quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Mais um governador bolsonarista está na mira

Bolsonaro produz regressão civilizatória

As piores frases de 2021

Charge: Nando Motta
Por Ayrton Centeno, no jornal Brasil de Fato:

Uma breve relação das palavras tortas que mais nos envergonharam ao longo de um ano de negacionismo, miséria, burrice, peste e morte. O ano que se esvai em muita cloroquina e besteira teve água de coco na veia, “transformação” da Nova Zelândia em ilha, vacina produzindo aids e um alto funcionário dos Estados Unidos estrelando Debi & Lóide. É mole? Não, mas tem muito mais. Sobretudo a partir das contribuições diárias do Grande Inspirador. Infelizmente, é uma amostra diminuta do que foi dito, repetido e proclamado neste 2021 de tantos vexames.

Lula lidera também na classe média

Charge: Pelicano
Por Bepe Damasco, em seu blog:


Diante da miríade de “institutos” de pesquisa surgida nos últimos anos, decidi prestar atenção apenas no Datafolha e no Ipec (criado por ex-sócios do extinto Ibope).

Seja porque fazem pesquisa presencial, e não por telefone, ou porque têm tradição e um nome a zelar no mercado (o que não quer dizer, claro, que não cometam erros), vejo as duas pesquisas como as mais confiáveis.

No levantamento do Ipec divulgado nesta terça-feira (14), que ouviu 2002 pessoas entre os dias 11 e 13 de dezembro, Lula exibe uma musculatura eleitoral impressionante.

Nos dois cenários testados – um incluindo todos os possíveis candidatos, no qual chega a 48% contra 21 de Bolsonaro e outro apenas com ele, Bolsonaro, Moro, Ciro e Dória, onde Lula marca 49% e Bolsonaro 22% - chamam a atenção alguns dados captados pelo Ipec.

Um ano terrível para os trabalhadores

Charge: Jorgeomau
Por João Guilherme Vargas Netto


Ainda bem que ele está terminando.

Arrastando as desgraças do ano anterior com milhares de mortos e milhões de adoecidos, 2021 as intensificou – menos a mortandade da doença mitigada pela vacinação.

A fome se disseminou, o desemprego assola e os salários despencaram. Muito pouca coisa a comemorar, mesmo para os que sobreviveram.

Algumas campanhas salariais ou de resistência enobreceram o movimento sindical e garantiram sua relevância, até mesmo nas instáveis articulações políticas.

Os fatos novos da pesquisa Ipec

Charge: Céllus
Por Fernando Brito, em seu blog:

Embora seja uma realidade, a queda nos índices de apoio a Jair Bolsonaro - apenas 21 ou 22% das intenções de voto, conforme o cenário – não é a novidade maior da pesquisa Ipec, o ex-Ibope.

O atual presidente já andava neste patamar – mostrei aqui que perde apenas 1% ou 2% em relação à pesquisa de setembro, dentro da margem de erro, portanto – e dele não sairá sem uma reversão, ainda que parcial, do cenário de recessão e inflação em que o Brasil está.

Por mais que percebamos o bolsonarismo quase como uma seita de fanáticos, Bolsonaro, para a grande maioria da população é “o governo”.

Bolsonaro: o destruidor do futuro

Charge: Zepa
Por Samuel Pinheiro Guimarães

1. Ainda que sejam aspectos relevantes de sua personalidade e de seu comportamento e que não devem ser minimizados, não é correto afirmar que o Presidente Jair Bolsonaro é um psicopata, desvairado, incoerente, manhoso, ignorante, violento, fascista e genocida e que seu governo é incompetente e sem rumo, sem um projeto para o Brasil.

2. Bolsonaro é tudo isto e pior do que isto tudo. Seu governo tem um projeto e este projeto tem como objetivo a destruição do futuro do Brasil.

3. O projeto do Governo Bolsonaro se caracteriza pela destruição, como ele declarou: “Eu não vim para construir. Vim para destruir.” Jair Bolsonaro, 2019.