sábado, 27 de outubro de 2012

Beto Richa sai chamuscado no Paraná

Por Altamiro Borges

Ibope e Datafolha divulgaram neste sábado nova pesquisa sobre as eleições em Curitiba. Os resultados são parecidos. Ambos apontam a folgada vitória de Gustavo Fruet (PDT). No Ibope, ele tem 58% dos votos válidos – que exclui os brancos, nulos e eleitores indecisos –, contra 42% do midiático Ratinho Jr. (PSC). Já no Datafolha, a diferença é um pouco maior, dentro da margem de erro. Fruet tem 60% e Ratinho atinge 40%. Com a vitória do pedetista o maior derrotado nestas eleições é o governador tucano Beto Richa.

Militância decidirá eleição em Salvador

Por Altamiro Borges

O Ibope divulgou agora à noite pesquisa que aponta ligeira vantagem do demo ACM Neto na disputa pela prefeitura de Salvador. Ele surge com 48% das intenções de voto, contra 40% do petista Nelson Pelegrino. Segundo o instituto, que já errou feio em outras sondagens, a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Há também 3% de eleitores indecisos e outros 9% que afirmam que votarão nulo. Ou seja: os dois candidatos estão embolados na reta final do segundo turno. A batalha poderá ser definida amanhã, no dia da votação.

Violência em SP desnorteia Alckmin

Por Altamiro Borges

Durante algum tempo, o governador Geraldo Alckmin e a mídia chapa-branca - alimentada com verbas da publicidade oficial -, afirmaram que a segurança pública em São Paulo era um exemplo para o Brasil. Agora, porém, nem os jornalões tucanos conseguem mais esconder o desastre no setor. Como afirma o editorial da Folha de hoje (27), intitulado “Violência em alta”, o governo paulista deve explicações à sociedade sobre o clima de medo que reina no estado. A mídia também podia aproveitar e fazer autocrítica de tanta bajulação.

Folha: "Haddad será eleito prefeito"

Por Altamiro Borges

O Datafolha acaba de divulgar, às 17 horas deste sábado (27), a sua última pesquisa antes da eleição deste domingo para prefeito de São Paulo. Ela confirma Fernando Haddad com 16 pontos à frente de José Serra - o petista aparece com 58% dos votos válidos, ante 42% do tucano. Diante deste resultado, o sítio UOL, do mesmo Grupo Folha, já jogou a toalha: "Haddad será eleito prefeito de São Paulo neste domingo", afirma o título da matéria.

Serra e o caos na saúde em SP

Por Altamiro Borges

O tucano José Serra não sabe mais o que fazer para reverter os resultados desfavoráveis das pesquisas eleitorais. A ajuda da TV Globo, com o midiático julgamento do “mensalão”, aparentemente não surtiu o efeito desejado. Já o apoio do “pastor” Silas Malafaia foi um tiro no pé e assustou até os evangélicos. Desesperado, o eterno candidato do PSDB insiste no diversionismo mais grosseiro para atacar Fernando Haddad. Afirma que o petista demitirá milhares de profissionais das chamadas Organizações Sociais da Saúde (OSs).

Gibi defende CPI da Telefonia Móvel

Do sítio do Centro de Estudos Barão de Itararé:

A campanha CPI das Móveis lançou, nesta semana, um gibi que ilustra os problemas mais graves do setor da telefonia móvel no país. Com linguagem acessível e uma trama bem-humorada, “Tarifa nas Estrelas” aponta para a necessidade da convocação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as operadoras em relação às tarifas e a má qualidade dos serviços prestados. O gibi conta com o apoio de diversas entidades e é uma publicação do Centro de Estudos Barão de Itararé.

A questão do inimigo principal

Por Wladimir Pomar, no sítio Correio da Cidadania:

A direita costuma divulgar com prazer as eternas divergências e divisões na esquerda, embora ela própria esteja sempre envolvida em disputas e divisões ferozes. Mas há diferenças na natureza das divisões que ocorrem na direita e na esquerda.

Brasil-Síria: o que quer Hillary Clinton

Editorial do sítio Vermelho:

A declaração da secretaria de Estado dos EUA, Hillary Clinton, de que “o Brasil é uma voz muito importante para tentar resolver a crise" na Síria, na quarta-feira (24) a jornalistas em Nova York, depois de uma reunião com o chanceler brasileiro Antonio Patriota, foi quase um pedido para a diplomacia ajudar a deslindar a sangrenta crise provocada naquele país depois das ações armadas de “rebeldes” apoiados precisamente pelo governo dos EUA. E um claro desmentido da torcida negativa que, na mídia conservadora brasileira, tem tentado desqualificar qualquer tentativa brasileira de apoiar, pelo mundo, os esforços pela paz.

José Serra é só terrorismo

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

O ar está carregado de ressentimento tucano. A 24 horas do que se prenuncia como uma derrota histórica do PSDB em São Paulo, setas encharcadas de calúnia, sabotagem, sites falsos, panfletos apócrifos etc cortam os céus em busca de frestas no discernimento dos eleitores.

Serra destila desespero e atira sem parar, como um serial killer demencial que sai de casa para esgotar o arsenal de fúria, truques e fraudes: contra o PT, contra Haddad, contra Lula, Dilma, Zé Dirceu etc.

UNE e UBES desmentem Castelo (PSDB)

Por Rogério Tomaz Jr., no blog Conexão Brasília-Maranhão:

A União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) divulgaram, na tarde desta sexta (26), nota oficial desautorizando João Castelo (PSDB), candidato à reeleição em São Luís (MA), a usar o nome das entidades em material de sua campanha.

Debate morno na Globo ajuda Haddad

Por Renato Rovai, em seu blog:

As pesquisas de opinião dão uma diferença de 15 a 20 pontos nos votos válidos à favor de Haddad. Com essa margem de segurança, ele só colocaria sua eleição em risco se fosse massacrado no debate da Globo. Dúvido que alguém seja suficientemente maluco para dizer isso. Aliás, isso é quase praticamente impossível no formato Globo. Como a Globo é ruim de debates.

José Serra, o Dick Vigarista

https://www.facebook.com/jose.d.gomes
Por Antônio Mello, em seu blog:

A coisa em São Paulo está mais feia para Serra que ele mesmo. Até o tradicionalíssimo jornalão Estadão denuncia que o núcleo da baixaria na campanha para a prefeitura de São Paulo vem de José Serra, o Dick Vigarista da política brasileira.

Site falso:


A retórica do ódio na mídia

Por Jaime Amparo Alves, no jornal Brasil de Fato:

Os brasileiros no exterior que acompanham o noticiário brasileiro pela internet têm a impressão de que o país nunca esteve tão mal. Explodem os casos de corrupção, a crise ronda a economia, a inflação está de volta, e o país vive imerso no caos moral. Isso é o que querem nos fazer crer as redações jornalísticas do eixo Rio - São Paulo. Com seus gatekeepers escolhidos a dedo, Folha de S. Paulo, Estadão, Veja e O Globo investem pesadamente no caos com duas intenções: inviabilizar o governo da presidenta Dilma Rousseff e destruir a imagem pública do ex-presidente Lula da Silva. Até aí nada novo.

Quem venceu o debate na Globo?

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania:

O último debate da campanha para prefeito de São Paulo só não foi tedioso por contribuição do candidato Fernando Haddad, a quem, nos dois primeiros blocos do programa, couberam tiradas de humor em relação a propostas de José Serra. De resto, o que se viu foi exatamente mais do mesmo que ocorreu ao longo de toda a campanha em segundo turno.

Serra joga sujo na internet

Da revista CartaCapital:

Uma empresa contratada pela campanha de José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo criou um site falso de Fernando Haddad (PT), segundo reportagem do Estadão.

O site, chamado “Propostas Haddad 13”, imitava a linguagem da campanha de Haddad e teve que ser retirado do ar a pedido da Justiça Eleitoral na última sexta-feira 19. A página apócrifa atribuía a Haddad propostas falsas, como construir cinquenta escolas de lata e aumentar o IPTU na cidade.