terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Barão promove 'confra' de fim de ano

Do site do Centro de Estudos Barão de Itararé:

2019 vai chegando ao fim e, após um ano de árduo trabalho na trincheira contra os retrocessos e o autoritarismo, é hora de recarregarmos as baterias. A tradicional festa de fim de ano do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, desta vez, ocorre no Armazém do Campo, em São Paulo, no dia 15 de dezembro!

A confraternização, que reúne representantes de movimentos sociais, militantes, ativistas e simpatizantes da luta pela democratização da comunicação, contará com o irresistível cardápio árabe de Maria Inês Nassif (Romã Deli). A música ficará por conta do grupo de chorinho de Luis Nassif.


A guerra moderada da Folha contra Bolsonaro

Por Bepe Damasco, em seu blog:

“Jair Bolsonaro não entende nem nunca entenderá os limites que a República impõe ao exercício da presidência. Trata-se de uma personalidade que combina leviandade e autoritarismo.”

Este é apenas o primeiro parágrafo do editorial do jornal Folha de São Paulo do último dia 29. Sob o título “Fantasia de imperador: Bolsonaro é incapaz de compreender a impessoalidade da administração republicana”, o jornal paulista, sem dúvida, bate duro na postura e na forma antidemocrática e totalitária como Bolsonaro trata as questões de governo.

No entanto, parece-me equivocada a conclusão de que a Folha se pintou, finalmente, para a guerra contra Bolsonaro.

Bolsonaro faz país passar vergonha no mundo

Do blog Socialista Morena:

Parece uma década, mas se passou apenas um ano desde que o extremista de direita Jair Bolsonaro assumiu a presidência da República. Neste curto espaço de tempo, ele já fez o país passar vexame no mundo inúmeras vezes. Acusar o ator Leonardo DiCaprio pelas queimadas na Amazônia foi só mais um dos episódios que causaram embaraço ao país lá fora.

Apresentamos alguns dos micos internacionais de Bolsonaro neste post. É muita vergonha alheia, Brasilllll!

1. Bolsonaro indica chanceler que acredita que o aquecimento global é “uma trama marxista”


Trump trata Bolsonaro como cão adestrado

Por Jeferson Miola, em seu blog:

A subserviência de Bolsonaro a Trump alcançou um nível inaudito.

Na subjugação a Trump, Bolsonaro é submetido a toda sorte de humilhações e vexames.

A subordinação aos interesses estadunidenses é total, incondicional e livre de contrapartidas.

Mas essa entrega absurda e devoção doentia aos EUA não traz benefícios de qualquer natureza ao Brasil; apenas radicaliza a recolonização destrutiva do país e sua conversão em pária internacional.

Trump faz gato-sapato de Bolsonaro. Em nova agressão ao Brasil, decidiu taxar o aço e o alumínio brasileiros.

Roberto Carlos e suas relações com ditadores

Por Conceição Lemes, no blog Viomundo:

Um grande amigo, médico e professor de uma das mais conceituadas faculdades de medicina do País, diz: Pau que nasce torto, morre torto.

Nesse sábado (30/11), durante um show realizado na Ópera de Arame, em Curitiba, para a gravação do especial “Roberto Carlos – Além do Horizonte”, o cantor e compositor destacou a presença na plateia de Sergio Moro:

“Tenho o privilégio de receber aqui nessa plateia um cara que realmente admiro e respeito por tudo o que ele tem feito por nosso país. Estou falando de Sergio Moro…”

Enquanto batia palmas e reverenciava o homenageado, reforçou:

“Sem dúvida, um privilégio”.

Socorro! Doidos assumem a Cultura

Por Ricardo Kotscho, em seu blog:

“Acalmem-se! Sim, ele é louco, mas não será tão ruim assim. Afinal, somos uma democracia e temos uma constituição. A Constituição o deterá” (chamada de capa do jornal alemão CV-Zeitung de 2 de fevereiro de 1933, voltado à comunidade judaica, logo após a posse de Hitler).

*****

Sob o comando do dramaturgo e diretor Roberto Alvim (quem? alguém já ouviu falar?), novo secretário da Cultura, agora homiziado no Ministério do Turismo, continua a “grande reforma” anunciada para trocar os atuais dirigentes pela fina flor do manicômio particular de Olavo de Carvalho.

Doria disputa o eleitorado do ódio

Por Moisés Mendes, no Diário do Centro do Mundo:

Bolsonaro, Witzel, Doria Junior e Sergio Moro atuam na mesma faixa da extrema direita.

Eles serão os candidatos do eleitorado do fascismo, do ódio e das ignorâncias (no plural) em 2022.

Qualquer um dos quatro pode falar em nome das milícias e do ‘direito’ de matar pelo medo que a polícia tem do povo.

Com o massacre de Paraisópolis, Doria Junior ingressa no primeiro time sanguinário da Era Bolsonaro.

Novos ataques de Bolsonaro ao meio ambiente

Por Alexandre Guerra, no site Fundação Perseu Abramo:

Não bastasse os onze meses de desmonte da política pública ambiental brasileira e os desastres ecológicos corroborados pela inação do governo federal neste ano, Bolsonaro e sua equipe lançam o que parece ser uma nova frente de ataques ao meio ambiente do país, desta vez de forma um pouco mais silenciosa.

Governo manobra para cortar recursos do SUS

Por Cláudia Motta, na Rede Brasil Atual:

O “boato” que circulou nas redes sociais nas últimas semanas, sobre novos cortes no Sistema Único de Saúde (SUS), tem um fundo de verdade. “Avisem a todos para se cadastrarem no SUS, porque de janeiro em diante as verbas federais para a saúde serão APENAS pelo número de cadastrados e não pelo total da população! Atualmente só 36% das pessoas estão cadastradas; precisamos garantir mais verbas para o SUS! Nos postos de saúde próximos à casa de vocês eles fazem o cadastro. Levar comprovante de residência.” Mensagens com esse teor foram divulgadas em muitos grupos de WhatsApp. Realmente, as verbas serão repassadas apenas com base no número de brasileiros cadastrados. Mas a realidade é ainda pior.

A ideologia da violência em Paraisópolis

Editorial do site Vermelho:

Não existe explicação para o massacre policial que resultou em nove mortes em Paraisópolis, na cidade de São Paulo, fora da ideologia da violência. Com a extrema direita ganhando espaço no país, a tese da violência para combater a violência se espalhou. É a exacerbação do desrespeito aos direitos civis, legado da ditadura militar que sobreviveu em muitas delegacias e em muitos quarteis.

Quando os neoliberais encontram os fascistas

Por Eleutério F. S. Prado, no site Outras Palavras:

O neoliberalismo é, sim, criador. Do que mesmo, na prática!? De má distribuição da renda, da destruição da proteção social dos mais pobres, da precarização da condição de vida dos trabalhadores – tudo isso é bem conhecido. Ainda que procure se justificar em nome da liberdade, o que ele procura mesmo é elevar a taxa de lucro do capital industrial e manter intocado e em processo de valorização o volumoso capital fictício acumulado nas últimas décadas. Mas a sua mais terrível – tem gente que gosta desse último termo e o emprega positivamente – criação não é bem conhecida. E ela precisa, sim, ser mostrada e bem mostrada.

Cuidado: Paulo Guedes tem razão!

Por Eric Nepomuceno

Cada vez que abre a boca, Paulo Guedes sabe o que diz.

Economista formado, no mais puro sentido da palavra, pela escola de Chicago, ex-funcionário do regime sanguinário de Augusto Pinochet no Chile – dava aulas numa faculdade comandada por um general do governo exterminador –, Guedes é ardoroso defensor das teses neoliberais mais fundamentalistas.

Isso mesmo: as mesmas teses que, aplicadas no Chile desde os tempos de Pinochet, acabaram resultando na explosão social que há mais de um mês sacode as ruas do mesmo país que até agora era visto por ele como uma espécie de modelo a ser seguido.

Bolchevismo e Antissemitismo (1917-1953)

Por Augusto C. Buonicore, no site da Fundação Maurício Grabois:

Desde o início da Revolução de 1917 o antissemitismo foi usado contra o bolchevismo. Os “exércitos brancos”, apoiados pelo imperialismo, afirmavam que a Revolução de Outubro era mais uma página da conspiração judaica universal e organizavam pogroms. Lênin declarou: “Apenas as pessoas totalmente ignorantes ou embrutecidas podem acreditar nas mentiras e calúnias disseminadas contra os judeus (...). Os inimigos dos trabalhadores não são os judeus, e sim os capitalistas”. O governo soviético reconheceu-os como nação, com direito a uma língua, uma cultura e território próprios. Criminalizou o racismo e o antissemitismo. Algumas décadas depois o Exército Vermelho, comandado por Stalin, derrotou as hordas nazifascistas, salvando milhões de judeus. A própria criação e sobrevivência do Estado de Israel se deve, em grande parte, aos soviéticos.,