A abordagem adversarial dos temas políticos não é novidade, entretanto, o jornalismo político contemporâneo pode ser comparado a um “esgoto a céu aberto”. Sem dúvida, o teor das “revelações” é estarrecedor, os índices de corrupção e a falta de comprometimento dos nossos representantes merecem ser divulgados e os interesses privados, que afetam o interesse público, devem ser revelados. Mas, em uma perspectiva embasada nos princípios da ética jornalística, podemos afirmar que o conteúdo das delações pode ser considerado informação política?

O "iate" do Lula e o jornalismo "sem noção"

Por Fernando Brito, no blog Tijolaço:

A Folha hoje se supera.

Apresenta como “prova” da ligação de Lula com o sítio que ele nunca negou frequentar, em Atibaia, um barco comprado por D. Mariza, sua mulher e mandado entregar lá.

A “embarcação”, como se vê no próprio jornal, é um bote de lata comprado por R$ 4.100.

Mídia nativa: Isto não é jornalismo

Por Mino Carta, na revista CartaCapital:

Incomodavam-me, em outros tempos, os sorrisos do sambista e do futebolista. Edulcorados pela condescendência de quem se crê habilitado à arrogância. Superior, com um toque de irônica tolerância. Ou, por outra: um sorriso vaidoso e gabola.

Agora me pergunto se ainda existem sambistas e futebolistas capazes daquele sorriso. Foi, aos meus olhos, por muito tempo, o sinal de desforra em relação ao resto do mundo, a afirmação de uma vantagem tida como indiscutível. Incomodou-me, explico, considerar que a vantagem do Brasil, enorme, está nos favores recebidos da natureza e atirados ao lixo pela chamada elite, que desmandou impunemente.

Dilma abre o diálogo no "Conselhão"

Por Najla Passos, no site Carta Maior:

Mesmo com o atraso de mais de um ano, a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do segundo mandato do governo Dilma Rousseff, realizada nesta quinta (28), no Palácio do Planalto, causou impacto positivo. Pelo menos entre os presentes.

Os 92 empresários, trabalhadores, representantes de movimentos sociais, intelectuais e lideranças de setores diversos que compõem o popular “Conselhão” elogiaram a disposição do governo em voltar a buscar canais de diálogo com a sociedade. “Não há tema interditado para o debate”, garantiu a presidenta.

Hora de Lula desmascarar a PF e o MP

Por Bepe Damasco, em seu blog:                                        

Ouvi do deputado Wadih Damous, depois da operação que a Polícia Federal batizou debochadamente de Triplo X, um comentário ao mesmo tempo preciso e alarmante: "Como se pode admitir que instituições do Estado atuem com o objetivo de destruir uma pessoa?" O parlamentar se referia à caça à reputação do ex-presidente Lula, protagonizada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público e reverberada pela mídia mais venal do planeta.

A nova Barbie e os padrões de beleza

Por Leonardo Sakamoto, em seu blog:

Após mais de meio século ajudando a ditar um padrão de beleza irreal para a maioria das meninas e mulheres, a Mattel, fabricante da icônica Barbie, resolveu diversificar. Agora, a boneca apresenta quatro tipos de corpo e 24 de cabelo, sete tons de pele e 22 cores de olhos.

Isso vem com atraso, em um momento em que a própria Barbie perde a relevância, simbólica e comercial, frente a videogames, smartphones e computadores. A mudança, portanto, é mais consequência de um mundo que se transforma do que vetor de transformação desse mundo.

A urgência de decisões ousadas na economia

Do jornal Brasil de Fato:

Professor do Instituto de Economia da Universidade de Campinas (Unicamp), Marcio Pochmann, intelectual próximo aos governos petistas, defende que as saídas de curto prazo, baseadas na austeridade, não tendem a surtir efeitos benéficos ao país.

Em entrevista ao Brasil de Fato, o economista análise a conjuntura mundial e apresenta suas hipóteses para a superação da crise econômica: “alguns países que conseguem responsavelmente ousar política e economicamente saem, em geral, muito melhor do que entraram na crise de dimensão global, enquanto outros se acomodam e assumem o caminho da decadência prolongada”.

A falência da economia política neoliberal

Por A.Sérgio Barroso, no site da Fundação Maurício Grabois:

“A situação está pior do que em 2007. Nossa munição macroeconômica para combater desacelerações (dowturns) no essencial já foi toda gasta” (William White, presidente da comissão de revisão da OCDE e ex-economista-chefe do Banco de Compensações Internacionais –BIS). [1]

No finalzinho de dezembro passado, em Berlim, a chefona do FMI (Fundo Monetário Internacional) Cristine Lagarde mandou avisar a todos: o crescimento da economia mundial 2016 será decepcionante, desigual e situado em novos riscos financeiros. Ela imagina que as causas deste cenário se encontram na queda da produtividade, no envelhecimento da população mundial e ainda nos efeitos da crise financeira. Segundo disse, a crise iniciada com a falência do Lehman Brothers, não teria até agora assegurado a estabilidade financeira sistêmica – por ela assim concebida e desejada.

O ‘Triplex do Lula’ e a casa dos Marinhos

O casarão dos Marinhos: acima da lei
Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:


O casarão dos Marinhos: acima da lei

“Se o assunto é casa de frente para o mar …”

Começa assim um e-mail que me chega às mãos. É uma óbvia referência à exploração da imprensa em torno do ‘Triplex do Lula’. O e-mail segue deste jeito. “Nunca, nunca o assunto foi tratado pela mídia nacional.” E enfim um link para uma reportagem da Bloomberg.

Caminho de Dilma é o da mudança

Da Revista do Brasil:

A primeira reunião do Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Social está marcada para 17 de fevereiro. Seria lá, e não em balões de ensaio lançados via imprensa, o lugar de o governo debater a situação da Previdência e sua sustentabilidade. O fórum reúne trabalhadores, empresários e autoridades governamentais e foi criado em abril de 2015, justamente durante o processo de debates que levou ao novo método de cálculo para as aposentadorias – a fórmula 85/95, alternativa ao fator previdenciário.

Kamel, o PHA não vai em cana!

Por Paulo Henrique Amorim, no blog Conversa Afiada:

Sobre propalada informação de que o ansioso blogueiro tenha sido condenado a pena de prisão pelo Gilberto Freire com “i”, convém esclarecer ao amigo navegante:

- o ansioso blogueiro mereceu decisão http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2015/04/13/queijo-e-pha-derrotam-kamel/ que simplesmente rejeitou a ação de Kamel, porque não há nenhum indicio de ilicitude no que PHA escreveu;

Lava-Jato, mídia e o país da inquisição

Por Luis Nassif, no Jornal GGN:

A Folha publica reportagem atribuindo a Lula a propriedade de um sítio em Atibaia que teria sido reformado pela Odebrecht. Esforço próprio de reportagem? No mesmo dia, segundo a Folha de hoje, procuradores e delegados da Lava Jato do Paraná já se deslocaram para o local mencionado. E um barco de alumínio, de R$ 4 mil, passa a ser a prova do crime da família Lula.

As acusações levianas contra Lula

Do site Vermelho:

O Instituto Lula divulgou uma nota nesta sexta-feira 29 em que chama de "infundadas as suspeitas do Ministério Público de São Paulo" e "levianas as acusações de suposta ocultação de patrimônio por parte do ex-presidente Lula ou seus familiares" no caso de um triplex no condomínio Solaris, no Guarujá (SP).