quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lula detona "mentiras" de ACM Neto

Por Altamiro Borges

Nesta segunda-feira (23), o ex-presidente Lula participou de carreata e comício que agitaram Salvador. As atividades serviram para estimular a militância na arrancada final da campanha pela eleição do petista Nelson Pelegrino para a prefeitura da capital baiana. Sem papas na língua, Lula desmascarou o demo ACM Neto, que agora se traveste de santo e afirma que o coronel Antonio Carlos Magalhães foi o mentor do programa Bolsa Família. "É uma mentira sórdida dizer que o avô dele criou o Bolsa Família", disparou Lula.

Datafolha e Ibope aposentam Serra


http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Altamiro Borges

Dois institutos que não merecem muita confiança da sociedade, Datafolha e Ibope - que o blogueiro Paulo Henrique Amorim sarcasticamente chama de Datafalha e Globope - divulgaram agora à noite pesquisas que apontam uma folgada vantagem de Fernando Haddad (PT) na disputa pela prefeitura de São Paulo. Caso não haja nenhuma sacanagem, o eterno candidato tucano, José Serra, já deve começar a pensar o que fará na sua aposentadoria. Segundo o Datafolha, o petista desponta com 49% da intenções de votos, contra 34% do candidato do PSDB. Já o Ibope registra 49% para Haddad e 36% do tucano.

Até a MTV ridiculariza a Soninha

Existe amor em São Paulo?

Por Mazé Leite, em seu blog:

Dois terços da população de São Paulo se espreme em trens e metrôs todo santo dia! Em números? Uns sete milhões de pessoas! Sete milhões! Sete milhões de paulistanos deixam suas casas diariamente para trabalhar, estudar, se movimentar nas demandas da vida. Só quem mora em São Paulo e já tomou trem ou metrô, pelo menos uma vez em horário de pico, sabe o que significa viver nesta cidade, trabalhar e estudar nesta cidade, se espremendo literalmente, empurrando e sendo empurrado trem a dentro trem a fora, pra não perder a hora...

Serra e os jovens "propensos ao crime"

Por Antonio Machado, no blog Viomundo:

Ao responder uma pergunta sobre violência nas escolas, o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, afirmou ter uma parceria com a Fundação Casa, a antiga Febem, para identificar jovens que tenham “propensão ao crime” e fazer com eles um “trabalho preventivo” de “monitoramento”.

Jango foi envenenado pela ditadura

Por João Novaes, no sítio Opera Mundi:

O ex-presidente brasileiro João Goulart (1961-1964) morreu, segundo a versão oficial, de um ataque cardíaco em 6 de dezembro de 1976 no município de Corrientes, na Argentina. No entanto, as suspeitas de que Jango, como era popularmente conhecido, tivesse sido morto por agentes da Operação Condor sempre foram levantadas por amigos, familiares e especialistas.

Julgamento do mensalão mudou o país?

Por Cynara Menezes, no blog Socialista Morena:

Em agosto deste ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello concedeu liminar suspendendo o júri popular que finalmente faria Justiça ao “caso Nicole”. O empresário Pablo Russel Rocha é acusado de, em 1998, ter arrastado com sua caminhonete, até a morte, a garota de programa Selma Artigas da Silva, então com 22 anos, em Ribeirão Preto. A jovem era conhecida como Nicole.

ONG representará contra JN da Globo

Por Eduardo Guimarães, na Blog da Cidadania:

Até a insuspeita Folha de São Paulo notou a cobertura desproporcional, ilegal e até criminosa que o Jornal Nacional fez da sessão de terça-feira (23.10) do julgamento do mensalão. Segundo a matéria em tela, o telejornal gastou 18 dos 32 minutos de sua edição de ontem com esse assunto. Abaixo, o texto da Folha.


Ley de Medios é modelo para o mundo

O pavor aristocrático na reta final

Por Paulo Moreira Leite, na coluna Vamos combinar:

A iminência de uma derrota histórica na cidade que consideravam sua reserva de mercado têm levado alguns observadores a fazer um trabalho vergonhoso em defesa da candidatura de José Serra à prefeitura de São Paulo.

Barões da mídia: SIP versus ONU

Por João Brant, no jornal Brasil de Fato:

No dia 15 de outubro, ativistas da campanha Para Expressar a Liberdade construíram atividades de contraponto à Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que realizava sua Assembleia Geral em São Paulo. Um ato público e uma contraconferência online fizeram o debate sobre de qual lado está a SIP na luta por liberdade de expressão na América Latina.

Sujeito vira objeto; objeto, sujeito

Por Frei Betto, no sítio da Adital:

O consumismo neoliberal gera, hoje, uma proeza que deixa os filósofos mais encucados: o sujeito humano passa à condição de objeto e o objeto – a mercadoria – ocupa a condição de sujeito.

O consumo já não é determinado pela necessidade. Depende, sobretudo, do sonho do consumidor de alcançar o status do produto. Isso mesmo: a mercadoria possui grife, status, agrega valor a quem a porta. Ao obtê-la, o consumidor se deixa possuir por ela. O valor que ela contém, criado pela mídia publicitária e pela moda, emana e impregna o consumidor.

Serra: de Malafaia a Lombroso

Por Saul Leblon, no sítio Carta Maior:

Quem achava que depois da caça ao kit gay estaria esgotado o estoque de excrescências desta campanha, errou. A quatro dias das eleições municipais de 2012, Serra revira seus guardados no saco do desespero. Elege um truque por dia. Enfia os pés pelas mãos. Como se tentasse correr na areia movediça, transforma sua campanha num atoleiro. Desta vez foi fundo demais.

O risco do “salto alto” em São Paulo

Por Altamiro Borges

Sem citar suas fontes, o blogueiro Josias de Souza, da Folha, escreveu neste domingo que o ex-presidente Lula estaria preocupado com o clima de euforia que já teria contaminando a campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo. “No último Datafolha, Haddad apareceu 17 pontos percentuais à frente de José Serra – 49% a 32%. Lula farejou à sua volta o que chama de ‘clima de já ganhou’. Em privado, apressou-se em recomendar a dirigentes do PT e operadores da campanha que fujam do ‘salto alto’”, garante o jornalista.