quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Indígenas se mobilizam contra marco temporal

Mauro Cid entrega o general Braga Netto

As perspectivas da mídia alternativa

Brics+ e a consolidação do mundo multipolar

Foto: Gianluigi Guercia/AP
Por Luís Carlos Paes de Castro

Entre os dias 22 e 24 de agosto na 15a. Cúpula do Brics, o mundo deu um passo decisivo na consolidação de uma Nova Ordem Mundial.

Os tempos de um mundo unipolar, a partir da queda da União Soviética, no início da década de 1990, quando os EUA assumiram o papel de xerifes do mundo, sofre um golpe extraordinário com a incorporação de seis novos países ao Brics, além de dezenas de outros parceiros.

Embora ainda tenha um poderio muito grande do ponto de vista econômico, cultural e militar é cristalino para qualquer analista, minimamente isento, a constatação do declínio relativo do Império americano e de seus vassalos europeus, diante do surgimento de novas potências regionais como a Rússia, a Índia, o Irã, a Turquia, o Brasil e, em especial, a China socialista, país que em breve, será a economia mais importante do planeta.

Golpe contra Dilma e o editorial de O Globo

Ilustração: CrisVector
Por Carol Proner e Lenio Luiz Streck

Em editorial de 29.08.2023, o jornal O Globo faz veemente defesa do processo de impeachment que derrubou Dilma Rousseff da presidência da República em 2016. O mote foi a declaração do presidente Lula de que a cassação “foi leviana” e que deveria haver uma reparação à Dilma.

Diz o jornal que “não cabe a ninguém tentar reescrever história do impeachment” e que “ao questionar legalidade da deposição de Dilma, PT põe em xeque suas próprias credenciais democráticas”.

Cabem algumas observações ao editorial. Em primeiro lugar, olhando pelo espelho retrovisor da história, não parece que o conceito de democracia seja matéria de primeira grandeza no jornal, principalmente se pensarmos no golpe de 1964 e na defesa, praticamente até o fim, da operação conhecida como lava jato, que tisnou gravemente o Estado Democrático.